Pular para o conteúdo

5 clichês necessários em suas campanhas de marketing

Especialista em marketing de performance defende que fazer o ‘óbvio’ bem feito é tão importante quanto testar novas estratégias

Clichê é aquilo que se repete e se torna previsível. Apesar de muitos encararem como algo pejorativo, se o clichê funciona, por que correr risco? Isso acontece no meio do marketing também. “Ao criar uma campanha, muitas pessoas acreditam que a criatividade e a inovação são sempre o melhor caminho. Mas fazer o ‘óbvio’ bem feito é tão importante quanto testar novos caminhos”, defende Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.

Não à toa, um relatório global de retorno sobre investimento (ROI) da Nielsen, líder global em mediação de audiência, aponta que 50% dos planos de mídia enfrentam desafios durante sua execução. Sendo assim, a especialista recomenda que, antes de se deixar levar por novas ideias, uma campanha de marketing deve seguir alguns passos importantes. Confira:

1- Saiba onde estar

A depender da sua venda, faça pesquisas sobre regionalidade e público dentro das redes sociais, para saber onde você deve apostar. De nada adianta colocar um serviço mais usado por mulheres com uma determinada idade em uma rede social majoritariamente infantil. Então, por mais que pareça algo óbvio, para não correr o risco de desperdiçar investimento, esteja sempre ciente sobre os espaços online em que andam os seus públicos.

2- Degustação em troca de fidelização

Se possível, permita que seus consumidores testem o seu produto ou serviço. Esse gesto, que soa como um presente, aumenta as chances de capitalização de novos clientes, além do sentimento de necessidade de retribuição que pode acarretar em fidelização.

3- Aposte em mídia paga

Investir em mídia paga é uma das mais importantes estratégias que irão ajudar a melhorar e otimizar seus resultados. São diversos formatos que você pode trabalhar. Anúncios nas redes sociais, links patrocinados, banners, conteúdos patrocinados em blogs, mídia programática, entre outros.

4- Use seus pontos fortes para se destacar

O que difere você dos seus concorrentes? Por que um consumidor escolheria pagar pelo seu serviço ou produto? Saiba quais são os principais pontos positivos e diferenciais do que você está vendendo, coloque isso em uma frase e destaque-a em seus materiais, de preferência conversando com a linguagem visual de sua campanha e de uma forma atraente e chamativa.

5- Nunca pare de monitorar e melhorar

Para atingir resultados ainda melhores em suas campanhas futuras, esteja sempre de olho nas métricas das suas campanhas, pois elas irão ajudar a entender o que funciona melhor com o público que você quer atingir. Uma forma de testar como chamar a atenção de seu público é usar títulos diferentes para o mesmo conteúdo, fazendo uma segmentação do tráfego e posteriormente analisando qual teve o melhor desempenho. A mesma experiência pode ser realizada também com imagens.

Sobre a Afilio:

Fundada em 2008, a Afilio é uma empresa de marketing de performance que conecta grandes marcas a sua rede própria de afiliados, divulgando campanhas online em todos os formatos. Com mais de 100 mil afiliados cadastrados, promove campanhas para os maiores e-commerces do Brasil, como Gol, Leroy Merlin e Carrefour. Neste ano, foi eleita a Melhor Plataforma de Afiliação para E-Commerce na opinião dos afiliados, pelo prêmio Afiliados Brasil 2022.