Pular para o conteúdo

Onde deve ficar o motor da piscina?

Quando a piscina é instalada, onde afinal deve-se colocar o motor? Ele é mesmo importante?

Sim! O motor da bomba de piscina é o responsável por garantir todo funcionamento da filtragem, da limpeza e do controle da qualidade da água, para que todos possam usufruir com segurança e prazer. Portanto, é indispensável.

Enquanto a bomba permanece submersa na piscina, para poder realizar os trabalhos de sucção e filtragem, bem como aplicação de cloro e outros, o motor da bomba e outras tubulações permanecem na “casa de máquinas”, que pode ser do tipo subterrânea ou armário, conforme o espaço disponível para tal.

A NBR 10339 da ABNT, conforme divulga a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas, estabelece que a casa de máquinas precisa ser de fácil acesso, possibilitando a entrada e saída do técnico bem como a remoção de qualquer equipamento. 

Também deixa claro que a Casa de Máquinas precisa ser bem ventilada, iluminada e permitir a livre manutenção de qualquer equipamento. O piso precisa ser lavável e possuir sistema de drenagem. As paredes também precisam de tratamento para não receber umidade.  

Veja como utilizar o motor corretamente para manter a piscina funcionando em dia por mais tempo!

Motor certificado

O motor e todo o sistema de recirculação e tratamento da água precisa contar com a certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, conforme a Norma 10339. 

A instalação da casa de máquinas e dos maquinários devem seguir o procedimento já destacado acima na norma.  

Pré-filtro

O pré-filtro necessita estar cheio de água, antes que o disjuntor da bomba seja ligado. Não importa que a piscina esteja abaixo do nível desejado, afinal, isso permitirá um bom funcionamento da bomba.

Vedação do motor

A tampa do pré-filtro precisa estar totalmente vedada de forma que o ar não entre no motor. A entrada de ar prejudica o bom funcionamento da bomba.

Registros da piscina

Antes de ligar a bomba, verifique se todos os registros da piscina estão abertos. Caso um deles esteja fechado, isso pode implicar em problemas no motor e na bomba da piscina.

Alavanca de filtro

A alavanca de filtro possui algumas funções como filtragem e retrolavagem que precisam ser verificadas, sempre que for necessário mudar a posição da válvula. 

Nesses casos, é recomendado que se desligue o motor primeiro, pois do contrário, há o risco de a bomba ser queimada. 

Instalação elétrica

Essa parte da motorização e de todo sistema de filtragem e limpeza da água, exige uma instalação elétrica que necessita das mãos do profissional especializado. 

Portanto, não pode ser qualquer eletricista, mas sim, um eletricista que entenda do sistema de instalação de motor e bomba de piscina. 

O profissional saberá como proceder com a instalação do motor e do filtro, bem como a checagem de todos os disjuntores para que tudo funcione a contento e sem sustos.

Ralo na casa de máquinas

É imprescindível que a casa de máquinas tenha um ralo no fundo, que possa fazer o escoamento da água de chuva direto para o esgoto. 

Essa medida é importante e necessária para que em dias de chuvas intensas, a água não deixe os maquinários submersos e estes sejam danificados.

Acompanhe o manual de instruções do motor

Não se deve poupar a leitura do manual de instrução dos equipamentos, principalmente do motor da piscina. 

As funções dos aparelhos devem ser minuciosamente acompanhadas diretamente com a fabricante para evitar qualquer tipo de falha no sistema.    

Com todas as peças instaladas e todo equipamento funcionando em dia, a piscina será uma diversão para toda família por muito mais tempo. E sem qualquer custo extra!