Pular para o conteúdo

Setembro amarelo: entenda como exercícios físicos podem contribuir com a melhora da saúde mental

Especialista explica a relação entre a liberação de endorfina e o bem-estar mental

O dia 10 de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No entanto, a temática é tão importante que o Brasil adotou todo o mês de setembro como um período de iniciativas e campanhas destinadas à conscientização da causa. Para reforçar a importância do Setembro Amarelo, a TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada no âmbito corporativo do Brasil, convidou Ana Carolina Matos Correia, profissional de educação física, para destacar como a prática de exercícios físicos traz benefícios para além do corpo e contribui também para a melhora da saúde mental dos indivíduos.

De acordo com Ana Carolina, as vantagens das atividades físicas vão muito além da melhora do condicionamento físico e prevenção de doenças. Isso porque, um dos principais prós dessa prática é a produção de endorfina, hormônio estritamente ligado às sensações de prazer, felicidade e alegria.

Produzida de forma natural pela glândula hipófise, essa substância contribui no combate da irritação e estresse do dia a dia, ajudando a despertar sentimentos positivos. Todos esses efeitos acabam sendo potencializados a partir da prática regular de exercícios físicos, já que a produção desses hormônios é reforçada para ajudar com que o corpo responda aos estímulos provocados pelos treinos.

“Os benefícios da endorfina vão além do combate a irritação e estresse, contribuindo com a melhora do humor e autoestima, diminuição da sensação de dor no corpo e até mesmo melhorando o funcionamento do sistema imunológico”, explica a profissional.

Todos esses fatores ajudam não só na questão de um corpo saudável, mas também de uma mente fortalecida. Tanto que, a prática de exercícios físicos é apontada como uma das aliadas mais eficazes para a prevenção e o combate à doenças mentais, como a depressão.

“A sensação de bem-estar é uma das consequências mais perceptíveis quando tratamos da prática regular de atividades físicas. Os benefícios a longo prazo desse tipo de sentimento são muito claros, trazendo mais disposição e diminuindo o estresse do indivíduo. No entanto, por mais poderosa que seja, a atividade física sozinha não garante a prevenção ou tratamento contra as doenças mentais, sendo essencial o acompanhamento médico nesses casos”, alerta.

TotalPass incentiva a rotina de exercícios

Sabendo da importância das atividades físicas para a saúde integral, a TotalPass tem planos estruturados para se consolidar ainda mais como referência no mercado de benefícios corporativos. Com o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, a marca se destaca graças ao diferencial competitivo oferecido, o aplicativo oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 5 mil academias e estúdios no país.

Sobre a TotalPass

A TotalPass é uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil. Oferecida como benefício corporativo pelas empresas, a marca tem o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, se destacando como um diferencial competitivo de seus parceiros. O aplicativo, que faz parte do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, está presente no Brasil e no México e oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 7.000 academias e estúdios. Além disso, a plataforma conta com recursos focados em saúde mental, com mais de 400 áudios de meditação e mais de 5 mil psicólogos disponíveis para consultas online.