Pular para o conteúdo

Conheça os benefícios da hidroginástica para gestantes

A hidroginástica é um tipo de exercício que apresenta grandes benefícios, principalmente quando se fala de tratamentos médicos. Sendo muitas vezes um tipo de prática que é recomendada pelos profissionais de saúde, como forma de agilizar um processo de cura.

Além disso, esse tipo de atividade pode ser indicada também para quem precisa ter um melhor controle do corpo, como no processo de enrijecimento dos músculos que costuma ocorrer na terceira idade, sendo necessário adotar práticas que ajudem a evitar isso.

Essa é apenas uma das razões pela qual a prática de exercícios se mostra tão benéfica para as pessoas, independente de sua idade, seu gênero ou até mesmo o seu perfil. Atividades que vêm recebendo uma maior valorização com o passar dos anos.

Principalmente quando se fala sobre os cuidados estéticos, como na perda de uns quilos extras. Com a prática frequente de certos exercícios, tendo uma função de grande auxílio para o processo de emagrecimento, ainda mais aliado de uma dieta balanceada.

Exercícios que podem trazer até mesmo uma maior qualidade de vida e conforto, sem a necessidade de deixar de comer em sua padaria preferida nos finais de semana, podendo procurar por um pão francês congelado para assar, sem ter nenhum peso na consciência.

E muito menos no corpo, já que a perda de calorias durante os seus exercícios abrem a porta para a possibilidade de uma alimentação melhor, diante da necessidade de se consumir um número necessário de nutrientes, para assim garantir uma boa produção de energia.

Questões que fazem com que a execução de atividades físicas, seja por meio da hidroginástica, a prática de um esporte ou até mesmo uma caminhada durante a manhã seja algo tão recomendado pelos mais variados tipos de profissionais médicos.

De nutricionistas a obstetras, ambos especialistas reconhecem o valor dos exercícios ao corpo, pois assim como um sistema elétrico deve contar com uma manutenção preventiva de disjuntores, o corpo também precisa de um cuidado especial.

Principalmente quando se trata de mais de uma vida envolvida, tal como acontece com as grávidas. Sendo importante para a mulher receber um acompanhamento médico, que pode indicar tudo o que for necessário para a sua saúde durante o período de gestação. 

A importância das atividades físicas na gravidez

A prática de exercícios apresenta um valor importante em relação à manutenção da saúde, ajudando na liberação de hormônios, como a endorfina, uma espécie de analgésico natural útil tanto para a melhora do corpo como da mente, ajudando em casos de ansiedade.

Isso além dos benefícios físicos que são mais visíveis, como a eliminação de gordura do corpo, o que é necessário para controlar o nível de colesterol de uma pessoa, além de auxiliar em sua movimentação, diante da retirada de um peso excessivo.

Ao falar de mobilidade, a prática de exercícios é ótima para evitar o endurecimento das articulações, o que pode ocorrer tanto em pessoas sedentárias, como em indivíduos com algum tipo de deficiência física, além do desgaste natural durante a velhice.

Questões que podem inclusive prejudicar a vida profissional de um funcionário, sendo obrigado a se afastar de suas funções em diferentes atividades no mercado, como no conserto de ventiladores industriais ou qualquer tipo de ação tarefa braçal.

Junto a tudo isso, existe outra situação na qual as atividades físicas apresentam um grande valor que é durante a gravidez. Momento no qual a mulher deve cuidar não apenas da sua saúde, mas também da vida que carrega em seu ventre.

Cenário que exige a adoção de um alto número de cuidados, desde visitas regulares ao médico, a ingestão de vitaminas e medicamentos indicados por especialistas, além da constante prática de certas atividades físicas.

Exercícios esses que podem ser vantajosos até mesmo para o momento do parto. Seja por fortalecer a saúde tanto da gestante como do bebê, mas também por estimular a flexibilidade da musculatura da mãe, um ponto útil durante o movimento de contração.

Contudo, não é recomendado às gestantes praticarem qualquer tipo de exercício, muito menos atividades esportivas que possam forçar tanto o corpo da grávida como do seu bebê. Sendo preciso adotar a prática de atividades que sejam recomendadas para esse perfil.

Da mesma forma em que empresas que fazem auditoria ambiental precisam contar com o auxílio de equipamentos adequados para os seus serviços, de forma a otimizar os seus resultados, uma mãe deve adotar a prática de exercícios voltados ao seu estado de saúde.

