Pular para o conteúdo

3 grandes erros no marketing digital que podem acabar com o seu negócio

Se você está usando o marketing digital no seu negócio, saiba que você pode estar cometendo alguns desses erros. O mundo digital é muito dinâmico e um pequeno erro pode te custar muito.

Tudo é rápido e muitas vezes acabamos perdendo o timing de corrigir o erro. Além disso, esses erros podem estar te impedindo de progredir ou até mesmo te prejudicando, então é melhor ficar atento e certificar-se de que esses erros estão longe do seu negócio.

1 –  Suas análises estão te atrapalhando

Se você não conhece seus números, você não conhece seu negócio. Mas no marketing digital, podemos ter uma quantidade absurda de números e de informações. E é por isso que o que você anda fazendo com os seus números, ou seja, o que você anda fazendo com as suas análises pode ser um dos principais erros do marketing digital.

Como assim? Bem, você tem acesso a dados de análises do seu site, você tem um Custo por Clique, uma taxa de clique por impressões, taxa de rejeição, tempo no site, páginas visitadas. E aí você olha tudo isso e…. Não sabe nem o que fazer.

Esse é o problema. Os dados estão lá, mas o que fazer com eles?

Bem, o segredo disso é começar com uma pergunta. Por exemplo: As pessoas estão gostando do meu site? As pessoas estão lendo meus artigos? Isso pode ser respondido com o tempo de permanência no seu site.

Se você sabe a pergunta, você sabe para onde olhar para buscar a resposta e aí consegue analisar seus dados com mais eficiência, e o mais importante: consegue saber o que fazer com esses dados.

2 – Você tem uma visão segmentada de tudo

Um outro erro muito comum é ter uma visão segmentada de tudo o que acontece no seu negócio e não parar para pensar como tudo isso se relaciona.

E isso pode acontecer principalmente se você estiver com uma equipe trabalhando para você e eles não estiverem compartilhando os resultados obtidos.

Por exemplo: você (ou alguém da sua equipe) testou 5 palavras chave para os anúncios pagos e as taxas de conversão foram excelentes.

Se você tem uma visão segmentada ou se a sua equipe não conversa, vocês vão simplesmente manter esses anúncios rodando e nada mais será feito.

Mas, se você consegue integrar todos os assuntos, então o responsável pelo SEO vai ficar ligado nessas palavras chave e vai começar a fazer alguns ajustes para aparecer de forma orgânica para essas mesmas palavras chave.

Além disso, você também vai ficar atento a como as pessoas estão reagindo a anúncios semelhantes nas redes sociais, para ter certeza de que está atraindo tráfego de todas as formas possíveis.

3 – Você terceirizou o seu marketing e não está atento a isso

As agências podem ser uma ótima solução para sua empresa se você não tem uma equipe de marketing no momento, mas não basta simplesmente dizer a eles o que você quer, é extremamente necessário que eles conheçam o seu mercado e saibam exatamente o que você faz e onde você quer chegar.

Além disso, um bom conhecimento de quem é seu público alvo também pode fazer toda a diferença.

Desconfie de agências que iniciam os trabalhos sem um bom briefing para te conhecer e conhecer sua empresa. Apesar dessa etapa ser um pouco chata – e muitas vezes ignorada – um bom briefing pode fazer toda a diferença na hora de atingir os objetivos.

Uma boa forma de garantir que tudo está indo para o caminho certo é definir – juntos – objetivos semanais, mensais e semestrais, garantindo assim que está tudo alinhado e que vocês estão caminhando juntos para conseguir o que sua empresa tanto almeja.

Como evitar que esses erros continuem acontecendo?

Agora que você já sabe quais são os principais erros do marketing digital que as pessoas cometem, já pode se precaver e passar bem longe deles. E a melhor maneira de fazer isso é investindo em um bom curso de vendas e marketing.

Fazer cursos é sempre a melhor opção para quem está inserido no ramo de marketing digital, e quanto mais cursos você fizer, melhor será para o seu negócio, e menos erros você irá cometer. Afinal de contas, mesmo que aqui tenhamos falado sobre os 3 mais cometidos, existem muitos outros que você deve evitar. 

O marketing digital é uma área bastante competitiva, e para que você consiga sempre estar à frente de seus concorrentes, é necessário acompanhar a evolução do mercado de marketing, e não há melhor maneira de fazer isso, que não seja através de cursos.

Então, não se deixe estagnar. Agora que já conhece os principais erros, e sabe o quanto fazer um curso na área de marketing e vendas é importante, não espere mais. Invista em um curso agora mesmo e saia na frente da concorrência.