Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Como cuidar das camisetas pretas na hora de lavar?

Todo mundo tem uma peça de roupa preta no guarda-roupa, afinal de contas essa cor é sempre um coringa na hora de se vestir. Mas você sabe como cuidar das camisetas pretas na hora de lavar? Se não, não se preocupe, pois vamos dar várias dicas de como conservar melhor sua roupa preta. 

Sabemos que a roupa preta desbota e mancha mais facilmente, sendo essencial que tenha um cuidado a mais na hora da lavagem das suas roupas. No mundo da moda a cor preta tem significado de discrição, mistério e também de elegância e isso faz todo o sentido, pois é só colocar uma peça de roupa preta que fica bem para qualquer ocasião, o preto fica bem num blazer para ir trabalhar ou em um lindo vestido para uma festa a noite.

Realmente as roupas pretas são peças coringas no guarda-roupa e permite fazer várias combinações, hoje em dia o preto está vindo com muita transparência e brilho também, possibilitando montar vários looks mais complexos e modernos. Para os amantes de roupa preta, é essencial ter sempre mais de uma peça com essa cor em seu armário, muitas vezes essa pessoa necessita de uma peça preta, mas acaba comprando outra igual, mas com um tom mais vivo, só para ter mais variações.

Acontece que essa cor nunca sai de moda, ela está presente no casaquinho simples, uma regatinha, vestidos de gala, camiseta Streetwear, entre várias outras peças lindíssimas que estão super na moda atualmente.

Mas, como em tudo são rosas, a roupa preta é sim uma grande aliada na moda, porém na hora da sua lavagem é preciso tomar alguns cuidados extras para não perder uma linda peça, sem contar que essa tonalidade também mancha facilmente  de desodorante. 

Se você quer saber algumas dicas de como manter sua roupa preta conservada por mais tempo, fique até o final desta leitura e descubra dicas importantes. 

Na hora de lavar separe as roupas por cores e tecido

É importante que na hora de colocar as roupas na máquina para lavar você as separe por cores, isso porque as roupas mais escuras tendem a manchar as outras mais claras, pois soltam muita tinta.

Além de separar por cor, também separe os tecidos, o contato que as roupas macias feitas de algodão tem com as roupas com aspecto mais áspero, feitas de fibras, como as calças jeans, podem causar desgastes conforme o tempo e quantidade de vezes em que forem colocadas para serem lavadas juntas. 

Não deixe as roupas de molho

Como já dissemos anteriormente, as roupas pretas tendem a desbotar com mais facilidade que as outras cores, por isso, é melhor evitar deixar as peças pretas de molho. Caso a roupa estiver manchada, primeiro tente retirar a mancha com produtores removedores de mancha próprios para as roupas coloridas. 

Em último caso, se o removedor não funcionar, você pode deixar de molho para tentar fazer a mancha sair, mas atenção, deixe de molho o mínimo possível. 

Jamais use água quente

Quando for lavar uma peça de roupa, é essencial que siga as orientações descritas na etiqueta da peça. Mas falando de maneira geral, é importante que jamais faça o uso de água quente em suas roupas pretas, isso porque a água em alta temperatura pode acelerar o processo de desbotamento da roupa preta. 

Então, quando for lavar as suas peças de roupas de cor preta, é melhor não usar água quente, muito menos na tentativa de retirar uma mancha.

Na máquina de lavar, escolha o ciclo de peças escuras

Ao colocar suas roupas pretas para lavar na máquina, escolha o ciclo de roupas escuras, caso sua máquina não tenha essa opção, opte pelo ciclo de roupas delicadas, pois nesta opção a agitação da máquina é bem menor que as outras, isso vai evitar que a roupa se desgaste e desbote mais rápido.

Use os produtos para lavagem na quantidade correta

Esses produtos para lavagem, como sabão em pó e amaciante, se usados em grandes quantidades, podem deixar as roupas escuras com manchas brancas depois de secas.

Por isso é importante usar os produtos na medida certa, outra dica interessante é trocar o sabão em pó pelo líquido, pois ele se dissolve mais rapidamente, evitando as manchas nas roupas. 

Lave as roupas viradas do avesso

Se você deseja evitar que aconteça mais desgaste das suas peças com o atrito com as outras roupas, na hora de lavar é só colocar as peças na máquina viradas do avesso. Ao colocar para secar, ainda as deixe do avesso, dessa forma vai evitar as marcas de prendedores, sendo mais evidentes em roupas pretas.

Na hora de passar também as deixe do lado do avesso, as roupas escuras tendem a ficar um certo brilho depois de passadas, assim você pode evitar esse processo.

Deixe secar na sombra

Como você já deve imaginar, as roupas quando secar ao sol ficam desbotadas com mais facilidade, especialmente as pretas. Por isso na hora de secar prefira pendurá-las na sombra e em locais arejados.