O valor da hidroginástica

A hidroginástica se trata da prática de exercícios dentro de um ambiente aquático controlado, tal como uma piscina. Uma modalidade de atividades físicas que costuma trazer diversos benefícios para quem o pratica, com destaque para o setor de saúde.

Isso porque os exercícios realizados na água costumam reduzir o impacto sobre as articulações que algumas atividades em terreno firme podem causar, resultando assim em um número menor de lesões, o que é ótimo para quem passa por um tratamento de saúde.

Pontos que fazem com que a hidroginástica seja recomendada para idosos, grávidas e para tratamentos fisioterapêuticos, como um profissional que tenha sofrido algum acidente e agora se trata para retornar ao seu trabalho de prestação de serviço de armazenagem.

Além dos benefícios já atrelados à prática de atividades físicas, a realização desses exercícios aeróbicos apresentam um valor ainda maior às mulheres gestantes, ao garantir uma melhor qualidade de vida tanto à grávida como ao bebê.

Tudo isso sem o peso do cansaço ou do impacto que algumas atividades podem causar ao corpo. Ainda mais durante o período de gestação, no qual o corpo feminino acaba por se encontrar em uma posição mais frágil, diante do desgaste de se carregar um bebê.

A indicação da hidroginástica às grávidas acaba tornando-se algo comum justamente por causa de uma lista de benefícios à saúde da gestante, como:

  • Fortalecimento dos músculos cardíacos;
  • Melhor capacidade de respiração;
  • Flexibilidade do corpo;
  • Otimização do fluxo sanguíneo;
  • Redução de dores na lombar.

Entre os benefícios citados, um que mais pode chamar atenção das gestantes é a redução das dores na coluna. Elas que são comuns durante a gestação, com um problema que cresce na mesma medida em que o bebê se torna maior na barriga de sua mãe.

Isso em um período no qual a mulher não pode simplesmente recorrer a um serviço de consultoria tributaria contábil, em busca de comprar de forma rápida um analgésico para a dor, já que todo tipo de medicamento deve passar antes pela recomendação do obstetra.

E se esses pontos benéficos são capazes de destacar o valor que uma grávida pode encontrar ao recorrer à hidroginástica, isso não significa que esse é o único tipo de atividade física que é recomendado às mulheres durante sua gestação.

Existindo outras práticas que, ao serem aplicadas juntas à hidroginástica, podem melhorar a qualidade de vida da mulher grávida e do seu bebê.

Exercícios também recomendados às gestantes

Diversos são os equipamentos para laboratório de química que devem ser utilizados para garantir a qualidade dos resultados a serem encontrados nas experiências. O mesmo pode ser dito em relação a uma grávida que busca uma melhor qualidade de vida.

Com essa mulher podendo ser exposta a um número variado de atividades que podem ser recomendadas para acessar uma melhor manutenção do corpo, com benefícios tanto a si como para a criança que carrega dentro de si.

Entre essas atividades, é possível destacar além da hidroginástica alguns práticas físicas, como:

Pilates

Esses exercícios focalizados são de grande utilidade para o fortalecimento dos músculos, além de trabalhar com partes específicas do corpo. Além de atuar com o acesso a certas vantagens, entre elas:

  • Melhor respiração;
  • Boa frequência cardíaca;
  • Alongamento e fortalecimento dos músculos;
  • Conquista de uma melhor postura.

Tudo o que pode ajudar uma mulher a ter uma gestação de melhor qualidade.

Caminhadas

No cenário atual é como que as grávidas tenham que reservar o seu tempo também para o trabalho, provando que a gravidez está longe de ser uma doença. E mesmo que não haja tempo para exercícios mais específicos, uma simples caminhada pode ser benéfica.

Só é importante não exagerar no ritmo, além de escolher por um horário de pouca incidência de sol.

Bicicleta ergométrica

Para a grávida que prefere se exercitar em casa, a compra por uma bicicleta ergométrica pode ser uma boa opção. Ao menos durante os primeiros meses, antes que o tamanho da barriga torne essa atividade incômoda durante o seu posicionamento no aparelho.

Independente da atividade escolhida, é importante que uma grávida se exercite com frequência.

Pois da mesma forma em que um laboratório de análise de efluentes deve trabalhar com diferentes equipamentos para realizar um trabalho de qualidade, uma mulher grávida deve adotar a prática de diferentes exercícios, para garantir sua saúde e a do bebê.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.