Pular para o conteúdo

O que são as Doenças Silenciosas e por que elas são tão perigosas

Você já se perguntou sobre o que são doenças silenciosas? O fato é que poucas são as pessoas que se preocupam com isso.

Afinal de contas, para muitas pessoas, quando se está doente, o corpo sempre emana algum sintoma, certo?

No entanto, as doenças silenciosas mostram que não é exatamente dessa forma que acontece, já que elas não apresentam sinais.

A verdade é que, às vezes, o paciente pode ficar anos sem ter sintomas específicos de uma determinada doença, o que é um grande perigo.

Afinal de contas, isso faz com que a doença possa avançar, alcançando níveis mais graves. É por essa razão que se deve saber o que são doenças silenciosas.

Diversas vezes o diagnóstico feito por exames laboratoriais chega tarde demais, fazendo com que o quadro já esteja avançado.

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre o que são doenças silenciosas, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber a respeito desse assunto.

Leia também: Bumbum Cream → Vale a Pena Comprar? Quais São as Vantagens?

O que são doenças silenciosas?

Em suma, doenças silenciosas nada mais são que aquelas assintomáticas ou que, quando possuem algum sintoma, é possível confundir com mal-estares passageiros, como cansaço, tontura, dor de cabeça etc.

Por conta disso, as pessoas costumam deixar de lado a importância de procurar um médico, já que acreditam ser sintomas costumeiros, sem grandes alertas.

Diante desse contexto, pode acontecer de a patologia ficar se desenvolvendo por dias, meses ou até anos.

O grande problema é que, ao receber o diagnóstico, a doença já pode estar em um estado tão avançado que os tratamentos podem ser apenas para tratar os sintomas.

No entanto, devemos mencionar que todo sintoma repetitivo ou que perdura por um longo período, requer uma certa atenção.

Então, se você costuma sentir muita dor nas articulações, é importante procurar um ortopedista. Dessa forma, evita que a doença se desenvolva e pode até evitar a necessidade de uma cirurgia no joelho, por exemplo

Mas, ainda que não haja manifestações, e que tudo pareça correr bem com o seu corpo, ainda assim é importante fazer um check-up médico todos os anos.

Essa é a melhor maneira de prevenir ou diagnosticar doenças de forma precoce, algo que contribui para não ocorrer maiores agravamentos.

Outra coisa que se deve saber sobre o que são doenças silenciosas é que elas podem ser de origem tanto física quanto emocional.

E, com o avanço do quadro, elas podem se tornar tão graves a ponto de requerer tratamento mais invasivo ou mesmo levar à morte.

Exemplos de doenças silenciosas

Agora que já sabe o que são doenças silenciosas, é interessante obter alguns exemplos de patologias desse tipo.

Dentre todas elas, podemos destacar as seguintes:

1. Diabetes tipo 2

Hoje em dia no Brasil, cerca de 12,5 milhões de pessoas vivem com diabetes, algo que representa 7% da população.

A diabetes tipo 1 costuma ser autoimune e é possível identificar logo na infância. Agora, o tipo 2, além de ser o mais comum, surge quando o organismo não é capaz de produzir insulina para controlar o açúcar no sangue.

Diante disso, ela pode levar anos para aparecer e se manifestar. A questão é que, nesse tempo todo, afeta os vasos sanguíneos e os nervos.

2. Depressão

A depressão costuma aparecer com um desânimo e cansaço, o que faz com que algumas pessoas encarem como sendo algo comum.

Porém, pode evoluir para uma tristeza profunda, fazendo com que o indivíduo comece a abusar do álcool ou comida.

Outro sintoma da depressão é o sedentarismo, que também é algo bem silencioso e que pode culminar em várias outras doenças.

Falando de forma geral, estima-se que apenas 30% dos casos possuem tratamento logo no início. É por essa razão que a taxa de suicídio é bem alta entre os que sofrem dessa doença, por volta de 15%, segundo a OMS.

3. Hepatite C

Nada mais é que uma infecção viral, mas que tem uma evolução bem lenta, haja vista que os seus sintomas podem levar até 30 anos para aparecer.

