Pular para o conteúdo

Pintar paredes é opção para renovar os ambientes de forma prática e mais barata

Dar uma nova cor para o ambiente ajuda a manter a casa mais viva e também desempenha um papel importante na decoração

(crédito: istock)

Muita gente deseja renovar algum cômodo de casa, mas não sabe nem por onde começar. Mudar a decoração e trocar a mobília certamente é uma forma eficaz de dar uma cara nova ao ambiente, mas está longe de ser a mais prática ou barata. Nesse caso, pintar as paredes pode ser a solução que você está procurando! Em poucos passos e gastando bem menos, é possível mudar completamente um espaço ou até mesmo a casa toda, além de ser divertido pelo simples fato de podermos fazer isso com as próprias mãos.

O que muita gente não sabe é que pintar as paredes não se limita somente à mudança de cores do ambiente, mas também pode surtir diferentes efeitos, dependendo dos tons utilizados. Quando o cômodo é muito pequeno, por exemplo, é possível transmitir a sensação de que ele é maior do que realmente é ao pintar o teto com uma cor que contraste com o piso. Para o efeito contrário, é possível compactar espaços mais amplos ao pintar as paredes e o teto com a mesma cor, sempre buscando um tom mais escuro.

Diante disso, podemos notar que as cores escuras são responsáveis por “diminuir” o espaço, enquanto as claras acabam expandindo. Sendo assim, basta seguir essa lógica para explorar a beleza das cores de diferentes formas. Se você deseja alongar alguma parede específica, utilize uma cor clara nela e escura nas demais; se quiser estreitar, basta fazer o contrário. O mesmo vale para o teto, que também pode aumentar ou diminuir, caso esteja em contraste com as cores utilizadas nas paredes.

A cor escolhida também deve casar com a proposta do cômodo. Cores frias servem para nos manter mais alertas e concentrados, então essas devem ser utilizadas em ambientes em que realizamos tarefas, como cozinha, escritório, etc. Já as cores quentes nos ajudam a relaxar, então essas devem se fazer presentes em espaços dedicados ao lazer e descanso, como quartos, sala de TV, sala de jogos e outros.

O processo de pintura é rápido e pode ser feito sem a ajuda de um profissional, contanto que todo o passo a passo de lixar as paredes, aplicar massa, se necessário, usar o selador e preparar as tintas seja feito corretamente. Com a ajuda de compressor de ar, é possível deixar tudo ainda mais fácil e com um resultado mais satisfatório, pois além de acelerar a parte de pintar, também deixa as paredes mais uniformes, sem muitas variações de camadas, como acontece quando pintamos pelo método tradicional.