Pular para o conteúdo
Início » 5 TED Talks de saúde e bem-estar que valem a pena assistir

5 TED Talks de saúde e bem-estar que valem a pena assistir

Especialistas falam sobre como cuidar de sua saúde física e mental, e desfrutar melhor a vida

Existem muitos conteúdos gratuitos e disponíveis para que as pessoas possam se aprofundar no assunto saúde e bem-estar e aplicar esses conceitos em suas vidas. Com a pandemia, o interesse por esses temas aumentou consideravelmente e, juntamente com assuntos como imunidade, saúde mental, entre outros, tiveram um incremento exponencial. Por conta disso, selecionamos os cinco TED Talksrelacionados com saúde mais interessantes para se assistir.

Com o advento de podcasts e lives, que se consagraram nos últimos dois anos com a pandemia, as pessoas têm mais tempo para assistir TED Talks, formato de palestra curta com modelo muito interessante para consumo rápido pelo público.

Fundado em 1984, o reconhecido TED Talk (Technology, Entertainment and Design) tornou-se um projeto de conferências mundiais que influenciam milhões. De especialistas a pessoas com histórias impactantes para contar, os palcos do TED ao redor do globo são preenchidos por diversos palestrantes, de diferentes nacionalidades e conhecimentos a passar.

Assista:

1. O que a yoga faz para seu corpo e mente

Existem muitas abordagens diferentes para a yoga moderna – sendo que a maioria dos estilos possui três elementos principais: posturas físicas, exercícios respiratórios e contemplação espiritual. Acredita-se que a mistura de exercícios físicos e mentais propiciem um conjunto de vantagens para a saúde. Porém a yoga beneficia a saúde? Krishna Sudhir examina como essa antiga tradição impacta corpo e mente.

https://www.ted.com/talks/krishna_sudhir_what_yoga_does_to_your_body_and_brain (inglês)

2. Trazendo a saúde de volta para casa

Conduzido por Andressa Gulin, Head de Inovação e Estratégia da AG7, primeira incorporadora de wellness building do Brasil, o TED talk fala da saúde do futuro e a relação com o lugar onde moramos. Andressa, que é médica, acredita que o ambiente onde vivemos influencia diretamente o nosso bem-estar na busca de uma vida saudável e equilibrada.

https://www.ted.com/talks/drica_gulin_trazendo_a_saude_de_volta_para_casa (português)

3. Não sofra de depressão em silêncio

Ter sentimentos não é um sinal de fraqueza – são sinônimo de sermos humanos, diz a produtora e ativista Nikki Webber Allen. Mesmo após o diagnóstico de ansiedade e depressão, Nikki tinha vergonha de falar sobre sua condição até que uma tragédia familiar revelou que era preciso ter uma voz. Tenha em mente: depressão é a maior doença que assola o mundo atualmente.

https://www.ted.com/talks/nikki_webber_allen_don_t_suffer_from_your_depression_in_silence (inglês)

4. Três segredos de pessoas resilientes

Dr Lucy Hone é uma especialista resiliente que pensou ter encontrado seu chamado no apoio a pessoas que se recuperavam do terremoto Christchurch. Ela não tinha ideia que sua jornada pessoal a levaria a um lugar muito escuro. Nessa conversa poderosa e corajosa, ela compartilha as três estratégicas que fez com que ultrapassasse uma tragédia de grandes proporções e oferece insights sobre o sofrimento.

https://www.youtube.com/watch?v=NWH8N-BvhAw (inglês)

5. Sobre os riscos da solidão para a saúde mental

É impossível ser feliz e saudável sozinho. É isso que essa fala no TEDxSãoPaulo mostra. Médica pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Psiquiatria, Ana Paula Carvalho revela como escolheu a prevenção como a melhor forma de cuidar da saúde de seus pacientes.

https://www.youtube.com/watch?v=-62EDuCbG64&t=1s (português)

Sobre a AG7: A AG7 é a primeira incorporadora de wellness building do Brasil, pioneira em conectar saúde e bem-estar a moradias inovadoras e sustentáveis, tendo como propósito inspirar as pessoas a viver bem.