Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Coração. Hábitos e alimentação que você precisa ter para manter o coração saudável

Você sabia que uma das principais formas de manter seu coração saudável é através da alimentação e estilo de vida?

Por atuar diretamente no funcionamento do organismo, a má alimentação, por exemplo, pode ser a responsável por inúmeras doenças cardíacas.

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo alerta que dentre as mais perigosas estão o infarto, arritmia, parada cardíaca, doenças vasculares, pericardite (inflamação na camada protetora do coração) e disfunções na aorta (a maior e mais importante artéria do corpo humano).

Estudos epidemiológicos, que analisam as taxas de doença nas populações, observam que pessoas que adotam dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes gordurosos, oleaginosas e óleos saudáveis têm taxas mais baixas de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Alimentos processados, por exemplo, aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas em 42% de acordo com pesquisas da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Pensando nisso, o Dr. Ronan Araujo cita dicas de hábitos e alimentação para você manter seu coração saudável, confira:

Durma mais e não negligencie seu descanso

Uma das melhores maneiras de otimizar e proteger o sistema imune é dormir bem. Pesquisas demonstram que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm cerca de quatro vezes mais probabilidade de pegar alguma doença, em comparação com aquelas que dormem sete horas ou mais.

Por que dormir é tão importante? O sono ativa o sistema imune, que combate infecções e faz varreduras no organismo que previnem o câncer ou outros sinais de doença. A privação do sono deprime o sistema.

Como desenvolver uma rotina de sono saudável?

Tente dormir 30 minutos mais cedo, mantendo o mesmo horário de ir dormir e de acordar todos os dias, visando alcançar de sete a oito horas de sono noturno. Evite a cafeína depois das 16h e o álcool ou alimentos algumas horas antes de dormir, essas precauções podem levar a um sono mais restaurador.

Mova-se mais e evite o sedentarismo

“Praticar exercícios regularmente é outra chave para apoiar o sistema imune. Os exercícios reduzem a pressão arterial, o colesterol e o risco de doenças cardíacas, diabetes, depressão e proporciona diversos benefícios para o organismo.” indica o médico Ronan Araujo.

Melhore a sua dieta, pois você é o que você come

A boa nutrição desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imune saudável e do coração. Por exemplo, as fibras afetam positivamente os microrganismos intestinais que auxiliam na imunidade. Frutas e vegetais fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que são grandes aliados na proteção contra as doenças cardiovasculares.

Vegetais

A maioria dos vegetais de cores vivas contém naturalmente altos níveis de compostos protetores. Vegetais verdes com folhas, como espinafre, couves e brócolis, contêm antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Já as cebolas são uma fonte rica de polifenóis anti-inflamatórios.

Frutas

Berries, incluindo morangos, mirtilos e framboesas, são uma fonte especialmente rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Além de poder comê-los por si só, você pode usar em receitas, como em saladas e no iogurte.

Oleaginosas e sementes

“As oleaginosas são potências nutricionais. Elas fornecem proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração.” ressalta o Dr. Ronan Araujo.

Algumas variedades de nozes, castanhas e sementes também são ricas em ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias. Estudos descobriram que o consumo de oleaginosas e sementes está associado a marcadores reduzidos de inflamação e a um menor risco de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2.

Peixe gorduroso

Peixes gordurosos, como salmão, sardinha, anchova e cavala, oferecem doses saudáveis de ácidos graxos ômega-3.

O poder do ômega-3 no combate à inflamação reside em sua capacidade de interromper a produção de citocinas, a chave para a resposta inflamatória do corpo.

Óleos saudáveis

Os óleos são outra fonte abundante de ácidos graxos insaturados, desde que você os escolha com sabedoria. Os mais recomendados são azeite de oliva, óleo de nozes, óleo de linhaça e óleo de canola, que podem ajudar a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Use-os nas receitas e regue-os nas saladas.

“Exercícios, sono, redução do estresse, uma dieta saudável e acompanhamento médico e nutricional desempenham papéis cruciais na proteção da saúde em sua totalidade. Outras sugestões que você pode adotar para apoiar o seu sistema imune são: evite fumar, beba álcool apenas com moderação, mantenha um peso saudável e tente controlar as condições de saúde implícitas. A soma desses hábitos levam a uma saúde geral melhor e a uma melhor chance de proteger seu coração.” finaliza o Dr. Ronan Araujo.

Sobre o autor: Dr. Ronan Araujo

Ronan Licinio de Araujo, conhecido como Dr. Ronan Araujo, é formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde.

Referência em sua região, no bairro de Tatuapé, em São Paulo, Dr. Ronan Araujo montou seu instituto há 1 ano e 3 meses e, o que antes era uma vida de plantão, atualmente se tornou uma agenda extremamente concorrida. Além disso, recentemente abriu uma clínica em Alphaville e pretender abrir outras clínicas e treinar mais profissionais que sigam a mesma linha.