Pular para o conteúdo

79% dos brasileiros concordam que redes sociais podem contribuir para aumentar problemas de saúde mental

Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que ao menos 38% dos entrevistados sentem medo de serem julgados pelo conteúdo postado nas redes sociais

Pesquisa Datafolha “Saúde Mental dos Brasileiros 2022”, encomendada pela Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) e pela Viatris, nova empresa de saúde global com o propósito de empoderar as pessoas ao redor do mundo para viverem com mais saúde em todas as fases da vida, mostra como o uso das redes sociais pode ter influenciado na saúde mental dos brasileiros nos últimos anos.

Isso porque 38% dos brasileiros revelou sentir medo de ser julgado pelo conteúdo que posta nas redes sociais. Os mais jovens, de 16 a 24 anos, foram os que mais se sentiram impactados, com o percentual de 43%.

Além disso, 26% confessaram se sentirem cobrados a manter uma atividade constante nas redes sociais. Em contrapartida, aproximadamente 79% brasileiros concordam que essas mesmas redes podem contribuir para aumentar os problemas de saúde mental.

O fato das redes sociais fazerem parecer que todo mundo é bonito, feliz e bem-sucedido fazem com que ao menos 65% dos usuários se sintam insatisfeitos com suas vidas. Por fim, 84% consideram que os haters, que são pessoas que julgam e propagam o ódio nas redes sociais, podem influenciar no crescimento do nível de suicídio na sociedade.

Cada vez mais nos deparamos com as redes sociais, usadas de forma exagerada, como uma fonte de ansiedade e ainda geradora de uma alta carga de pressão para demonstrar felicidade e positividade justamente em momentos de adversidade”, afirma o médico psiquiatra Fernando Fernandes.

*A pesquisa do Instituto Datafolha é quantitativa, foi realizada de 02 e 13 de agosto de 2022. A abrangência é nacional, tendo sido realizadas 2098 entrevistas, distribuídas em 130 municípios de todas as regiões. Os entrevistados possuem 16 anos ou mais e pertencem a todas as classes econômicas.

SOBRE A VIATRIS

A Viatris Inc. é uma empresa farmacêutica global que empodera as pessoas ao redor do mundo para viverem com mais saúde em todas as fases da vida. Fornecemos acesso a medicamentos, promovemos operações sustentáveis, desenvolvemos soluções inovadoras e alavancamos nossa experiência coletiva conectando mais pessoas a mais produtos e serviços por meio de nosso exclusivo Global Healthcare Gateway®. Lançada em novembro de 2020, a Viatris reúne estudos científicos, experiência em fabricação e distribuição com experiência regulatória, médica e comercial comprovada e capacidade para fornecer medicamentos de alta qualidade a pacientes em mais de 165 países e territórios. O portfólio da Viatris compreende mais de 1.400 moléculas aprovadas em uma ampla gama de áreas terapêuticas, abrangendo doenças não transmissíveis e infecciosas, incluindo marcas reconhecidas globalmente, medicamentos genéricos e de marca complexos, um portfólio de biossimilares e uma variedade de produtos sem prescrição. Com uma força de trabalho mundial de, aproximadamente, 37 mil colaboradores, a Viatris está sediada nos EUA, com centros globais em Pittsburgh (Estados Unidos), Xangai (China) e Hyderabad (Índia). Saiba mais em viatris.com.br.

SOBRE A ABRATA

A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada à necessidade de atender pessoas portadoras de transtornos do humor, como depressão e transtorno bipolar, assim como seus familiares e amigos. Com sede em São Paulo, a associação reúne representantes de diversas universidades e desenvolve múltiplas atividades com o objetivo de levar conhecimento e informação à sociedade sobre a natureza dos transtornos do humor, além de apoiar psicossocialmente os portadores de depressão, transtorno bipolar, seus familiares e amigos. Mais informações: https://www.abrata.org.br/. Redes sociais: Instagram; Facebook e YouTube.