Pular para o conteúdo

TPM: como aliviar os sintomas com ativos naturais

A famosa TPM – Tensão Pré-menstrual, é sentida por mais de 70% das mulheres em idade fértil, período que começa na puberdade e vai até a menopausa. Ela afeta o sistema nervoso central e pode interferir no humor, e desencadear sintomas físicos e comportamentais que podem prejudicar desde os relacionamentos pessoais até o rendimento no trabalho.

A intensidade desses sintomas depende das características de cada mulher, como a idade, o peso, hábitos como a prática de exercícios físicos ou não, tipo de alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.

Os vários e diferentes sintomas que se manifestam antes do ciclo menstrual, são separados em cinco categorias diferentes que podem acontecer individualmente ou ao mesmo tempo. São eles:

TPM tipo A: tem a ansiedade como o seu principal sintoma.
TPM tipo C: provoca aumento na compulsão por doces, alimentos calóricos e gordurosos.
TPM tipo D: deixa a mulher depressiva e com baixa autoestima.
TPM tipo H: provoca retenção de líquido e inchaço, o que pode gerar ganho de peso.
TPM tipo O: reúne todos os outros sintomas pré-menstruais e manifestações atípicas, como cólicas, enjoos, acnes e alteração nos hábitos intestinais.

Para minimizar esses efeitos negativos da TPM, é importante que a mulher busque um ginecologista para descartar outras doenças, como por exemplo a endometriose. Excluindo qualquer outra enfermidade, é possível amenizar os sintomas físicos ou comportamentais com ativos naturais e sem prejuízos à saúde.

Michelle Reis, farmacêutica da Phytocare Farmácia de Manipulação, ensina como os ativos naturais e fitoterápicos podem ajudar a combater a TPM:

Para mulheres que sentem dores de cabeça: pode ser tratada com a Erva Balereeira que tem ação antiinflamatoria. A Espinheira Santa funciona como analgésico, e o Ginko Biloba atua como vasodilatador auxiliando na circulação do sangue, diminuindo a pressão e a dor. O Lupulu também é uma ótima opção para tratar crises de cefaleia tensional e ansiedade.

Para Irritabilidade: O composto destas ervas Valeriana, Passiflora e o Mulungu diminui a tensão e causa sensação de relaxamento.

Tristeza e melancolia: a Passiflora e o Mulungu atuam diretamente no sistema nervoso central trazendo uma melhora significativa dos sintomas. Também pode ser uado o Alecrim que traz uma sensação de bem-estar e motivação.

Cólicas: a Erva Agoniada pode ajudar a aliviar cólicas menstruais, sintoma comum durante a TPM (dismenorreia) e durante a menstruação, além de atuar também na regulação do ciclo menstrual. Pode ser usada na forma de cápsula do pó, tintura, extrato fluido ou chá.

Ansiedade: A Melissa tem ação ansiolítica natural, diminuindo assim os sintomas da ansiedade.

Estresse e irritabilidade: podem ser tratados com o Extrato do Maracujá que atuará como ansiolítico e antidepressivo de forma natural.

Fome: para estes casos a Garcinia que é uma erva G. gummigutta pode auxiliar na redução do apetite incluindo a diminuição da vontade de comer doce, visto que neste momento de TPM a mulher sente uma vontade imensa do açúcar.

Insônia: muitos chás podem auxiliar, como os de Maracujá, Mulungu e Valeriana que devem ser utilizados 30 minutos antes de dormir, em infusão ou cocção com água. Também podem ser utilizados os óleos essenciais de Lavanda e Camomila, sendo o ideal pingar 2 gotas no travesseiro ou 15 a 30 gotas no difusor de ambiente.

“Outras práticas saudáveis também podem ajudar nesses dias difíceis do mês, como deixar de lado bebidas que contenham cafeína, álcool, alimentos ricos em sódio que contribuem para o acúmulo de líquido pelo organismo, algo já potencializado pela TPM, e ter uma rotina de exercícios físicos. Tudo isso associado aos ativos naturais vai deixar o período muito mais tranquilo.” Finaliza a farmacêutica Michelle Reis.

Sobre Michelle Reis Farmacêutica

Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Guarulhos, MBA em Marketing Executivo na Fundação Getúlio Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC e Formação em Coaching Ericksoniano. Pública pelo ICTQ.

Foi Diretora de Compliance e Qualidade Operacional no startup rede de clínica médicas, por 3 anos.

É Membro do Potencial Compliance a mais de 1 ano, onde contribui com conteúdos de Compliance para o Varejo e Saúde.

Atualmente é Fundadora da empresa Grupo Terceiriza, empresa especializada em terceirização de serviços e Consultoria para o mercado de saúde e Sócia/Diretora Executiva na Integra Compliance, empresa de inovação em implantação de Código de Conduta, através de Gameficação. Proprietário e Farmacêutico Responsável da Phytocare Farmácia de Manipulação e Homeopatia.