Pular para o conteúdo

Escolas públicas do Paraná estão entre as dez melhores nas olimpíadas digitais de matemática

Destinado aos estudantes de 4 a 12 anos, torneio contou com a participação de 3,3 mil instituições de ensino no País e mais de 32 milhões de problemas resolvidos

Duas escolas públicas do Paraná integram o ranking das dez instituições de ensino que venceram as olimpíadas digitais de matemática, realizadas no último mês em todo o País dentro de uma plataforma de jogos matemáticos (gamificação), que é utilizada na grade curricular de milhares de instituições de ensino no território nacional. As vencedoras As vencedoras  foram Escola Estadual Nova Esperança, da cidade de Dois Vizinhos, na quarta colocação, e Escola Municipal Dalila Ayres, de Castro, na sétima colocação.

Na prática, as escolas públicas no Brasil superaram de longe os colégios provados privados na competição. Das dez instituições com maior desempenho, oito são oriundas da administração pública (veja ranking abaixo).

O torneio, promovido pela startup internacional Matific, com o apoio da Microsoft e Fundação Telefônica Vivo, foi destinado a alunos do Ensino Infantil e do Fundamental, e contou com a adesão de 3,3 mil colégios e 201 mil estudantes. Em cinco dias de competição na plataforma, os participantes resolveram mais de 32 milhões de problemas propostos.

A proposta dos organizadores é oferecer todos os anos uma competição saudável que inspire as crianças a resolver problemas, aprender e a criar soluções, além de ser uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos. “Na edição deste ano, em particular, o torneio também serviu para a redução da desfasagem escolar causada pela pandemia e para a diminuição da ansiedade em relação à matemática”, explica Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

“Com o avanço da internet e as tecnologias de escala e baixo custo, abre-se um caminho sustentável para o avanço do ensino de qualidade no Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’”, acrescenta.

O sistema de gamificação da Matific já é adotado em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada na grade curricular de cerca de 8 mil colégios públicos e privados.

Vencedores das Olimpíadas Digitais de Matemática

1 > (Pública) Escola Municipal Professor Claudio Brandao >> Belo Horizonte – MG
2 > (Pública) Cora Coralina >> Belo Horizonte – MG
3 > (Pública) Escola Municipal São Judas Tadeu >> Uberaba – MG
4 > (Pública) Escola Estadual Nova Esperança >> Dois Vizinhos – PR
5 > (Privada) Instituto Educacional Maria Madalena Ltda. >> Tutóia – MA
6 > (Púbica) Escola Municipal De Educação Básica Santa Terezinha >> Coruripe – AL
7 > (Pública) Escola Municipal Dalila Ayres >> Castro – PR
8 > (Pública) Antônio Laureano Da Cunha Filho >> Santo Antônio da Patrulha – RS
9 > (Privada) Centro Escolar Educare – Tutóia – MA
10 > (Pública) Escola Municipal Prof. Carlos Doetsch – São Bento do Sul – SC

Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br/home)
A Matific é uma startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 60 países, com milhões de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.