Pular para o conteúdo

Como otimizar um quarto pequeno? Tendência está em alta nos últimos anos

Aproveite ao máximo o espaço disponível e transforme um quarto pequeno em um espaço aconchegante

Quando o quarto é pequeno, você precisa ser bastante engenhoso para torná-lo funcional. É necessário pensar cuidadosamente sobre seu layout para não perder nenhum centímetro e até mesmo aumentar a sensação de espaço. Selecionar cuidadosamente os móveis do quarto, aproveitar ao máximo a altura, integrar a iluminação e o armazenamento: todas essas possibilidades estão à sua disposição, a fim de organizar com sucesso um quarto pequeno.

De cabeceiras de cama com unidades de armazenamento a móveis dois em um, vamos dar dicas de como aproveitar ao máximo o espaço disponível e transformar um quarto pequeno em um espaço aconchegante e perfeitamente projetado. Confira abaixo!

1) Menos é mais

Aplique a máxima do movimento minimalista: o famoso “menos é mais”. Para se deslocar sem o risco de esbarrar nos móveis em um quarto de 10 m², é preciso manter apenas o essencial. Isso significa uma cama, uma mesa de cabeceira e um armário. A cama deve ser a estrela do quarto: em um quarto pequeno, escolha uma cama de no máximo 140 cm x 190 cm. Escolha uma cama box com baú integrado ou deslize caixas de armazenamento sobre rodas para guardar seus edredons sob uma cama tradicional com pés.

2) Truques para armazenamento

Mesmo um quarto pequeno precisa de espaço para armazenamento. Com uma cama com cabeceira modulada, você mata dois coelhos com uma cajadada só: a cama, o espaço de armazenamento em cima, a iluminação integrada e uma tomada USB para carregar seu celular. Outra possibilidade é a cama dobrável, que pode ficar rente à parede durante o dia – quando fechada, ocupa pouco espaço.

3) Aproveite a altura

Não tem nenhum espaço no chão? Então, explore a altura do cômodo. Em um quarto de 10 m², você pode optar por uma cama suspensa: debaixo do espaço reservado para a cama, você pode instalar uma estante, uma escrivaninha, uma penteadeira, etc. Outra possibilidade, ainda aproveitando a altura, é optar por beliches, em um quarto infantil, ou camas dobráveis, como mencionamos acima.

4) Móveis integrados

Em um quarto pequeno, nem sempre há espaço para mesas de cabeceira, mas você pode optar por móveis integrados; dessa forma, você ganha pelo menos 50 cm de cada lado da cama. Você também pode usar a parede para criar uma mesa de cabeceira com um nicho ou construir um nicho diretamente na parede para colocar um abajur, por exemplo.