Pular para o conteúdo

5 Vantagens do Protocolo SIP para a sua empresa

O protocolo SIP embora muitos empreendedores não saibam, garante uma série de vantagens às empresas. Veja como consegui-lo e dar início a um trabalho mais amplo em telecomunicações.

Quem diria que em pleno século XXI, um código aberto fosse responsável por conectar duas ou mais pessoas em uma mesma ligação, gratuitamente, sem qualquer tipo de problema?

Que esse mesmo protocolo poderia baratear os custos de ligações telefônicas, tornando-as mais baratas e acessíveis? Que poderia unificar toda uma equipe de trabalho, não importa suas localizações pelo país adentro e outras nações? 

Sim, estamos falando do protocolo SIP, que toda empresa é capaz de ter e pode se beneficiar bastante com isso, a partir do momento em que estabelecer um plano de telecomunicação e conseguir estruturar equipes para tal.

O protocolo SIP permite que as ligações ocorram virtualmente, ou seja, através da internet, por meio de um IP (identidade do dispositivo móvel) e um sistema VoIP – ligações pela internet.

Desta forma, as pessoas podem se comunicar o quanto quiserem e o quanto precisarem, sem se preocupar com custos e tarifas e ainda podem compartilhar arquivos, preparar reuniões em vídeo, dentre outros.

Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é procurar uma empresa que preste serviço na área como a contratação do protocolo e contratar um pacote conforme a quantidade de demanda na empresa e os atendimentos que precisam ser prestados.

E as vantagens não param por aí.

Praticidade

A empresa contratada fornecerá um login e uma senha de um painel onde será possível gerenciar todas as ligações e serviços de telecomunicação da empresa com os clientes e seus times internos. 

Através deste painel, será possível gerenciar todas as linhas e ramais da empresa, bem como criar e transferir linhas de todos os tipos com os DDD’s específicos para cada Cidade / Estado onde a empresa esteja prestando serviço.

É possível ainda incluir ou excluir ramais e telefones que já não estejam mais atendendo a demanda. E criar linhas específicas para promoções e campanhas.

Quer mais?

Mobilidade

Com o suporte e a contratação do protocolo SIP, fica fácil, por exemplo, transferir chamadas para números pessoais, telefones do escritório ou de casa, celulares pessoais e ainda fazer com que a mesma ligação seja realizada para um ou mais aparelhos.

Tudo de forma rápida, onde quem estiver disponível, atende o cliente mais rápido.

Simplicidade

Lendo assim parece até coisa de outro mundo, não é? Na verdade, é um serviço muito fácil de gerenciar e trabalhar, bastando apenas um computador conectado à rede e um painel – que a empresa contratada fornecerá – para administrar as linhas e seus ramais. 

Fácil, simples e prático de trabalhar, como deve ser o mundo moderno.

Economia

Se colocado na ponta do lápis, o tamanho da economia com linhas telefônicas e ramais, percebe-se que o protocolo SIP pode ser a melhor solução em telecomunicações que a empresa terá por muito anos. 

Imagine um escritório que conversa horas a fio com representantes de outras cidades e estados, as tarifas telefônicas que não terá que pagar no fim do mês? Os lucros compensam tal investimento?

Com o protocolo SIP as chamadas não custam absolutamente NADA. Afinal, as ligações utilizam apenas a internet para tal.

Segurança

Todas as chamadas, seja de áudio ou vídeo, sem contar arquivos compartilhados e outros, tudo é absolutamente seguro em uma transmissão criptografada de uma ponta a outra. 

Isso significa que se um hacker quiser invadir a conversa, jamais conseguirá tal proeza. Muito menos grampear a chamada e acompanhar aquilo que se conversa ou discute.

Portanto, o protocolo SIP trouxe ao mundo corporativo, a liberdade necessária para unir ideias e competências em segundos, não importa as distâncias.