Pular para o conteúdo

Por que minha empresa precisa de VOIP?

Atualmente, o maior investimento que um gestor pode fazer para sua empresa, é investir em novas tecnologias, principalmente no VOIP.  Naturalmente, quando uma empresa consegue ter novos recursos tecnológicos, a expectativa é que os resultados passem a ser melhores. 

Conforme as novas ferramentas tecnológicas são integradas aos processos dentro da empresa, todas as atividades ficam mais fáceis de serem realizadas. 

Imagine, como esse recurso pode ser útil para os fabricantes de estação de tratamento de água, visto que esse tipo de empresa tem uma grande quantidade de funcionários que operam vários tipos de atividades. 

Apenas o fato de ter um quadro muito grande de funcionários, já é um motivo mais que suficiente para que o VOIP seja integrado nas formas de comunicação dentro da companhia. 

Um dos fatores que faz com que o fluxo de operação dentro da empresa seja estável, é a comunicação. Um ambiente de trabalho que tem uma comunicação contínua, fica muito mais fácil fazer qualquer tipo de atividade.

Portanto, dentro de uma consultoria contábil para empresas, por exemplo, o VOIP pode ser fundamental para que os funcionários possam se comunicar com os clientes de forma rápida, e além disso, sem se preocupar com os custos de telefonia. 

Contudo, muitas pessoas não sabem o que é o VOIP, e para entender mais a fundo sobre o tema, iremos mostrar o conceito principal do recurso e, além disso, vamos citar as vantagens que a ferramenta pode proporcionar para um negócio. 

Ao decorrer do conteúdo, é possível observar que o VOIP pode ser integrado em qualquer segmento, ou seja, da mesma forma que ela pode ser útil para um distribuidor de seringas descartáveis, ela pode ser útil para fábrica têxtil. 

O que é VOIP?

VOIP é a abreviação do termo em inglês Voice Over Internet Protocolos, que traduzido para o português significa Voz sobre Protocolo de Internet. A ferramenta também é conhecida como Voz sobre IP, ou telefonia IP. 

Na prática, o recurso transforma as chamadas telefônicas em dados digitais, transmitindo esses dados através da internet. Ou seja, todo o processo acontece através da tecnologia, que por sua vez, é um investimento necessário em qualquer empresa.

Até mesmo em um laboratório de análise de efluentes, visto que as ferramentas tecnológicas tendem a otimizar todos os processos que acontecem dentro de um ambiente de trabalho. 

Utilidade do VOIP

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, a otimização dos processos se torna um dos fatores obrigatórios para as empresas que querem se destacar entre a concorrência que, por sua vez, está cada dia mais intensa. 

Muitas empresas, atualmente, buscam otimizar tanto os processos, quanto os serviços, pessoas e produtos. 

Afinal, até mesmo uma atividade, como uma manutenção em disjuntores, pode ser otimizada através dos recursos tecnológicos que estão disponíveis graças à evolução do setor. 

Atualmente, as empresas que buscam ter um espaço dentro do mercado, estão cada vez mais dispostas a investir na tecnologia, já que elas podem tanto melhorar os resultados, quanto melhorar as atividades operacionais. 

Ao mesmo tempo que uma otimização é feita, consequentemente, a companhia gasta menos tempo, e ganha mais dinheiro, e esse tipo de cenário é perfeito para qualquer tipo de negócio.

Portanto, podemos ver novamente como o VOIP pode ser essencial, até mesmo com empresas que trabalham com eventos corporativos e confraternizações

Dentro desse tipo de pensamento, podemos concluir que o dinheiro não pode ser gasto à toa, ou seja, deve ser investido em recursos pontuais. 

Dessa forma chega o VOIP como uma das ferramentas que podem ajudar as empresas, tornando-se um grande aliado das companhias e dos empresários que procuram tirar o máximo de proveito do seu orçamento. 

Vantagens do VOIP

Dentro do processo de crescimento da empresa, deve-se desenvolver a redução de custos, que é primordial para a lucratividade da companhia. Por sua vez, o VOIP consegue proporcionar três vantagens para o empresário que busca crescer o seu negócio. 

Dentro de um cenário em que até mesmo uma empresa de revitalização de fachada para ganhar destaque entre a concorrência pode implementar o VOIP. Se tornando fundamental para que os clientes possam ver que comunicação entre os funcionários é funcional. 

