Pular para o conteúdo

Quem pode contratar plano de saúde empresarial?

 

Cada vez mais a adesão de planos de saúde tem aumentado, com as pessoas percebendo o quanto é necessário ter acesso a consultas e exames mais rápidos, sem precisar esperar em uma fila de espera enorme, ou mesmo ter que ficar na frente de um posto de saúde por horas esperando o médico.  

Apesar disso, muitas pessoas ainda não têm condições de ter um plano de saúde, principalmente por conta de dificuldades financeiras, muitas vezes a escolha é entre ter um plano ou pagar uma conta da casa, por mais que possamos achar planos a preços acessíveis. 

Dessa forma, uma maneira que uma pessoa acaba gratificada com um plano de saúde sem ter que necessariamente pagar por isso, ao menos de forma indireta, é com o plano de saúde empresarial.

Você provavelmente já ouviu falar de alguma vaga de emprego que dentre as suas qualidades e pontos positivos, existia ali o fornecimento de um plano de saúde, e isso certamente atrai candidatos.

Não é toda empresa que disponibiliza muito, e parte do motivo é porque isso não é uma obrigatoriedade por parte dela. Algumas empresas optam por fazer isso, e por isso vagas em empresas que realmente o fazem são diferenciadas.

Dito isso, quem pode contratar um plano de saúde empresarial? Quais são as regras e como exatamente isso funciona? Vamos falar sobre isso hoje e tirar todas as dúvidas sobre esse assunto. 

 Como funciona o plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial em SP é algo que tem crescido cada vez mais entre as empresas, uma vez que elas entendem que precisam de seus funcionários saudáveis e com acesso à saúde para se manterem assim.  

As empresas sabem que consultas podem demorar horas, e mesmo assim pode nem acontecer, caso o médico não apareça. E para evitar que seus funcionários passem por esse tipo de situação, existe a opção de dar uma ajuda contratando um plano de saúde. 

A ideia é essa mesmo, a empresa contrata um plano de saúde que vai servir para seus funcionários, dessa forma o funcionário em si não tem nenhum vínculo com o plano, a empresa é a mediadora da situação toda. 

O que a empresa ganha com isso?

Quanto mais tempo um funcionário passa doente, menos tempo ele passa produzindo. Se um paciente precisa lidar com as esperas do sistema público de saúde, ele também fica sem produzir. 

Dessa forma, oferecendo essa ajuda na parte da saúde, a empresa está garantindo o bem estar de seu funcionário, e consequentemente garantindo que ele vai estar apto para trabalhar mais tempo durante o ano.

Isso a longo prazo faz com que o dinheiro investido volte em forma de produtividade, algo que é necessário em todas as empresas. Então para muitas empresas, esse é um gasto fundamental, principalmente para valorizar seus funcionários.  

Como funciona para o funcionário?

Para o funcionário não existe muita coisa específica para se saber. Como dito anteriormente, quem paga pelo plano é a empresa, então nada acaba saindo do bolso do funcionário.

O que é importante dizer, é que assim como em qualquer plano de saúde, algumas coisas podem ser cobradas a maior do que o plano da mensalidade, como alguns procedimentos e consultas que podem ter pequeno valores simbólicos.  

Nesse caso, o dinheiro realmente tem que vir do funcionário, mas é apenas isso, o valor mensal obrigatório é pago integralmente pela empresa, deixando para o funcionário apenas a coparticipação quando necessário.

Quem pode contratar um plano de saúde empresarial? 

Se você é empresário e ficou interessado por esse assunto, saiba que contratar um plano de saúde empresarial é muito fácil, e a sua empresa se encaixa na lista de quem pode fazer isso caso ela esteja em dia com suas obrigações.

Isso porque qualquer CNPJ, independentemente de seu ramo ou sua classificação dentre as empresas, pode contratar um plano. Seja você uma Sociedade Anônima, um Empresário Individual, até mesmo MEI pode contratar, contanto que exista a pelo menos 6 meses.

Basicamente qualquer empresa pode contratar um plano de saúde, por mais que tenha por exemplo apenas um funcionário. Nesse caso, é muito provável que o preço para essa empresa também seja barata.

É possível ter dependentes?

O lado bom é que em muitos casos é possível sim que o funcionário com esse plano de saúde tenha dependentes, como por exemplo filhos que tenham menos de 21 anos, ou então o cônjuge, contanto que eles tenham a papelada para comprovar a união estável. 

Em resumo, o plano de saúde empresarial é algo muito útil e que pode realmente ser de grande ajuda tanto para empresa que vai ter seus funcionários com a saúde em dia, como também para funcionários que originalmente não conseguiriam ter acesso a um plano de saúde pela questão financeira. Uma união onde todos saem ganhando.