Pular para o conteúdo

Traumas oculares no beach tennis podem ser prevenidos

Esporte se popularizou entre os brasileiros, mas é preciso tomar certos cuidados para evitar acidentes 

 

Os traumas oculares no beach tennis podem ser prevenidos por meio do uso de óculos de proteção para práticas esportivas.

Mas apesar de ser um cuidado básico, a maioria dos jogadores se esquece de proteger os olhos durante a prática.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, os acidentes mais comuns são a ceratite (arranhão da córnea) e a conjuntivite, ambos causados pelo contato da areia em com os olhos. A areia é abrasiva e pode ser um meio de transporte para bactérias e fungos.

“Caso a areia caia nos olhos, evite esfregá-los. Para remover ciscos ou outros corpos estranhos dos olhos, primeiro é preciso lavar bem as mãos com água e sabão. Depois, a pessoa pode mover a pálpebra superior sobre a pálpebra inferior para estimular o lacrimejamento e provocar o deslocamento do corpo estranho até sua saída”, explica.

Uma outra dica é usar colírios lubrificantes para lavar os olhos. Caso o desconforto persista, bem como a vermelhidão, o ideal é procurar um oftalmologista para o correto tratamento.

Alta velocidade

Uma das consequências mais graves para os olhos são os traumas oculares de alta velocidade (como ser atingido no olho por uma bola). Esse tipo de acidente pode levar ao desenvolvimento de um glaucoma secundário e descolamento de retina.

“As bolas menores, como àquelas usadas no beach tennis, no tênis e no golfe, por exemplo, se acomodam perfeitamente na órbita ocular. Além disso, atingem o olho em alta velocidade. Esses dois aspectos são importantes fatores de risco para lesões na parte de trás do olho, onde ficam o nervo óptico, retina e outras estruturas essenciais para a visão”, alerta Dra. Maria Beatriz.

Vale ressaltar que qualquer outro objeto que atinja o olho em alta velocidade, bem como pancadas e socos, também podem causar lesões no globo ocular como fratura do osso da órbita ocular e queda palpebral, chamada de ptose mecânica.

Acidentes e perda da visão

Segundo com um estudo “The global impact of eye injuries”, mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo perderam a visão por trama ocular. Outras 2,3 milhões apresentam baixa visão bilateral e 19 milhões cegueira
unilateral.

Traumas oculares devem ser tratados com urgência

A oftalmologista alerta que traumas oculares devem ser considerados uma urgência. “Ao sofrer um acidente como uma bolada, a pessoa deve procurar um serviço de emergência oftalmológica, de preferência. Nesses casos, o tratamento precoce da lesão pode evitar consequências mais graves, como o glaucoma e descolamento de retina”.

A pessoa também deve ficar atenta aos sintomas sugestivos de problemas mais graves como dor ocular, fotofobia, visão embaçada e hemorragia no olho.

Vai para o beach tennis? Leve seus óculos!

A boa notícia é que a prevenção de traumas oculares durante esportes com bola é simples: basta usar óculos de proteção próprios para a prática esportiva. Podem ser facilmente encontrados em sites e lojas. Vale lembrar que há modelos que têm lentes com proteção UVA/UVB, que é essencial para esportes diurnos ao ar livre.