Pular para o conteúdo

Energéticos causam cáries e sensibilidade nos dentes? Entenda o motivo

Fato é que o consumo desta bebida tem aumentado bastante nos últimos tempos. Os energéticos por si só já são bebidas ácidas (pH médio de 3,4). E são comumente ingeridos em drinks, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Essas misturas aumentam muito o potencial de danos aos dentes.

Bebidas energéticas contêm estimulantes, como a cafeína e o guaraná, além de quantidades variadas de carboidratos, ginseng, taurina, carnitina, creatina, glucoronolactona, sódio e diversas outras substâncias.

O consumo excessivo de cafeína está associado ao aumento da pressão arterial e da diurese, taquicardia, insônia, ansiedade, alterações de humor, riscos de dependência física, bruxismo e sensibilidade extrema nos dentes.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde explica que, além disso, o consumo frequente de energéticos pode favorecer o desenvolvimento de cáries, devido ao açúcar presente na formulação e também desgastes dos dentes, devido ao ph ácido das bebidas e presença de ácido cítrico em algumas composições.

Qual a associação da ingestão dos energéticos com o bruxismo (ranger e apertar dos dentes)?

As bebidas energéticas aumentam a frequência cardíaca e da pressão arterial, podendo causar irritabilidade, ansiedade e insônia. Fatores cruciais para o desenvolvimento do bruxismo.

Os ácidos dos energéticos podem deixar os dentes sensíveis

Os ácidos contidos na bebida corroem a superfície do dente, deixando o esmalte dental mais fino. Em alguns casos ocorre até a exposição da dentina (parte mais interna do dente).

“Dentro da dentina existem canais (túbulos dentinários) por onde passam terminações nervosas. Com a perda da proteção do esmalte, essas terminações nervosas ficam mais expostas e o dente mais suscetível as variações de temperatura.” esclarece a cirurgiã-dentista.

Corrosão dos dentes e cáries

A Dra. Bruna Conde também alerta que, depois de cinco dias de exposição ao ácido das bebidas energéticas, o esmalte do dente pode começar a corroer e causar danos de difícil reparação. Sem a proteção do esmalte dos dentes, os dentes tornam-se mais sensíveis e aumenta a probabilidade de cáries.

Cárie dentária é uma doença que tem diversos fatores envolvidos, entre eles, hábitos alimentares, higienização bucal, qualidade salivar e fatores genéticos. Nesse contexto, o exagerado consumo de carboidratos tem influência direta na ocorrência da doença, pois provoca reações bioquímicas metabólicas nas bactérias da cavidade bucal e seus efeitos.

De acordo com diversas pesquisas, descobriu-se a relação entre a sacarose e a cárie dental. Bactérias cariogênicas como a Streptococcus mutans conseguem metabolizar esse carboidrato rapidamente, pois ele é um composto simples que atua como uma fonte de energia no metabolismo glicolítico. Além disso, este açúcar serve para produção de ácido láctico, síntese de polímeros extracelulares, auxiliando na adesão bacteriana e formação de polissacarídeos (carboidratos polímeros de alta massa molecular) de armazenamentos intracelular e extracelular.

Mas afinal, eu devo então parar de consumir bebidas ácidas?

“Essa é uma pergunta muito frequente que recebo no consultório. Você pode, sim, continuar ingerindo bebidas ácidas. Mas deve cuidar com a quantidade e frequência de ingestão destas bebidas.” comenta a Dra. Bruna Conde, que cita as seguintes precauções:

1 – Tome água antes s após ingerir alimentos ácidos. Ou pelo menos, faça um bochecho com água para diminuir o tempo que o ácido fica ativo sobre os dentes.

2 – Aguarde pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após ingerir alimentos ou bebidas ácidas. Esse tempo permite que a saliva neutralize o pH ácido.

3 – Cuidado com a frequência e quantidade de ingestão de qualquer alimento ou bebida ácida.

4 – Evite pastas de dentes mais abrasivas como as clareadoras. Elas causam uma maior abrasão do esmalte dentário e podem piorar a situação.

5 – Utilize pastas para dentes sensíveis para ajudar a controlar a dor.

6 – “Visite regularmente o dentista que entenda desse assunto Em alguns casos, a sensibilidade ocorre porque existe uma área importante de dentina exposta. Através de restaurações dentárias ou géis dessensibilizantes conseguimos um bom alívio. A melhor maneira de tratar e evitar doenças na boca e problema nos dentes é, portanto, prevenir o seu surgimento através de cuidados adequados e regulares com a saúde bucal!” finaliza Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista

Dra. Bruna Conde – Cirurgiã-Dentista.
CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.