Pular para o conteúdo

Contagem regressiva para o Natal: é hora de preparar o cardápio

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como ter uma ceia gostosa, saudável e preparada sem estresse

Final de ano, muitas festas, agenda cheia. Muito a se preparar para os encontros em família. E a pergunta é: como organizar as compras e a cozinha para que os preparativos da ceia de Natal sejam feitos de forma tranquila e com opções que agradem a todos? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina. “O primeiro passo é identificar quantas pessoas farão parte da refeição e se essas pessoas apresentam alguma restrição alimentar, como alergias, por exemplo. Após definir quantos estarão presentes, é hora de organizar o cardápio: quais pratos serão servidos, as bebidas e petiscos que farão parte da refeição, além das saladas e sobremesas”.

Com o cardápio definido, é hora de fazer a lista de compras com todos os itens necessários para cada preparação. Uma dica é verificar o que já tem em casa para evitar ser comprado novamente. Finalizada a lista, é importante programar o momento para a compra dos itens da ceia. “Os itens não perecíveis e os congelados podem ser comprados com antecedência. Os itens frescos, como legumes, frutas e verduras devem ser comprados com no máximo 3 dias de antecedência ao consumo. Para facilitar, vale a pena apostar na compra de frutas já descascadas e cortadas, e vegetais já higienizados”, orienta Renata.

Para que o tempo na cozinha seja um prazer em fazer a refeição para quem se gosta, antes de iniciar a produção dos pratos, a dica é separar os utensílios que serão usados, tanto na hora do preparo em si quanto na hora de servir. Isso ajuda a não faltar nada no meio do caminho, agiliza e evita estresse.

“É importante começar pelos pratos que demoram mais para ficar prontos, como as carnes assadas”, ressalta a nutricionista. Também é fundamental lembrar de descongelar os itens no dia anterior. Os marinados também devem ser preparados um dia antes da ceia.

Para os pratos principais, vale a pena apostar em dois tipos diferentes de carnes, sendo as aves as mais tradicionais. Pode combinar um prato com ave e outro com carne suína, peixe ou mesmo carne bovina assada. Renata dá como exemplos peru assado com laranja, rocambole de carne, lombo assado, maminha assada, medalhão de mignon ao molho madeira, peixe assado, frango assado recheado, costelinha de porco assada e pernil assado.

Arroz temperado, farofas elaboradas, salada de lentilha ou de grão-de-bico, além de massas em geral, compõem muito bem o cardápio e são boas opções para as pessoas que não comem carne. Arroz à grega, arroz de forno, arroz com amêndoas laminadas, arroz biro-biro, arroz com farofa, farofa com castanhas e azeitonas, canelone recheado, rondele recheado, nhoque recheado e risotos são sugestões da especialista.

Como entrada, canapés, queijos, castanhas e tábuas de frios são opções interessantes. Salpicão na barquete, minitorradas com queijo boursin ou com antepastos, crocante de parmesão e de batata-doce, palitinhos de queijo com tomate-cereja e manjericão, batata bolinha temperada, bruschettas e ceviche compõem um cardápio saudável.

Vale a pena apostar em saladas com frutas, castanhas e sementes para dar um toque diferente. Rúcula com parma e castanhas, alfaces roxa e verde com figos e amêndoas, mix de folhas com lascas de parmesão e azeitonas pretas são boas opções.

Para a sobremesas, manjar e pudim são os clássicos, mas petit gateau e brownie acompanhados de sorvete, além de pavês, panacota e banoffe podem ser acrescentados ao cardápio. Frutas são bem-vindas e algumas opções, além de nutritivas, ajudam na decoração da mesa, como as cerejas, lichias, ameixas, pêssegos e figos.

Para acompanhar, sucos naturais ou feitos com polpa de fruta congelada. Preparar o suco com água com gás, misturado com chás e acrescentar frutas picadas ou congeladas, deixa a bebida mais refrescante e com um toque especial.

A nutricionista dá dicas de algumas receitas que podem integrar o cardápio das festas de Natal.

Tem ainda duas sugestões de receitas que podem ser feitas com panetone, uma das estrelas da mesa na ceia do Natal.

Salpicão de frango

Salpicão de frango

2 xícaras de chá de frango cozido com temperos a gosto e desfiado
2 batatas médias cozidas e picadas
1 xícara de chá de milho verde
1 xícara de chá de ervilha
1 cenoura ralada
½ xícara de chá de salsão picado
½ xícara de chá de uva-passa
½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1 xícara de chá de creme de leite fresco
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 2 horas antes de servir. Pode servir como recheio de barquetes ou acompanhando mini torradas.

