Pular para o conteúdo

Como investir pouco dinheiro passo a passo? entenda neste artigo

Nos dias de hoje, nós não podemos confiar apenas no dinheiro que entra periodicamente através de um salário ou do dinheiro que ganhamos do nosso trabalho. Como pudemos perceber nos últimos 3 anos, acontecem coisas que estão acima do que podemos controlar, e por conta disso temos que estar preparados.  

E a melhor forma de fazer com que nosso dinheiro esteja no lugar certo, trabalhando e não sendo engolido pela inflação, é colocando seu dinheiro em algum tipo de investimento esperando pela valorização.

Converse com qualquer economista e você vai ver que se você vai deixar dinheiro guardado, o melhor é deixar ele investido, já que a inflação é um problema real no mundo em que vivemos hoje, e ele pode fazer seu dinheiro perder o valor.

Investindo você acaba com mais dinheiro do que tinha originalmente, o que faz com que a inflação não dê nenhuma mordida em cima do valor que você teria guardado. Mas claro, para isso você precisa saber investir.

O único problema é que investir não é fácil quando não se tem dinheiro para poupar. Existem mais de 33 milhões de pessoas passando fome no país, e muitas pessoas que vivem apenas para o básico, trabalham e ganham apenas o suficiente para que não falte nada.

Para essas pessoas não é fácil sequer ter na cabeça que investir é importante, quanto mais convencê-las a tirar dinheiro de onde nem tem para isso. Mas e se por acaso a pessoa conseguir juntar um pouco de dinheiro, como ela pode fazer?

Investindo pouco

A primeira pergunta que uma pessoa faz é se vale a pena investir pouco, e a resposta é que sim. Sempre vale a pena investir todo e qualquer dinheiro que você for poupar, a questão sempre é apenas onde investir. 

Se você tem pouco dinheiro para investir, é necessário ter muita atenção sobre onde é o melhor lugar, e como fazer para não simplesmente jogar o dinheiro que você tem guardado com muito esforço fora. 

Então a primeira coisa que você deve fazer é estudar bem onde você vai investir. É preciso lembrar também que apostas não tem nenhuma ligação com investimento, dinheiro de aposta é dinheiro apostado e não investido, não importa o quanto de sucesso você acredite que vai ter. 

Investimento são trabalhos com a bolsa, com mercado de ações, com coisas do tipo, coisas que você sabe que pode realmente te dar um retorno financeiro. 

Investimentos de curto prazo

A primeira coisa que podemos dizer é que se você vai investir pouco, talvez seja a melhor começar investindo a curto prazo. Um investimento de curto prazo é aquele que vai te dar retorno em até no máximo 1 ano.

Nesse caso a renda fixa pode ser uma opção, mas você também pode optar pelo tesouro direto. Para investir nele você precisa de apenas 30 reais para começar, e você estará comprando um LFT, ou Tesouro Selic, que é um investimento sem riscos.

E é por isso que ele é perfeito para quem está começando, risco baixo, curto prazo, perfeito para você sentir um pouco a sensação de estar investindo no próprio futuro. Vale lembrar que o retorno não é tão alto, afinal de contas, quanto menor o risco, mais simples é. Mas se você sabe onde investir R$30, você sabe também onde investir R$50 mil.

Tudo acaba sendo uma questão de quanto você tem para dar esse primeiro passo. Mas o tesouro Selic não é a única opção.

Investimentos a longo prazo

Se você está afim de fazer um investimento a longo prazo, é importante ter um pouco de cuidado. Muitos investimentos a longo prazo estão atrelados a rendimento variável, o que aumenta os riscos, mas também ao aumentar o lucro se tudo der certo.

A bolsa de valor por exemplo é toda de renda variável, você pode comprar ações e eles valorizam muito e você vende. Ou ela pode desvalorizar e você literalmente perder dinheiro. 

É por isso que o rendimento variável na maioria das vezes não é recomendado para quem vai investir pouco, porque você não pode se dar ao luxo de perder aquele dinheiro.  

Mas se você mesmo quiser algo nesse meio, talvez a melhor coisa a se fazer seja o famoso investimento de fundos imobiliários. Apesar de ser uma renda variável, podendo sim também dar errado, esse talvez seja o investimento dessa classe mais confiável que existe, e o melhor é que ele pode ainda te dar retorno mensal, perfeito para quem está começando.  

Em resumo, investir pouco é possível sim, e se você puder se isso estiver dentro da sua realidade conseguir poupar para investir, isso é altamente recomendado, já que você pode transformar seu dinheiro em mais no futuro, e assim fazer com que ele trabalhe por você.