Pular para o conteúdo

Senac Barretos

WIFT Brasil fomenta Campanha Internacional de Eliminação da Violência Contra Mulheres

Com transmissão ao vivo e ações presenciais, o tema será debatido com as presenças de grandes diretoras, autoras, atrizes e organizações

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking dos países que mais matam mulheres no mundo. A cada dia, três mulheres são vítimas de feminicídio. Para alertar sobre esse importante tema, a WIFT Brasil em parceria com a Star+ Disney e a  Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promovem, durante a Campanha Internacional de Eliminação da Violência Contra Mulheres (ONU), cinco encontros, sendo dois na cidade do Rio de Janeiro, um em São Paulo e dois online com abrangência nacional, para debater o assunto e incentivar as vítimas a romper o silêncio.

Todos os encontros serão marcados por produções audiovisuais, palestras e debates com diretoras, autoras, elenco e representantes de organizações. Foram selecionados filmes, séries e livro que retratam essa realidade de modo crítico e buscam fazer o público refletir sobre o problema.

“O audiovisual sempre foi uma poderosa ferramenta de impacto social por possuir uma linguagem universal e, nos últimos anos, de fácil acesso por meio da internet. Com este programa estaremos promovendo a conscientização entre adultos e adolescentes sobre a violência contra as mulheres, as suas causas e como combatê-las no nível individual e coletivo”, explica Nagila Guimaraes, co fundadora da WIFT Brasil.

O evento tem apoio cultural da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, Me Too BR, Associação de Profissionais Negros do Audiovisual – APAN, GNT, Instituto Promundo, e do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Sobre a WIFT Brasil

Presente no Brasil desde 2013, a WIFT Brasil é uma organização não governamental que realiza trabalhos objetivando o protagonismo da mulher nas mídias baseadas em telas, por meio de programas como: Mentoria, Workshop, “Tamo Junta” e “Elas na Tela”. É parte de uma rede mundial fundada em 1973 em Los Angeles como reação ao desequilíbrio de gênero no setor audiovisual. A rede proporciona suporte profissional, oportunidades de networking e reconhecimento para mulheres que trabalham em cinema, televisão e mídia digital. São cerca de cinquenta filiais distribuídas nos seis continentes e interligadas por meio da WIFT Internacional, que foi estabelecida como a rede global para conectar todas as WIFTs, todas trabalhando com o mesmo objetivo de paridade de gênero e diversidade.

UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres

PROGRAMAÇÃO

“Não foi minha culpa”, a série disponível na Star+ será, pela primeira vez, aberta ao público e ficará no Canal do YouTube da WIFT Brasilenquanto durar a campanha. Lançada recentemente, a produção é inspirada em acontecimentos reais de histórias de feminicídio e violência de gênero. Com dez episódios, a série ganhou versões na Colômbia e no México, cada país com sua visão da violência contra a mulher.

ON LINE

20.11.22 – Dia Nacional da Consciência Negra

Exibição: episódio 4 “Raíssa”

Horário: 19h

Convidadas: Susanna Lira (diretora), elenco e Thaís Scabio (Vice presidenta APAN),

Mediação: WIFT Brasil

Local: Canal do YouTube da WIFT Brasil

6.12.22 – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Exibição: episódio 3 “Joana”

Horário: 19h

Convidadas: Susanna Lira (diretora), Luciano Ramos (Instituto Promundo) e Julia Katharine

Mediação: WIFT Brasil

Local: Canal do YouTube da WIFT Brasil

RIO DE JANEIRO

25.11.22 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres

Exibição: episódio 1 “Carol” seguido de debate e abertura da exposição da artista Panmela Castro em parceria com a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher

Horário: 14h

Convidadas: Susanna Lira (diretora) e elenco

Mediação: Susana Campos (WIFT Brasil) e Joyce Trindade, Secretária de Políticas e Promoção da Mulher

Local: Parque das Ruínas – Auditório – Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro

10.12.22 – Dia Internacional dos Direitos Humanos

“Histórias de morte matada, contadas feito morte morrida”

Horário: 15 h

Convidadas: autoras Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues; além de Monalyza Alves, da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher.

Mediação: Ana Cecília (WIFT Brasil)

Experiências de Verônica Marques

Local: ESPM/RJ – Rua da Ladeira da Glória, 26, casa 1 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Lobby do Batom, doc 61′, Mapa Filmes/GNT 2022

Documentário “Lobby do Batom” relembra a história do movimento feminista que mudou a constituição brasileira, com Gabriela Gastal na direção, Christiana Albuquerque no roteiro e Renata Fraga na produção.

Horário: 16h30

Convidadas: Gabriela Gastal (diretora) e personagens

Mediação: Ana Cecília (WIFT Brasil)

Experiências por Verônica Marques

Local: ESPM/RJ – Rua da Ladeira da Glória, 26, casa 1 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO

23.11.22

Horário: 13h30

Convidadas: Marina Ganzarolli (Me Too), Lucila Hertzriken (Produtora Não foi minha culpa), Marianna Souza (CEO APRO / Filmbrazil) e convidadas

Mediação: WIFT Brasil

Local: ESPM/SP – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana- SP

Auditório Renato Castelo Branco – 130 lugares

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada franca

Site: https://wiftbrasil.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/WIFTBrasil/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqGPBtjKUd0XpQHlrwfTG2w/featured

Instagram: https://www.instagram.com/wiftbrasil/