Pular para o conteúdo

Como é feita a vasectomia nos homens? É possível desfazer o procedimento?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico ambulatorial destinado a fornecer aos homens o controle da natalidade de forma segura, ou seja, evita que a gravidez ocorra durante as relações sexuais normais, mesmo que a ejaculação ocorra naturalmente na vagina.

Este é um método de contracepção masculina muito eficaz (mais próximo de 100%), durável e relativamente fácil de administrar, desde que seja realizado por um urologista com experiência em técnicas cirúrgicas.

O procedimento tem como objetivo bloquear a passagem por onde os espermatozoides passam, impedindo que eles se combinem com outros componentes do sêmen. 

Os vasos deferentes são cortados e bloqueados através de pequenas incisões em ambos os lados (bilateral) do escroto.

Durante a relação sexual, o ejaculado permanece e o sêmen mantém a maior parte de suas características, mas como não possui espermatozóides viáveis ​​(azoospermia), a gravidez não é possível. 

Ou seja, um homem libera sêmen após o orgasmo, mas não libera esperma durante a ejaculação. 

Após uma vasectomia, os testículos ainda produzem espermatozóides, mas esses espermatozóides não circulam no tubo (porque está bloqueado), mas são gradualmente absorvidos pelo organismo. 

A vasectomia é uma forma de controle de natalidade que previne gravidez indesejada, mas não doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A vasectomia é eficaz?

A vasectomia é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, com uma taxa de sucesso superior a 99%. A vasectomia é muito segura em comparação com outros métodos, mas como outros, não é infalível (até 0,05% de risco de falha).

A vasectomia não leva imediatamente à infertilidade. Leva 2 meses e 20 a 30 ejaculações para “eliminar” os espermatozóides que ainda estão vivos no restante do caminho do sêmen.

Antes da relação sexual desprotegida, a ausência de esperma deve ser comprovada por um teste chamado espermograma. Este teste deve ser feito cerca de 2 meses após a cirurgia. Durante este tempo, você deve manter outro método de controle de natalidade.

A eficácia do método permanece a mesma ao longo dos anos. No entanto, embora este método seja muito raro (cerca de 0,5% dos casos), pode falhar ao longo do tempo porque alguns homens invertem naturalmente e espontaneamente o fluxo de espermatozóides através do ducto deferente.

Pós operatório da vasectomia

Em geral, o repouso é recomendado nos primeiros dias após a cirurgia. Pausas temporárias de atividade física de intensidade moderada e alta e retorno ao trabalho após 2-3 dias se não houver desconforto aparente.

Nos primeiros dias após a cirurgia, podem ocorrer dor localizada, inchaço e equimose. 

Também pode haver algum “aperto e sensibilidade” ou dor testicular, e o gelo é aconselhado para evitar a ejaculação e a recuperação nos primeiros 7 a 10 dias. 

A presença de dor testicular pode estar presente no tempo após a cirurgia. A causa dessa dor crônica é desconhecida, mas geralmente é tratada com analgésicos e anti-inflamatórios e é bem tolerada sem efeitos colaterais.

Devem ser tomadas as seguintes precauções: repouso por pelo menos 48 horas, evitar atividades físicas nos primeiros 7 dias, manter a incisão seca e limpa, além de arejada com uma cueca mais “folgada”, evitar relações sexuais nos primeiros dias e manter os métodos anticoncecionais até que um espermograma seja feito para certificar o sucesso da operação.

Quais os riscos da vasectomia?

Não existem procedimentos médicos e/ou cirúrgicos isentos de risco, mas as complicações após a vasectomia são raras. Como em qualquer cirurgia, o risco de sangramento ou infecção é mínimo e geralmente desaparece com repouso, gelo ou tratamento com antibióticos.

Em casos raros, um hematoma escrotal com edema e infecção acentuados pode se desenvolver e exigir reavaliação médica. A epididimite congestiva ou o granuloma espermático podem causar dor escrotal crônica que afeta a qualidade de vida do homem (muito raro).

Estudos mostraram que homens que fizeram vasectomia não têm risco aumentado de doenças cardíacas, câncer de próstata, câncer testicular ou outros problemas de saúde.

É possível desfazer o procedimento?

A vasectomia pode ser desfeita cirurgicamente, mas a taxa de sucesso é baixa. 

Dito isto, existem maneiras de reverter uma vasectomia (re-penetração do ducto deferente) ou engravidar um parceiro através de técnicas de reprodução medicamente assistida (por exemplo, coleta de esperma dos testículos ou congelamento de esperma). 

No entanto, a vasectomia ainda deve ser considerada um procedimento definitivo e irreversível.

A reversão microcirúrgica é realizada sob um microscópio e geralmente leva de 2 a 3 horas. 

Este é um procedimento detalhado para reconectar as extremidades dos vasos deferentes. 

Quanto menor o intervalo de tempo entre a vasectomia e a tentativa de reversão, maior a taxa de sucesso. 

Por exemplo, homens que fizeram vasectomia há mais de 10 anos tiveram taxas de sucesso mais baixas do que homens que fizeram vasectomia recentemente.

Também é possível usar a tecnologia de reprodução medicamente assistida (PMA), na qual o esperma é diretamente aspirado dos testículos e colocado em contato com o óvulo para fertilização.

Com isso, você sabe agora como é feito este procedimento nos homens e ademais se é possível desfazê-lo.