Pular para o conteúdo

Eletrodomésticos: como aumentar a vida útil

Todos nós sabemos que os eletrodomésticos têm um tempo de vida útil, mas você sabia que é possível adotar alguns hábitos que podem contribuir para que esse tempo de vida útil dure mais.

Ao cuidar melhor dos seus eletrodomésticos, automaticamente começará a poupar mais dinheiro, não precisando mandar para o conserto ou comprar outro, como muitas vezes acontece. 

Sabemos que a economia não está fácil para ninguém no país, então tudo que for possível fazer para evitar gastos é melhor, principalmente aquele que podem ser evitados, além de fazer bem para o seu bolso, ao manter os eletrodomésticos funcionando por mais tempo, também vai ajudar o meio ambiente, diminuindo o número deste tipo de lixo descartado de maneira errada. 

Isso é muito importante, pois segundo alguns dados, são descartados de forma irregular cerca de 53 toneladas de lixo eletrônico todos os anos, mesmo existindo a possibilidade de serem todos reciclados. 

Hoje em dia há muitos coletores de lixos eletrônicos espalhados por supermercados, lojas de eletrônicos, shoppings, entre outros estabelecimentos, caso vá descartar um lixo eletrônico, é melhor que faço o descarte do aparelho inteiro, caso ele tenha bateria de lítio, como, por exemplo, notebooks, celulares, entre outros, deixe a bateria dentro do aparelho e leve para descartar em local apropriado.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi aprovada no ano de 2010, fazendo com que todos tenham suas obrigações dentro dos setores, ou seja, devem descartar o lixo eletrônico de forma correta. 

Se você deseja saber um pouco mais sobre como aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico, fique até o final desta leitura e saiba como conservar muito mais o seu eletrodoméstico e economizar mais. 

Sempre procure uma assistência técnica autorizada e especializada

Quando seu utensílio doméstico de defeito é interessante que procure uma assistência técnica da própria marca, isso porque muitos dos problemas que os aparelhos apresentar, os consertos em gerais podem não conseguir resolver, cada marca conhece perfeitamente o seu produto, sabendo de onde pode ter vindo o problema e o solucionando de forma mais segura. 

Vamos dar um exemplo, o conserto de micro-ondas da Brastemp, pode não ter as mesmas características de concerto que o micro-ondas da Electrolux talvez não tenha. Por esses e outros motivos é essencial que busque por informações em locais autorizados a fazer o conserto do seu aparelho eletrônico da marca específica ou que tenha convênio com a marca do seu item doméstico, seja ela Philco, Brastemp, Electrolux, Britânia, entre muitas outras marcas existentes. 

Além disso, ao fazer o concerto em locais não especializados, pode gerar um problema ainda maior para seu eletrodoméstico, e ainda acabar causando algum tipo de perigo a sua vida dependendo do conserto mal feito. Por isso é muito importante procurar por lugares que saibam o que estão fazendo com seu aparelho e que entendam de verdade a marca.

Nunca deixe de seguir as orientações do fabricante

É fato que todo o aparelho novo comprado em lojas de confiança, vem com o manual de instruções, nele contém várias precauções e maneira correta de uso, são muitas as informações da maneira correta de uso do eletrodoméstico.

Mas, como sabemos, grande parte das pessoas aqui no Brasil, ignoram o manual, muitas vezes o mesmo é até descartado com a caixa em que veio o aparelho e isso é um erro, pois no manual há centenas de instruções de como conservar melhor o seu eletrodoméstico.

Nele existem muitas instruções do que pode ou não fazer com o aparelho doméstico, o que pode ou não dar um melhor resultado e tudo isso pode fazer com que aumente ou diminua a vida útil do mesmo

Ao ler o manual, você também vai estar garantindo a sua segurança, pois nele encontrará informações das atividades que podem ser realizadas com ele, vai saber o que a garantia vai cobrir, por exemplo, caso seu aparelho der problema a empresa diagnosticar que foi por mal uso, elas geralmente vão cobrar pelo serviço feito, por isso preste muita atenção ao manual de instruções. 

Realize uma limpeza frequentemente no eletrodoméstico

Um dos principais fatores que ajudam influenciam o aparelho a ter um tempo menos de vida, é em relação à limpeza, muitas pessoas ignoram o fato de que os aparelhos domésticos necessitam de limpeza frequentemente para manter o bom funcionamento, especialmente se o aparelho ficar na cozinha.

Vamos dar um exemplo, o micro-ondas quase sempre é um eletrodoméstico pouco usado em relação ao fogão, mas ele fica na cozinha recebendo todo o vapor e gordura vinda do fogão, todos esses componentes não ficam sob o aparelho, o que a longo prazo pode trazer alguns defeitos. 

Sem contar que a umidade que sai da comida, pode ir parar na parte elétrica do aparelho causando um problema ainda mais grave, então sempre realize uma boa limpeza nos seus utensílios para garantir que funcionem em boas condições.