Pular para o conteúdo

8 Opções de cortinas para usar no quarto

A decoração de um ambiente é sempre a primeira coisa que olhamos quando estamos em um local, saber combinar os objetos entre si de um determinado ambiente é para poucos, mas muitas pessoas mesmo sem ser um profissional tem muito bom gosto e sabem muito bem como decorar um local da casa.

Saber combinar as cores é essencial para obter um bom resultado ao final de tudo, podemos dizer que não é um bicho de sete cabeças, basta ter um pouco de criatividade e bom gosto, essas duas características juntas, podem fazer verdadeiros milagres no ambientes.

Se você está afim de se aventurar pelo mundo da decoração e está um pouco perdida não se preocupe, hoje vamos ensinar a vocês quais são as opções perfeitas de cortinas para colocar no quarto. A cortina a princípio parece ser somente um simples item de decoração, mas muito pelo contrário, ela tem um papel muito importante para a decoração de um ambiente.

As cortinas são responsáveis por proporcionar o conforto do local e também de regular a temperatura e iluminação dos cômodos, além disso, as cortinas trazem todo um charme para o local, trazendo muito mais privacidade.

Para que o projeto de decoração saia perfeito, é ideal que escolha a cortina de acordo com suas necessidades e gosto. Hoje em dia podemos encontrar diversos tecido para cortina, valores, texturas, disposições, todas essas características vai ajudar a decidir qual é o melhor para sua casa, caso você não saiba escolher muito bem, é melhor contar com a ajuda de um profissional, que vai saber exatamente o que vai ficar bom ou não no seu quarto. 

Uma das principais dicas na hora de escolher a cortina, caso faça isso sozinha é saber qual será o estilo da decoração, depois é preciso decidir quais serão suas alternativas e suas funcionalidades. 

Se contratar um profissional para te ajudar nesta tarefa não esteja dentro do seu orçamento, é melhor que siga fielmente cada dica que vamos dar abaixo sobre cada tipo de cortina, é interessante que se for fazer isso sozinha, opte pelas cores neutras e sem texturas, dessa forma você não estará interferindo no restante da decoração. 

Cortina convencional

As cortinas tradicionais vão bem em qualquer estilo de decoração, ela ficam perfeitas instaladas nos trilhos ou em varões, o seu cumprimento deve chegar até o piso de preferência em uma parede que não tenha móveis, a parede também precisa ter um espaço livre nas laterais para acomodar bem a cortina quando ela estiver aberta. 

Esse modelo de cortina serve muito bem as pessoas que desejam ter um quarto bem aconchegante.

Cortina rolô

Esse modelo rolô fica perfeito em locais com uma decoração contemporânea ou clean, a cortina é bem versátil, pois praticamente todos os tecidos ficam bem nela, além de serem práticas e muito fácil de limpar. 

Persianas

Se você deseja ter um modelo de cortina para quartos mais joviais esse é o modelo certo, elas são bem práticas como o modelo  anterior. Elas também servem para trazer mais sofisticação ao ambiente, no comércio é possível encontrar esse tipo de cortina na horizontal ou na vertical.

Cortina romana

Para aqueles que desejam ter um ambiente elegante e sofisticado, as cortinas romanas, são ideais para isso, configura um charme para o local, também são práticas e ainda podem ser fabricadas de vários tipos de tecidos, se deseja baixar a iluminação do cômodo, essa é a opção certa.

Painel

Essa é uma cortina que assim como o modelo rolô, também são indicadas para locais mais contemporâneos, então se você está procurando trazer para o seu quarto mais leveza, a cortina painel é o modelo ideal para a  ocasião.

Cortina blackout 

As cortinas estilo blackout são recomendadas para as pessoas que desejam bloquear qualquer frestinha de luz que possa adentrar o cômodo, além disso, esse modelo pode ser investido em qualquer tipo de persiana. 

O modelo blackout garante a pessoas 100% de privacidade, sem que ninguém que esteja do lado de fora possa ver o que está acontecendo no interior do quarto. 

Cortina double vision

O modelos de cortina double vision, é como se fosse um modelo de persiana, com várias aberturas e consegue se adequar a quase todos os estilos de decoração. Elas trazem para o ambiente muita modernidade e em sua maioria a cor branca é que fica melhor nos cômodos. 

Cortineiro embutido

Se deseja garantir um ambiente leve e elegante, o cortineiro embutido pode ser uma excelente opção. Este modelo é normalmente utilizado em apartamentos com sanca instalada, os trilhos ficam escondidos, trazendo muito mais sofisticação para o local. 

O modelo pode atender muito bem aos quartos mais clássicos até os mais contemporâneos, as cores neutras costumam ser as mais escolhidas para esse modelo de cortina, cumprimento também deve chegar até o piso de preferência.