Pular para o conteúdo

Que tipo de óleo deve ser usado em um motor diesel?

Que tipo de óleo deve ser usado em um motor diesel?

Um óleo para motor a diesel garante que os componentes do motor funcionem sem problemas ou contratempos. Geralmente, muitos desses tipos de óleo não funcionam em motores a gasolina, pois possuem propriedades diferentes. Por isso, é preciso ficar atento!

Existem dois tipos de óleo para motor a diesel: convencionais e sintéticos. No geral, o óleo convencional é quase sempre mais barato, mas não pode garantir uma lubrificação tão boa para os componentes do motor. Além disso, você também precisa trocá-lo com mais frequência.

Já os óleos sintéticos são mais caros, mas lubrificam os componentes melhor e por mais tempo, pois recebem aditivos que aumentam sua eficiência e vida útil. Esses tendem a ser a melhor escolha de óleo para motor a diesel.

Quer saber mais sobre o óleo ideal para o seu veículo? Então, continue a leitura!

Primeiro, veja o manual do veículo

Certifique-se de ler o manual do proprietário para ver qual óleo de viscosidade você precisará e o intervalo de troca de óleo recomendado. Se você estiver usando um desses tipos de óleo diesel de alta qualidade, poderá obter 10.000 km ou mais antes que eles precisem ser trocados. Às vezes será mais ou menos, dependendo das suas condições de condução.

Os motores a diesel precisam de um óleo de alta viscosidade ou um óleo sintético. Como esses motores queimam com uma taxa de compressão muito maior do que os motores a gasolina, o óleo usado no motor deve conseguir suportar forças tremendas, geralmente de 40.000 a 50.000 psi. 

A maioria dos motores diesel mais novos trabalham com o óleo 15W-40 porque é mais pesado e mais espesso. Também é muito comum os óleos no grau 5W-40 serem recomendados para motores a diesel.

Características do motor a diesel

Um motor diesel é menos volátil e queima a uma temperatura mais baixa do que um motor a gás. Esta é a razão pela qual as altas temperaturas de exaustão são tão perigosas. O turbo em um motor diesel filtra o ar e o comprime antes de forçá-lo a entrar na câmara de combustão para se misturar com o diesel e alimentar o motor.

Função do óleo

O óleo é usado para lubrificar os pistões à medida que estes são empurrados para dentro da câmara de combustão e retornam para baixo para o cárter. Os motores a diesel normalmente giram a uma taxa mais baixa do que um motor a gasolina, mas criam uma pressão maior. Óleos mais pesados ​​duram mais e podem suportar a carga de trabalho criada pelo motor diesel.

Os óleos sintéticos também podem ser usados ​​em um motor a diesel. O sintético 5W-40 pode ser usado na maioria dos motores mais novos com resultados equivalentes ou melhores do que um óleo 15W-40 comum. Os óleos sintéticos são mais caros, mas fornecem proteção adicional contra o desgaste do motor.

Benefícios do óleo sintético

Os óleos sintéticos podem reduzir significativamente as temperaturas dos gases de escape (EGT) em um diesel. Menor EGT significa que o motor pode operar com eficiência máxima e gerar menos calor, o que pode reduzir danos e desgaste em peças vitais do motor. Uma temperatura operacional normal para um diesel deve ser de cerca de 500 graus, subindo para cerca de 1000 graus sob aceleração.

Trocas de óleo

Os óleos sintéticos ainda precisam ser trocados. Siga a quilometragem recomendada pelo fabricante do carro para trocar o óleo. Lembre-se sempre de trocar o filtro de óleo, bem como o óleo do motor.