Pular para o conteúdo

Coletores de recicláveis da Festa do Peão de Barretos contam, mais uma vez, com apoio do Universo Bem Me Quer

Ação UBMQ é uma iniciativa do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, que atua junto a eventos há mais de 20 anos

A expectativa inicial é contar com mais de 50 pessoa atuando na coleta de latinhas, embalagens plásticas, papelão limpo e outros materiais que possam ser reutilizados pela indústria, os recicláveis, durante a 65ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 18 a 28 de agosto, no Parque do Peão. Esse trabalho, coordenado por Os Independentes, organizadores do evento, em parceria com empresas de reciclagem, tem o apoio do Universo Bem Me Quer, projeto socioambiental do ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, que organiza ações baseadas nos três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social.

O Universo Bem me Quer transforma os catadores de recicláveis em agentes ambientais, oferecendo toda a estrutura necessária para auxiliar no trabalho deles como: alimentação, água, uniforme, equipamentos de segurança, kits de higiene, palestras e espaço para descanso, além de outras ações motivacionais. São os três pilares funcionando juntos para diminuir o impacto ambiental, gerar fonte de renda e promover a inclusão social.

A estimativa é que neste ano de 2022 mais de 10 toneladas de material reciclável seja recolhido pelas ruas do Parque, camping e estádio de rodeios e shows. Cada agente ambiental é remunerado por quilo recolhido e o trabalho do Universo Bem Me Quer é realizado gratuitamente para eles, sendo custeado por parceiros do ICDH, o Minerva, a Levyti, o Ballantines e a Solfarma.

“Todo o apoio dedicado a eles, os uniformes, palestras, alimentação de qualidade,  fazem muita diferença na vida dessas pessoas. É feito um resgate social em dignidade e gratidão, que fica estampado no rostinho de cada um deles”, destaca a bióloga Milena Carvalho, que supervisiona o trabalho de apoio aos agentes.

A Diretora Executiva do Instituto, Denise Marconi, explica que o trabalho é fruto de um olhar mais humano a quem atua, muitas vezes, na invisibilidade. “Nosso intuito é oferecer dignidade a esses trabalhadores que se dedicam tanto para deixar a festa ainda mais limpa, bonita e sustentável”, conclui.

Na primeira noite de evento, dia 18, foram coletados 765 quilos de latinhas, 33 quilos de garrafas pets, 32 quilos de plástico e 90 quilos de papelão, somando 920 quilos de recicláveis em um único dia.

ICDH
Além do Universo Bem Me Quer, o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, está coordenando a Campanha “Seguuuuuuura a Emoção”, de consumo consciente de bebida alcoólica durante a Festa, numa parceria com a Ambev. O Instituto é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. Para saber mais: www.icdh.org.br.