Pular para o conteúdo

SOP-Síndrome do Ovário Policístico: Alimentação adequada é aliada no tratamento, alerta médico nutrólogo

Médico nutrólogo, Lucas Alexandre Vanderlei enumera cuidados específicos com a alimentação para mulheres que sofrem da síndrome: “É necessário acompanhamento nutricional, atividade física e acompanhamento médico, feito por nutrólogo, endocrinologista e ginecologista”, afirma, destacando que o nutrólogo tem ganhado um papel de destaque nessa patologia.

A atriz Larissa Manoela anunciou recentemente em sua conta do Twitter que recebeu o diagnóstico de ovário policístico em seu último exame de ultrassom. Essa condição pode apresentar dois cenários, de acordo com especialistas.

O primeiro ocorre logo após o início da menstruação, quando os cistos podem surgir devido a uma imaturidade dos ovários, mas a situação se normaliza em poucos meses. Já no segundo cenário, os cistos denunciam uma doença metabólica que pode ter consequências mais sérias. Neste caso, fala-se em Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

De acordo com o médico nutrólogo Lucas Alexandre Vanderlei, especialista em emagrecimento, performance esportiva e medicina canabinóide, a condição pode acarretar uma série de problemas à saúde e bem-estar da mulher. São complicações que vão do hiperandrogenismo, que causa excesso de pêlos, principalmente em locais tipicamente masculinos, acne resistente a tratamentos com cremes usuais e alopécia, que é a queda de cabelo em regiões das entradas e coroa, a resistência insulínica, aumentando o risco de diabetes, alterações de colesterol e excesso de peso.

“A SOP é considerada a doença endócrina mais comum nas mulheres em idade reprodutiva, com prevalência de 5% a 17% nessa faixa etária”, explica o médico nutrólogo Lucas Vanderlei.

A SOP também costuma alterar o ciclo menstrual, o que pode causar infertilidade ou dificuldade para engravidar. O médico nutrólogo explica que os mecanismos de causa da SOP – resistência insulínica, excesso de hormônios masculinos, inflamação de baixo grau e estresse oxidativo – devem receber tratamento adequado e abrangente. “É necessário acompanhamento nutricional, atividade física e acompanhamento médico, feito por nutrólogo, endocrinologista e ginecologista”, afirma, destacando que o nutrólogo tem ganhado um papel de destaque nessa patologia.

Tratamento multidisciplinar para SOP

Além das medicações específicas e do uso de anticoncepcional, indicado para certos casos, o especialista diz serem benéficos suplementos antioxidantes como cúrcuma, berberine, ácido-alfalipóico, inositol e melatonina, e a suplementação de vitaminas como B12, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina D. O acompanhamento nutricional é outro aliado.

“Dietas específicas e de curto prazo, como de baixo índice glicêmico, Low Carb, cetogênica e jejum intermitente, podem ser benéficas em alguns casos”, exemplifica. A atividade física moderada a intensa por pelo menos 150 minutos na semana, que podem ser fracionados em 3 a 5 treinos, também é fundamental para manter o peso equilibrado, de a acordo com o especialista.

Para mulheres que acabam de receber o diagnóstico, ele aconselha que já iniciem atividade física, associando sempre cardio e musculação, trabalhem a higiene do sono, reduzam a ingestão de bebidas alcoólicas e, claro, procurem ajuda de uma equipe médica multidisciplinar. Atenção aos alimentos consumidos é outro ponto importante. Alimentos de índice glicêmico alto, como farinhas refinadas, açúcares, sucos concentrados e refrigerantes, devem ser evitados, pois, elevam os níveis de insulina. Os que são ricos em gorduras saturadas e inflamatórios, como os embutidos, também não são recomendados.

Já os alimentos ricos em fibra e integrais ou de baixo índice glicêmico, como raízes e leguminosas, são bem-vindos, assim como verduras e vegetais, pelo aporte de nutrientes e vitaminas. O grupo das castanhas, como nozes e castanha do Pará, é outro que entra no cardápio, segundo o nutrólogo, além de alimentos anti-inflamatórios, peixes, linhaça, chia e ingredientes ricos em ômega-3.

Sobre Dr. Lucas Alexandre Vanderlei

Médico Nutrólogo do IAMSPE e titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia, o Doutor Lucas Alexandre Vanderlei é formado pela Universidade Federal de Alagoas e pela Australian National University e especialista em emagrecimento, performance esportiva e Medicina Canabinóide.

Dr. Lucas Alexandre Vanderlei – Médico Nutrólogo