Arroz biro-biro

Arroz Biro-Biro

1 xícara de chá de bacon picado em cubinhos pequenos
3 ovos
Sal a gosto
3 xícaras de chá de arroz cozido
1 e ½ xícara de chá de batata palha fina

Modo de preparo:
Aqueça uma panela e doure o bacon. Acrescente os ovos e mexa bem, como se fosse preparar ovos mexidos. Em seguida, acrescente o arroz já cozido e acerte o sal. Misture bem para incorporar os sabores. Desligue o fogo quando a preparação estiver bem soltinha na panela. Acrescente a batata palha e mexa delicadamente para que a batata não esfarele.

Bacalhau assado no papelote

Bacalhau assado no papelote

4 postas de lombo de bacalhau (aproximadamente 150g cada)
1 cebola roxa fatiada
8 tomates-cereja cortados ao meio
4 batatas médias fatiadas
4 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas
4 colheres de sopa de cenoura picada em cubos
4 buquês de brócolis
Azeite a gosto
Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis). Cozinhe por 5 minutos. Separe 4 pedaços de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau com os demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com o tomate-cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando bem para facilitar o cozimento. Coloque os papelotes em uma forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Minitorradas com patê de azeitonas

Minitorradas com patê de azeitonas

1 xícara de chá azeitonas sem caroço
1 copo de requeijão cremoso
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de orégano seco
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
300g de mini torradas

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, exceto o azeite. Coloque as mini torradas em uma assadeira. Regue com o azeite. Cubra com o patê e leve ao forno por 5 minutos. Sirva em seguida, ainda quente.

Lagarto com batata rústica

Lagarto com batata rústica

2 xícaras de chá de vinho tinto
1 colher de sopa de sal
1 cebola média picada
2 dentes de alho
½ pimentão verde sem sementes picado
1 cenoura média picada
1,8kg de lagarto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 e ½ xícara de chá de água fervente
8 a 10 batatas bolinha

Modo de preparo:
Para o tempero, bata no liquidificador ou mixer o sal, a cebola, o alho, o pimentão e a cenoura. Coloque a carne em um refratário com o tempero, de modo que toda a peça fique em contato com o molho, e deixe descansar por 24 horas. Escorra o molho, coloque a carne na panela de pressão com o azeite e deixe dourando, virando a peça para fazer uma boa selagem. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Faça cortes nas batatas e acrescente os ramos de alecrim entre os cortes. Coloque as batatas junto com a carne, regue com azeite e deixe cozinhando por mais 10 minutos. Sirva a carne com as batatas.

Panacota de Natal

Panacota de Natal

Creme:
1 envelope de gelatina sem sabor
2 xícaras de chá de creme de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de baunilha

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina na água conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador com o creme de leite, o açúcar, o mel e a baunilha. Distribua em taças e leve para gelar.

Para a calda:
½ xícara de geleia de frutas vermelhas
2 colheres de sopa de água

Modo de preparo:
Aqueça a geleia no micro-ondas com a água e misture bem. Deixe esfriar.

Para decorar:
Folhas inteiras de hortelã e frutas natalinas fatiadas (ameixa, pêssego, cereja, nectarina)

Modo de preparo:
Distribua a calda sobre o creme em cada taça. Decore com duas a três cerejas inteiras e uma folha de hortelã em cada taça.

Bombom de panetone

1 Panettone Oba Bem Querer Clássico com recheio de gotas de chocolate ao leite
500g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:
Corte o Panettone Oba Bem Querer em quadrados e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria. Envolva os quadrados de panettone com o chocolate derretido. Leve os bombons para a geladeira por 1 hora e sirva.

Para ver o passo a passo, acesse aqui

Pavê de panetone

1 Panettone Oba Bem Querer Clássico com recheio de frutas cristalizadas e uvas-passas
600ml de leite
4 colheres de sopa de amido de milho
200g de creme de leite
395g de leite condensado
150g de nozes trituradas
1/3 xícara de chá de açúcar
1/3 xícara de chá de água
1/3 xícara de chá de licor de nozes
Morangos frescos.

Modo de preparo
Corte o Panettone Oba Bem Querer Clássico em fatias e reserve. Coloque o leite, amido de milho, creme de leite, leite condensado e nozes em uma panela em fogo baixo, mexa até engrossar e reserve. Adicione o açúcar, a água e o licor em uma tigela e mexa até formar uma calda. Em um recipiente, adicione uma camada da calda e em seguida uma camada das fatias de panettone, e umedeça com a calda novamente. Adicione uma camada do creme de nozes e repita o processo. Por último, decore com as nozes, os morangos e sirva.

Para ver o passo a passo, acesse aqui

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.