Pular para o conteúdo

Na CASACOR Ribeirão Preto, ONG apresenta projeto de moradia emergencial para atender famílias carentes 

Com o trabalho de voluntários, ONG TETO apresenta na mostra casa de 18 m², projetada de forma totalmente sustentável

A moradia emergencial foi “construída” na mostra em dois dias. Em seguida, entre os dias 5 e 6 de novembro, será remontada em uma comunidade de Ribeirão Preto e se tornará a casa de uma família – Divulgação

Trazendo uma reflexão sobre o morar digno, a CASACOR Ribeirão Preto abriu espaço para a ONG TETO, entidade chilena que atua também em 7 estados brasileiros, e desde 2019 em Ribeirão Preto.

No projeto apresentado na mostra – que ocorre na cidade até o dia 30 de outubro – a ONG TETO apresenta um trabalho desenvolvido por sua equipe de voluntários com o objetivo de superar a situação de pobreza encontrada nas favelas brasileiras: uma moradia emergencial de 18 m², sustentável e de baixo custo.

O Gestor de Sede da TETO, Lucas Lima Borges, conta que “este ano temos a honra de estarmos na mostra como ‘expositores’, justamente para contrapor, trazer uma outra perspectiva de moradia e ajudar na sensibilização e conscientização sobre a realidade em que milhões de pessoas estão submetidas diariamente”.

Seguindo o tema central da CASACOR Ribeirão Preto – que é explorar novas formas de morar, socializar e trabalhar aliando soluções práticas – a organização traz um olhar diferente da arquitetura, o das pessoas que vivem em precariedade habitacional sem a oportunidade de ter uma moradia com conforto e segurança. “O projeto traz para os visitantes tanto uma reflexão sobre a necessidade de tantas pessoas, que é de uma estrutura mínima para o morar, como a possibilidade de amenizar esse problema, proposta pela ONG”, diz Maurício Siqueira, diretor da mostra,

A moradia emergencial foi “construída” na mostra em dois dias. Em seguida, entre os dias 5 e 6 de novembro, será remontada em uma comunidade de Ribeirão Preto e se tornará a casa de uma família.

As moradias emergenciais da TETO são construídas pensando plenamente na sustentabilidade ambiental. As madeiras usadas na construção são produtos de reflorestamento certificado e as telhas são de material reciclado (caixas de suco, leite e etc). Já o módulo sanitário é integrado a um sistema alternativo de saneamento básico com biodigestores).

Com o espaço na mostra, a ONG espera encontrar novos aliados em Ribeirão para somar esforços e potencializar os resultados na cidade. “Na CASACOR Ribeirão Preto, a intenção da ação não é trazer desconforto ou encontrar culpados para essa questão, mas trazer uma reflexão de que todos somos responsáveis por essa mudança e agentes de transformação”, explica Lucas Lima.

Segundo Maurício Siqueira, a CASACOR Ribeirão Preto e as empresas parceiras vão doar materiais que não forem reutilizar. “No final da mostra vamos reunir tudo que não será reutilizado e destinar para a ONG. O nosso objetivo é seguir contribuindo com este trabalho e o com o projeto da TETO”, concluiu.

Programe-se
Data: até 30 de outubro
Local: Avenida Carlos Consoni, 220, no bairro Jardim Canadá Horários: Terça a quinta -feira das 15h às 21h/ Sexta-feira e sábado das 15h às 22h e Domingos das 15h às 20h
Ingresso: Link

Com o trabalho de voluntários, ONG TETO apresenta na mostra casa de 18 m², projetada de forma totalmente sustentável – Divulgação