Desde quando a pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil, muitas empresas começaram a correr atrás dessa solução que vem sendo utilizada cada vez mais dentro do mercado. Veja abaixo como os benefícios dessa ferramenta acontecem:

Facilidade na instalação

O primeiro benefício que o VOIP consegue proporcionar a um negócio, já começa pela própria instalação, que geralmente é feita de maneira muito rápida. 

No caso, não há necessidade de hardwares e de cabeamentos, e por conta disso, a instalação do VOIP acaba ficando ainda mais fácil. 

Na prática, qualquer empresa que tenha um contato com o público pode usar, até mesmo uma empresa de climatizador e umidificador industrial, pois é rápido e fácil de instalar, para implementar basta saber os métodos que são usados e os equipamentos necessários. 

Dessa forma, não é necessário ter um PABX em sua empresa, muito menos cabos para ligar em todos os telefones. Toda a estrutura pode estar armazenada dentro de uma nuvem, e para ter acesso, basta ter uma boa conexão de internet. 

Escalabilidade

Conforme a empresa vai crescendo, é natural precisar de mais ramais para realizar as ligações, e com o VOIP, a mudança pode ser feita muito mais rápida, sendo necessário alterar apenas a licença ou, simplesmente acrescentar mais ramais na configuração do produto. 

Mobilidade 

A mobilidade em si, é um dos fatores que fez com que as empresas passassem a entender que o VOIP é realmente necessário para qualquer tipo de negócio. 

Através do VOIP, é possível manter o contato com os clientes, independentemente da localização deles, e isso envolve até mesmo se eles estiverem localizados em outro lado do mundo. 

Para que todo esse processo aconteça, a única coisa necessária é ter uma conexão estável de internet, e assim, as chamadas são direcionadas para você. 

Diversidade

Quando o VOIP é integrado aos processos da empresa, naturalmente ele traz diversos meios para se utilizar o telefone. Na prática, é possível utilizá-lo através de:

  • Aplicativo do computador;
  • Navegador web;
  • Celular;
  • Telefone IP. 

Ou seja, a comunicação dentro da empresa pode ser feita de várias formas, o que torna ainda mais flexível a troca de informações dentro das pessoas que fazem parte do quadro de funcionários. 

Redução de custos

Como já foi dito no início deste artigo, a redução de custos é uma das consequências que ocorrem quando o VOIP é implantado dentro da empresa. 

Através desse recurso, é possível cortar gastos com ligações por minutos, tendo custo somente pelo serviço e o pacote mensal de internet que toda empresa já paga. 

O custo de contratação de linhas e de chamadas a curta ou a longa distância pode ser eliminado de forma definitiva. Ao optar pelo VOIP, você pode economizar até 80% com telefonia usando esse tipo de solução. 

Sem taxas extras

A grande parte das soluções de VOIP são pré-pagos, o que significa que você tem acesso a todos os benefícios que cada plano oferece e quanto irá pagar por eles, sem que você tenha nenhuma surpresa no final do mês. 

Geralmente, nem os serviços de mobilidade são cobrados a mais, você terá total controle sobre o quanto será gasto, e pode saber exatamente quais são os serviços que estão dispostos. 

Recursos extras

O VOIP, por sua vez, é um recurso que consegue aprimorar ainda mais a comunicação interna entre os funcionários. Os recursos que o VOIP oferece envolve: 

  • Transferência de chamadas;
  • Conferência de voz e vídeo;
  • Chat para enviar mensagens de texto;
  • Menu de atendimento automático. 

Portanto, podemos concluir que todos os recursos que tem dentro de uma telefonia tradicional, e que poderiam ser cobrados à parte, já estão incluídos dentro do VOIP. 

Aumento de produtividade

Com o VOIP, é possível realizar reuniões, conferências, e até mesmo treinamentos sem precisar que os funcionários se desloquem para algum local. Com isso, a empresa acaba eliminando mais um gasto, que seria o custo de transporte. 

Naturalmente, isso colabora com a produtividade dos colaboradores, economizando tempo e otimizando a troca de informações. De acordo com o plano contratado, é possível até mesmo compartilhar documentos e fazer chamadas de vídeo com várias pessoas. 

Toda essa liberdade contribui para que todas as questões que envolvem a empresa, possam ser alinhadas com as pessoas que formam a equipe. 

Após ter esse conhecimento sobre a utilização VOIP ficou claro a importância de se ter em sua empresa, podendo potencializar o número de clientes além de alavancar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.