Pular para o conteúdo

Copa do Mundo: seleção está pronta para o Catar!

Professor do curso de Educação Física do UNIPÊ fala sobre quem vai jogar e ainda concede dicas sobre como se antecipar para um dos momentos mais esperados do ano

O maior evento de futebol do planeta está mais perto do que nunca para alegrar os brasileiros e cidadãos de todos os países! Historicamente, o futebol é um esporte que acolhe todas as classes, gêneros e nacionalidades. Por isso, muitas pessoas ficam na expectativa e se mobilizam para acompanhar os jogos da seleção, junto aos amigos e familiares.

O evento acontecerá no Catar, um país peninsular árabe localizado no Oriente Médio, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. “O técnico Tite consolidou uma base para atuar, sendo assim os 26 jogadores convocados para o grupo que vai à Copa do Mundo, sem muita surpresa, apesar de contestações sobre a convocação de Daniel Alves”, diz o professor Me. Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França, do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.

Os convocados oficiais para a seleção brasileira são:

– Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

– Laterais: Danilo (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla);

– Zagueiros: Bremer (Juventus), Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid);

– Meio-campistas: Casemiro e Fred (ambos do Manchester United), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Newscastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Éverton Ribeiro (Flamengo);

Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli (ambos do Arsenal), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Vinicius Jr. e Rodrygo (ambos do Real Madrid) e Richarlison (Tottenham).

Os comentários acerca dos dias de jogo da seleção não param, pois são em dias úteis e, tradicionalmente, a população costuma dar uma pausa para assistir e ver o elenco em campo. “Já imaginamos todos animados e esperançosos pela grande atuação da seleção brasileira, onde teremos jogos na fase de grupos. O primeiro será nos dias 24 de novembro contra a Sérvia, logo depois, no dia 28 de novembro contra a Suíça e 2 de dezembro contra Camarões. Nas oitavas de final, o Brasil pode jogar no dia 5 de dezembro, caso seja o 1º colocado no grupo G, ou no dia 6 de dezembro, caso fique em 2º lugar”, explica o docente.

Preparando-se para o evento

Em relação aos preparativos para o grande evento, o professor recomenda cuidar do corpo e ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos orientados. Isso pode auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. “É uma excelente forma de ‘preparar o coração’ para fortes emoções durante o evento. Além disso, assistir a um pré-jogo e tentar adivinhar a escalação, quem fará o gol da vitória e o pensamento positivo são fundamentais”, acredita o docente.

Clizaldo sugere ainda que todo esforço para aproveitar a competição vale a pena, como combinar um local para assistir aos jogos, torcer bastante e decorar a casa, que será um ponto de encontro entre amigos e familiares. “Apesar de se tratar de uma competição, é bom sempre recordar a verdadeira mensagem transmitida pelo evento, que é a integração social, além do respeito pelo próximo, independentemente de cor, raça, crença e orientação sexual”, finaliza.

Sobre o UNIPÊ – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O UNIPÊ é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, e reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br.