Pular para o conteúdo

Como os exercícios físicos impactam na saúde?

São vários os benefícios que uma boa rotina de atividade física pode oferecer, principalmente para aqueles que estão acostumados a uma vida sedentária. Veja como tornar a saúde ainda melhor com a prática de atividade física regular.

Todo ano as pessoas prometem praticar mais exercícios físicos, mas a promessa acaba apenas na imaginação de cada um. 

É a preguiça que bate, a pressa de já entregar as demandas do trabalho o mais rápido possível, aquela pizza maravilhosa, enfim, tudo isso deixa a prática de exercícios físicos para outro dia.

É quando se deixa de aproveitar uma ótima caminhada ao ar livre ou mesmo frequentar a academia e curtir a bicicleta, a esteira, as aulas de ginástica, dentre outras práticas sempre recomendadas.

Por que todo mundo recomenda praticar exercícios?

Porque são cientificamente comprovados os benefícios proporcionados à saúde, tais como:

Melhora a imunidade

Exercitar-se conforme as recomendações médicas fortalece o sistema imunológico tornando o corpo mais resistente contra gripes ou resfriados, por exemplo.

Reduz o peso

Para perder peso não há melhor opção do que praticar um exercício físico. A queima das gorduras ocorre de forma instantânea e claro, com isso, é possível perder alguns quilos a médio e longo prazos, reduzindo a sobrecarga do peso nos ossos e articulações e o excesso de glicose na corrente sanguínea. 

Reduz o estresse

Quando se pratica exercícios físicos, uma série de substâncias são liberadas na corrente sanguínea de forma que melhoram o astral e o bom humor.

Com isso, os níveis de estresse são drasticamente reduzidos, favorecendo uma tranquilidade maior no dia a dia. 

Ameniza a TPM

A prática de exercícios físicos ajuda na regulação hormonal e melhora o desconforto abdominal, favorecendo a autoestima e a redução da irritabilidade que o período menstrual traz mensalmente. 

Otimiza a digestão

Praticar exercícios físicos pode amenizar as sensações de desconforto após as refeições, o inchaço, por causa de um metabolismo mais lento na hora da 

digestão.

Quanto mais exercícios o corpo fizer, mais acelerado será o seu metabolismo e portanto, a digestão também tende a ser mais rápida por conta disso, no momento em que acabar de fazer as refeições.

Praticar exercícios também favorece quem tem um intestino mais preguiçoso ou quem costuma sofrer com refluxo.

Reduz dores musculares e articulares

Muitas das dores que o ser humano sente diariamente, como as dores nas costas e nas articulações, além de estarem atreladas às más posturas que são adotadas no dia a dia, também ocorrem pela fraqueza muscular, que não está acostumada com uma prática diária de atividades.

Quando se adota uma prática mais ativa de exercícios no dia a dia, opta-se sem saber por um corpo muito mais forte e preparado para qualquer atividade e ação que deva executar, favorecendo principalmente as articulações. 

Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios físicos favorece o gasto de energia diário,sendo recomendada atividades intensas e alongamentos no período da manhã e exercícios mais leves à noite, principalmente para quem sofre com insônia. 

Aumenta a disposição

As atividades físicas conseguem aumentar a disposição do corpo no dia a dia, uma vez que ajuda na liberação de hormônios capazes de aumentar a sensação de prazer e de bem estar. 

Reforça o “apetite” sexual

A prática de exercícios físicos aumenta a libido, uma vez que favorece a saúde como um todo, melhorando o sistema circulatório, cardiovascular, cerebral e garantindo mais pique e disposição para os momentos mais íntimos. Menos cansaço e muito mais desejo.

Previne e trata problemas endocrinológicos

Alterações hormonais como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo ou ainda a própria diabetes, podem ser tratados ou prevenidos com a prática de exercícios físicos diários.

Como é possível notar, adotar uma vida mais saudável não é difícil. Basta fazer as atividades de que mais gosta e dar espaço para conhecer outras com o tempo. A qualidade de vida que se busca começa nas atitudes que se toma.