Pular para o conteúdo

Especialista explica como funciona processo de cultivo da cannabis para fins medicinais

Segundo Fabrizio Postiglione, fundador da farmacêutica Remederi, o ciclo da cannabis medicinal é um processo muito sério, que exige expertise para garantir a qualidade do produto

Com o objetivo de evidenciar a rigidez e a eficiência do processo de desenvolvimento da cannabis medicinal, Fabrizio Postiglione, fundador e CEO da Remederi, farmacêutica brasileira, que promove o acesso a produtos, serviços e educação sobre terapia canabinoide, conta que estuda a cannabis desde 2009 e que possui experiência em todo o processo de produção e comercialização da substância para fins medicinais.

O executivo, que já atuou em uma fazenda de cultivo em Oregon, nos Estados Unidos, relata que o ciclo da cannabis para fins medicinais é um processo muito sério, que exige expertise para garantir a melhor qualidade do produto. O desenvolvimento do produto é algo tão minucioso e bem elaborado que faz com que a sua regulamentação seja tão complexa quanto.

De acordo com ele, o processo de atenção para o desenvolvimento do medicamento basicamente começa na avaliação de pureza do solo, que deve ser bem preparado para receber as plantas que por sua vez já foram germinadas em espaços fechados, os chamados berçários.

Em seguida, é preciso verificar a qualidade da água para irrigação, para que não haja a interferência de substâncias tóxicas no processo e, depois disso, precisa-se avaliar e elaborar a genética da planta para obter um melhor resultado de acordo com as condições climáticas e ambientais encontradas no local.

Ainda na fase de plantio, Fabrizio relata que existe uma etapa chamada berçário/enfermagem que é um estágio dedicado às plantas ainda mais delicadas que precisam de atenção especial para se desenvolverem. Fora isso, também existe uma etapa chamada de estágio vegativo, que é o período mais longo do processo, onde as plantas precisam do máximo número de horas luz possível para estimular o crescimento foliar e se desenvolver, seja em tamanho, seja em raiz. Este período pode chegar a até 16 semanas.

Depois de tudo, quando a cannabis começa a florir, é preciso realizar a identificação das plantas macho e fêmea. De acordo com o fundador da Remederi, essa fase exige muita atenção dos mais experientes no cultivo para que eles possam retirar as plantas macho do local para que elas não polinizem as fêmeas. O objetivo dessa fase é evitar a aparição de flores repletas de sementes, que acabam reduzindo a quantidade dos canabinóides nas flores.

Após encerrada a etapa de cultivo, começa o desenvolvimento de técnicas de colheita de acordo com a genética e finalidade da planta. Na sequência, vem a secagem, uma etapa muito importante que envolve o ajuste da umidade e da ventilação do espaço para que as plantas não mofem ou até mesmo sequem demais.

Quando as plantas chegam a um ponto específico, vem o momento de retirá-las do varal de secagem e guardá-las em um ambiente também controlado, onde é realizado período de curagem, para que assim elas sejam encaminhadas para laboratórios de extração de moléculas que não são incluídas no âmbito medicinal da substância.

Finalmente, depois da extração, destilamento ou isolamento, essas substâncias são misturadas com outros ativos para a elaboração final do produto medicinal, que ainda passa pela realização de certificados de análises para verificar sua concentração e aptidão para comercialização.

A partir desta breve explicação sobre as fases de produção da cannabis medicinal, Fabrizio destaca que a atenção do cultivador é essencial em cada um dos estágios da planta, pois um pequeno descuido pode comprometer a qualidade do produto e inviabilizar o seu uso, principalmente para fins medicinais.

Sobre a Remederi 

A Remederi é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura e fácil.

A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços. Mais informações nos canais sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube; e no site.