Pular para o conteúdo

Jateamento abrasivo contribui para a higienização da indústria

O jateamento abrasivo é uma técnica que pode ser usada tanto para a limpeza de peças, sucção, como para a remoção de pinturas não mais desejadas e ferrugem em metais, concretos, cerâmicas e diversos outros materiais.

O jateamento de abrasivo configura um dos processos mais eficazes na limpeza de superfícies. Muitas vezes só a forma humana não é capaz de remover resíduos rígidos como camadas de poeira, fundição, oxidação e pintura, sucção de materiais, se fazendo necessário a aplicação dessa técnica principalmente no ambiente de indústrias como em construções, fundição, mineração e metalomecânica.

O procedimento basicamente consiste em remover o fluxo de material abrasivo e temperatura fria e a alta velocidade de jato contra a superfície a ser limpa, eliminando assim todas as impurezas e tornando-a mais rugosa, possibilitando a ancoragem do revestimento. Assim, criam-se melhores condições nesse material para aderência de um novo material, maior fixação, proteção anticorrosiva ou da necessidade de uma nova pintura.

No processo, é utilizado ar comprimido para impulsionar os abrasivos sobre a superfície. Por isso, um dos principais equipamentos para o jateamento são as mangueiras e mangotes para abrasivos, mangueiras projetadas especificamente para essa função. Os profissionais de jateamento contam ainda com um bico na mangueira para direcionar o produto abrasivo para o objeto com níveis elevados de pressão.

Por mais que a operação seja simples de ser realizada, é fundamental que se manuseie com o equipamento adequado e com as devidas condições de segurança. A escolha dos componentes e abrasivos também deve ser feita com cautela para garantir que o jateamento traga os resultados esperados.

Segundo o CEO Daniel Rodriguez, da MaxxFlex, empresa especializada em fabricação de soluções de mangueiras para indústrias, “a escolha do acessório deve ser ideal para o tipo de objetivo a ser alcançado com o procedimento do jateamento abrasivo, pois depende da finalidade do uso da técnica. No caso de limpeza há um tipo específico de mangueira direcionada para esse serviço, bem como, para remoção de pinturas, ferrugens e assim para cada procedimento.”