Pular para o conteúdo

Confira tendências de marketing que todo negócio deve seguir se quiser ter sucesso

Algumas tendências de marketing são obrigatórias para negócios que desejam ter sucesso. Separamos as principais para você usar agora mesmo e se adequar ao mercado.

Para aqueles que se interessam por marketing, um exercício interessante é buscar campanhas antigas. Quanto mais “para trás” você for, a probabilidade de encontrar algumas coisas “estranhas” aumentará consideravelmente. E isso tem um motivo.

Como sociedade, nós estamos mudando constantemente. Coisas que há alguns anos eram populares, hoje em dia podem pegar mal. Dessa forma, é imprescindível aprender com os erros do passado e estar sempre atento para os movimentos da opinião pública.

Com as mudanças sociais, também se muda a forma de promover um produto ou serviço, o que tem impacto direto nas estratégias de marketing a serem aplicadas. Nesse contexto, algumas tendências têm se mostrado fortes, apontando caminhos para o futuro.

1 – Diferentes tipos de influencers 

Distantes são os tempos em que aqueles que apareciam na televisão eram os únicos capazes de influenciar pessoas. Mais ainda, cada vez mais os “tipos” dos influencers se diversificam, sendo segmentados de acordo com interesses do público que os acompanha.

Uma tendência recente são os chamados “influencers digitais”, dos quais as mais populares são a modelo e cantora Miquela e a brasileira Lu, mascote do Magazine Luiza. Embora elas sejam figuras puramente digitais, a influência que exercem é bastante real.

2 – Atenção ao mobile marketing

Segundo dados da Agência Nacional de Comunicação (Anatel), cerca de 87% dos brasileiros realizam compras pela internet. Mais ainda, para mais da metade daqueles que moram em nosso país, os smartphones são a sua maneira exclusiva de acessar a internet.

Esses dados apontam a necessidade da atenção aos usuários mobile e o marketing destinado especificamente para essas pessoas. Propagandas no Instagram, por exemplo, atingem majoritariamente aqueles que acessam as redes através dos celulares.

3 – Conteúdo de qualidade

Um dos erros mais comuns, quando falamos de marketing, é subestimar a importância de produzir conteúdo de qualidade. Isso inclui uma série de coisas, entre textos mal escritos e desinteressantes ao público-alvo e a não aplicação de técnicas de SEO.

Se você quiser aumentar visitas no site com SEO precisa saber que é importante não se focar em quantidade. Um ritmo frenético de postagens, por exemplo, pode fazer com que o usuário deixe de acompanhar. 

O conteúdo postado deve ser personalizado, baseado em dados e produzido de maneira otimizada.

4 – Nostalgia está em alta

Uma boa maneira de compreender as tendências de marketing é estar atento ao que está em alta no mundo do entretenimento. Isso não significa copiar trends, mas perceber movimentos culturais antes que eles explodam, a fim de conseguir aproveitar oportunidades.

Nos últimos altos, tem crescido fortemente um foco no “old school” e na nostalgia por décadas passadas. Com a febre pelos anos 80 diminuindo e os anos 90 ganhando destaque, é fácil presumir que um apelo ao começo dos anos 2000 será tendência nos próximos anos.

5 – Representatividade e diversidade são importantes

Causas sociais nunca devem ser utilizadas exclusivamente como estratégias de marketing, mas isso não significa que as duas coisas não possam andar de mãos dadas. Conseguir avançar discussões relevantes é uma excelente forma de fortalecer valores de uma marca.

Nesse sentido, a preocupação com a diversidade e representatividade de grupos marginalizados só tende a crescer. Compreender como falar com diferentes tipos de públicos e representá-los em situações diversas é uma atitude tremendamente positiva.

6 – Experiências on e offline

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo um sem fim número de tragédias e mudanças para a maneira como vivemos em sociedade. Mais do que nunca, em um contexto de isolamento social, métodos de comunicação virtuais adquiriram protagonismo em todos os âmbitos.

Essa união entre o online e o offline veio para ficar. Experiências híbridas, trabalho remoto e iniciativas como o metaverso e eventos digitais, apresentaram benefícios consideráveis para colaboradores, empresas e consumidores, apontando um caminho sem volta. 

O crescimento de um negócio passa necessariamente pela compreensão de tendências e a adaptação de comportamentos. Os consumidores de hoje não são os mesmos de anos atrás, e é papel do bom gestor encontrar estratégias e evoluir com o seu público-alvo.

E você, tem usado essas tendências de marketing ou ainda está atrasado em seu empreendimento?