Pular para o conteúdo

Pratos típicos que você deve experimentar ao assistir a Copa do Mundo no Catar

Pessoas de várias partes do mundo vão ao Catar prestigiar os jogos da Copa e, claro, provar os pratos típicos do País

Muitas pessoas se surpreenderam quando a FIFA anunciou que a Copa do Mundo de 2022 será no Catar. Afinal, o país do Oriente Médio possui pouca tradição no esporte e é um destino menos badalado para turismo.

Visitar a região durante a maior competição esportiva do mundo oferece muitas experiências além das partidas de futebol. Entre elas, vale destacar a gastronomia local.

A culinária do Catar é bastante diversificada e possui influência de três países: Índia, Líbano e Iraque – afinal, sua população é majoritariamente de imigrantes de tais locais.

Por isso, a alimentação é regada a legumes, peixes e carne de cordeiro e são carregadas de temperos. Arroz, açafrão e marsala também são itens essenciais para o cardápio catari.

Claro, é possível aproveitar uma grande variedade de outras regiões do planeta quando visitar o país. Mas quando em Doha, aja como os cataris! A seguir, você conhecerá as principais comidas típicas para comer enquanto torce pelo Hexa da Seleção Brasileira!

Pratos típicos do Catar

1. Saloona

Trata-se de uma sopa de carne tradicional árabe de vitela ou peixe. Possui vegetais como berinjela, tomate, batata, cenoura, gengibre e alho. Um hábito corriqueiro é degustá-lo com pão para mergulhar no caldo. Por se tratar de um alimento nutritivo e balanceado, oferece saciedade por bastante tempo e agrada a todos os tipos de paladar.

É comum que a saloona seja preparada em casa para refeições em família. O turista pode provar no Walima, restaurante perto do clube de golf de Doha, bastante conhecido na região.

2. Majboos

Este prato mistura arroz com proteína animal – geralmente, cordeiro ou frango. Um detalhe interessante é que o arroz é bastante temperado com o curry, que proporciona uma coloração amarelada. Além disso, ele leva outros ingredientes a fim de conferir um sabor especial como cravo da índia, cominho e coentro.

Ele é cozido em fogo baixo para o sabor ficar mais concentrado e costuma ser servido com salada e molho de tomate caseiro. Pode ser consumido em qualquer restaurante no Catar, seja nos mais econômicos até os mais caros. Uma sugestão é o Al Manchab, localizado perto do estádio de futebol do Al Markhiya Sports Club.

3) Madrouba

É uma comida preparada com arroz, especiarias como gengibre e cravo, leite, manteiga e frango desfiado – podendo ter até feijão. É uma receita com textura semelhante a algumas iguarias típicas brasileiras, como canja, pirão ou caldo. Ele é fervido por muitas horas para ter a consistência apropriada.

É um alimento versátil, pois pode ser servido como prato principal em um jantar ou almoço ou como um alimento rápido para o cotidiano. Pode ser encontrado e consumido em vários lugares, com destaque para o Esair Cafe, localizado na orla do Golfo Pérsico.

4) Luqaimat

Sobremesa típica da culinária árabe. Sua composição tem bolinhos fritos produzidos por massa tradicional de trigo, com purê de batata, açafrão, cardamomo e coberto com calda de açúcar. Lembra um donut ou um picarón da gastronomia do Peru. Ele possui uma textura crocante por fora e macia por dentro.

Os visitantes podem experimentar a iguaria gastronômica em vários locais do país, como por exemplo, no shopping center do Catar, bem próximo do estádio Ahmed bin Ali, um dos lugares que vão recepcionar os jogos da Copa do Mundo.

5) Umm ali

Já esta sobremesa é semelhante a uma torta doce. A receita é preparada com nozes picadas, passas e leite condensado. Em seguida, é assado no forno até ficar dourado. Por último, é polvilhado com canela. Sua aparência lembra a de um pudim de pão. É uma ótima combinação com os pratos principais da culinária árabe.

Ela é servida com frutas secas e especiarias de diversos aromas. É possível experimentá-la em diversos estabelecimentos comerciais, como casas de chá e docerias. Uma indicação é o Karaki, que fica a poucas quadras da praia Bahriya.

6) Khanfaroosh

Este doce frito remete à textura de um pão macio. Ele é preparado com ingredientes como leite, água de rosas, açafrão, farinha de arroz, cardamomo, uma especiaria muito aromática. É servido com pitada de mel ou de açúcar de confeiteiro.

A indicação para degustar a iguaria, é na Hawn Café, um complexo repleto de cafeterias.

7) Warak enab

Refeição feita com folhas de videira recheadas com carne bovina moída ou picada ou cordeiro e arroz. O prato é temperado com pimenta, coentro e alho, além de ser acompanhado com limão fresco fatiado.

Uma opção de escolha para provar essa receita é ir ao Shisha Garden, situado no pátio do La Cigale Hotel.

8) Kousa mash

São abobrinhas recheadas com cordeiro moído, legumes e temperadas com salsa e hortelã. Ela é servida em um molho de tomate com ingredientes como menta, castanha e pimenta, ou então, pode mergulhá-la no iogurte para ter uma experiência completa de sabor.

É servida como um prato principal. Há também a versão com grão de bico para pessoas vegetarianas. Uma sugestão é experimentá-la no restaurante AL Shami Home, situado perto do AL Waby Family Park, ideal para viagens com crianças.

9) Kunafa

É uma sobremesa tradicional no Oriente Médio e produzida com queijo derretido e uma massa muito açucarada. Existem relatos de que ela teria sido inventada por médicos e receitada por eles para os califas no Egito durante o Ramadã.

Um dos melhores espaços para saborear a iguaria é no AL Aker Sweets, situado no meio do Souq Waqif.

Agora que conheceu as principais comidas do Catar, só falta comprar passagens aéreas e contar os dias para experimentá-los!