Pular para o conteúdo

Qual a diferença de tráfego pago e tráfego orgânico?

Esse artigo irá te apresentar a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, te mostrando também os principais tipos de tráfego. Para você conseguir sucesso na internet, é indispensável você saber como funcionam algumas ferramentas que o mercado disponibiliza.

Você precisa entender como funciona um pouco de tudo, só assim você conseguirá usar as funcionalidades a seu favor.

Vamos te mostrar cada detalhe dessas duas ferramentas, para você conhecer e ver qual você escolher para o seu caso. Por isso é fundamental saber primeiramente qual é o seu caso, o que você está procurando, isso facilitará muito a sua vida.

Tráfego pago

Tráfego pago é feito por anúncios nas redes sociais, com mecanismos de buscas, aplicativos ou até mesmo sites. É uma ótima estratégia de marketing para você usar a seu favor, consegue trazer um número maior de visitantes em sua página ou site, conseguindo vender mais.

A lógica do tráfego é bem simples de entender, quanto mais você investe, mais o seu anúncio irá aparecer para as pessoas, e assim, consequentemente você vende mais. 

A partir do momento que você começa a investir nessa ferramenta, você consegue dar muito mais de visibilidade ao seu produto. Uma ótima ferramenta é o Google. 

É fundamental você saber como funciona o Google ads.

Os melhores tipos de tráfego pago

Vamos te mostrar alguns principais tráfego pago para você conseguir otimizar as suas divulgações, conseguindo alcançar mais público. 

Instagram Ads

Essa é uma ótima plataforma para você usar o tráfego pago. O que faz essa plataforma ser uma das mais procuradas atualmente para fazer anúncios, é que você consegue fazer as publicações de várias formas diferentes, sendo elas:

  • Anúncios de vídeos;
  • Post nos seu Feeds;
  • Anúncios em seu Stories;
  • Anúncios em carrosel;
  • Anúncios de coleção;

Você pode usar todos esses recursos acima para fazer as suas divulgações na internet. O recomendável é que você aprenda a mexer com um pouco de cada, para você conseguir ter ainda mais sucesso nas suas divulgações. 

Mas uma coisa que é óbvia, e mesmo assim não podemos deixar de falar, é da criatividade. Tente ser uma pessoa criativa, não tenha medo de ousar. Isso pode te trazer ótimos frutos em um futuro próximo, pode ter certeza disso. 

Facebook Ads

Quando o assunto é anunciar produtos na internet, normalmente nos vem à cabeça essa plataforma. Ela tem muitas funcionalidades que ajudam muito na hora de fazer a divulgação de um produto. 

Há muitas pessoas que pensam que essa plataforma já está ultrapassada, e não serve mais para divulgação. Sinto informar, se é esse o seu caso, mas isso é um engano tremendo. 

O Facebook é uma das plataformas mais visadas na hora de publicar. Alguns empresários dizem ser a plataforma que mais tem conversões de vendas. 

Uma das coisas bacanas dessa plataforma, é que ele dá liberdade para o empresário. Porque você consegue controlar quando deve ou não para as campanhas. Te fazendo ter mais controle sobre o todo o processo.

Tik Tok Ads

Como é uma das redes mais populares do mundo, que só cresce a cada dia, não podíamos deixá-la de fora. É uma ótima ferramenta para você usar e abusar em seus anúncios.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico, tem a ver com pessoas que chegam a um site ou página, graças a uma busca que não foi utilizado o tráfego pago. Ou seja, totalmente gratuito.

Em suma, é o oposto do tráfego pago.

Os resultados de uma pesquisa de anúncios aparecem logo abaixo de um anúncio pago. Esse é o tipo de tráfego, indispensável você não prestar atenção nos algoritmos de buscas. 

Como fazer um tráfego orgânico

Para você conseguir resultados satisfatórios, é fundamental que você invista na persona do seu negócio. E falando sobre os algoritmos, são eles que determinam a sua página nas pesquisas. Para você fazer um tráfego orgânico de qualidade, você precisa saber de algumas coisas, sendo elas:

Marketing de conteúdo

A grosso modo, é fazer conteúdos online do produto, para fazer com que as pessoas entrem no funil da empresa. Vamos dar alguns exemplos para você ver o que é marketing de conteúdo, sendo eles:

  • A criação de conteúdos para blogs;
  • Envios de e-mails marketing;
  • A postagens em redes sociais.

Esses são alguns exemplos de marketing de conteúdo.

SEO

O SEO tem a ver com o processo de melhoria de um site.

A lógica aqui é simples: quanto maior a visualização de um site, maior é a chance de vendas. É isso que o SEO procura fazer.

Vamos citar algumas estratégias caraterísticas:

  • Verificar a usabilidade de seu site;
  • Criar um mapeamento de palavras-chave, e conferir se essas palavras correspondem com a persona;
  • E investir em marketing de conteúdo. 

Mídias sociais

É possível também ganhar tráfego orgânico por meio das redes sociais. E isso pode ser feito com criação de posts que trazem dicas, que respondem perguntas, compartilhando informações interessantes sobre a persona.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Desejamos boa sorte e sucesso para a sua trajetória na internet.