Pular para o conteúdo

Principais alimentos para comer todos os dias

Verduras e legumes devem ser consumidos diariamente, se a intenção for reforçar o sistema imunológico, adquirir disposição e manter a boa forma. Saiba mais

Há quem não goste de verduras e legumes. Uma couve refogada no azeite, por exemplo, com alho, cebola e, porque não, uns pedacinhos de bacon ou de linguiça para dar aquele sabor gostoso… Quem seria capaz de resistir?

Da mesma forma uma salada de alface com brócolis, cebola, cenoura, vagem, batata e muito azeite para dar aquele toque. Dá até para acrescentar um temperinho de ervas finas que fica uma delícia!

A verdade é que, muitas vezes, ao chegar no hortifruti, a maioria das pessoas não percebem a variedade de sabores e opções que, além de darem mais sabor às refeições, enchem a vida de saúde e disposição. 

Leguminosas são ricas em proteínas

Este grupo é formado por ervilha, soja, grão de bico, feijão, lentilha, e além de saboroso é um grupo rico em proteínas, ferro, fibras e vitamina B. 

Pelo menos uma porção por dia deste grupo precisa ser consumida nas refeições, não importa que a pessoa varie o tipo de leguminosa no cardápio. 

Desta forma, a alimentação fica mais completa e o corpo, mais sadio.

Legumes e verduras reforçam o sistema imunológico

Alguns legumes famosos são cenoura, chuchu, beterraba e abóbora (também é considerada um legume) ajudam no fortalecimento da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e o mais interessante é que têm baixas calorias.  

A beterraba é um ótimo vasodilatador, favorecendo a boa circulação sanguínea e prevenindo problemas cardiovasculares. A cenoura favorece a saúde ocular, previne o câncer e retarda o envelhecimento precoce.

Alface e brócolis, por sua vez, também não podem faltar. São ricos em fibras e a alface ainda por cima possui propriedades calmantes. Ideal para quem vive sob estresse.

Folhas verde-escuras são antioxidantes

Esse termo “antioxidante” certamente muita gente ouve falar mas não sabe o que significa.  Tudo que é “antioxidante” em nossa alimentação combate os radicais livres, que são as células mortas do organismo e da pele, que, por exemplo, nos deixam com a aparência velha e cansada. Pode-se dizer que agentes antioxidantes são rejuvenescedores. 

Os vegetais de folhas escuras, além de antioxidantes, são ricos em vitaminas A, B, C e K, além de ferro, potássio, cálcio e fibras que reforçam o sistema imunológico. Alguns exemplos dessas folhas são espinafre, couve, agrião, rúcula, dentre outros.

Frutas são fontes de minerais e vitaminas

São sempre recomendadas no café da manhã, nos lanchinhos ao longo do dia e quando bate a fome nos momentos inesperados. São fontes de vitaminas e minerais, leves, refrescantes, de fácil e rápida digestão. 

As mais recomendadas ao consumo diário são: abacaxi, limão, maracujá, melancia, morango, maçã, dentre outras.  

Oleaginosas controlam o colesterol

O colesterol sempre foi o vilão de muita gente. As oleaginosas, como as castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e outras, são fontes ricas de ômega 3, cálcio, magnésio, ajudando a combater o colesterol ruim (LDL). Consumir ao menos duas castanhas do Pará por dia ou um mix de oleaginosas pode prover milagres no organismo. 

Cereais integrais são super nutritivos

Tem muita gente que ama consumir cereais matinais, principalmente aveia ou granola no café da manhã. O trigo, presente em boa parte dos pães integrais além de arroz e milho, ajudam a reforçar o sistema imunológico e garantem uma digestão mais fácil, favorecendo até mesmo o trânsito intestinal. 

Por essa razão, são indispensáveis à alimentação. Consumir todos estes grupos diariamente, é uma forma de garantir uma saúde estável, um corpo sempre em forma e uma vida longe de hospitais e medicamentos por vezes pesados.