Inclusive, estima-se que há 700 mil pacientes no Brasil e 71 milhões em todo o mundo.

A grande questão é que até 50% deles desenvolvem cirrose hepática, mas a boa notícia é que o tratamento é eficaz em até 95% dos casos, e dura em média 12 semanas.

4. Hipertensão

Outra doença silenciosa bem comum é a hipertensão. Quando a pressão arterial ultrapassa 140/90 mmHg (14 por 9), a pessoa recebe o diagnóstico de hipertensão.

O problema é que muita gente descobre a hipertensão muito tarde. E, quanto mais tempo esse estado permanece, mais o coração precisa se esforçar para poder distribuir o sangue da forma correta.

Esse excesso de trabalho pode ocasionar em infartos, derrames, aneurismas, problemas cardíacos, insuficiência renal etc.

Dentre as principais causas de hipertensão, podemos citar os seguintes:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Herança genética;
  • Excesso de sal;
  • Estresse.

5. Aids/HIV

Segundo a OMS, são diagnosticados cerca de 5 mil novos casos de HIV por dia em todo o mundo. Então, ainda que seja uma doença bem conhecida, o número de casos ainda é bem alto.

Apenas no ano de 2017, por exemplo, o HIV ceifou cerca de um milhão de vidas. O problema é que essa também é uma doença silenciosa.

Trata-se de um vírus que, vagarosamente, elimina as células de defesa do nosso corpo. É por essa razão que os sintomas somente aparecem em estágios avançados.

6. Osteoporose

Depois dos 30 anos, o nosso corpo acaba diminuindo a capacidade de regeneração dos ossos, sendo um processo que se acentua na velhice.

Tudo isso acaba fazendo com que os ossos percam a densidade e fiquem mais frágeis e propensos a fraturas e lesões.

Na grande maioria das vezes, o diagnóstico aparece apenas após algum acidente, sendo que as mulheres estão mais suscetíveis a esse problema.

Baixos níveis de cálcio, tabagismo e sedentarismo também podem contribuir para a evolução desse quadro.

7. Disfunções na tireoide

O hipotireoidismo acontece quando a glândula tireoide tem baixa produção de hormônios. Por consequência, desacelera o metabolismo, aumento de peso, dores musculares, distúrbios digestivos e afeta o humor.

Em contrapartida, o hipertireoidismo, há o excesso de hormônios. Em decorrência, pode ocasionar em sudorese, taquicardia, nervosismo e perda de peso.

8. Colesterol alto

Ao falar sobre o que são doenças silenciosas, é bem provável que muitas pessoas logo remetam ao colesterol alto.

Em suma, o colesterol nada mais é que uma substância gordurosa, a qual está presente em vários órgãos, o qual é fundamental para o fundamento do nosso corpo.

Quando em excesso, o colesterol é capaz de levar ao acúmulo de pequenas partículas de gordura em veias e artérias.

Ou seja, resulta no entupimento e sobrecarregam o coração. Obesidade, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, diabetes e alimentação inadequada podem levar ao colesterol elevado.

9. Anemia

Nada mais é quando há baixa produção de glóbulos vermelhos pelo corpo devido ao baixo nível de ferro.

Diante disso, o nosso organismo não é capaz de distribuir da forma correta o oxigênio, o que pode resultar nos seguintes sintomas:

  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Falta de ar;
  • Palidez;
  • Palpitação.

A depender do quadro de saúde, a anemia pode ser ainda mais intensa. É por isso que há remédio para anemia de idoso, já que eles costumam ter necessidades mais específicas.

10. Endometriose

O endométrio nada mais é que a camada que reveste o útero. Mas, quando não recebe óvulo fertilizado, ele se descama e gera a menstruação.

Mas, quando não ocorre a eliminação correta dessas células, alguns órgãos como a bexiga, ovário e trompas de falópio podem hospedá-las.

Ou seja, ocasionar em cólicas menstruais mais dolorosas. Estima-se que por volta de 10% das mulheres tenham essa doença.

11. Ovário policístico

Essa é uma das grandes causas da infertilidade feminina. Trata-se de um problema que se caracteriza pelo desequilíbrio hormonal, comprometendo a ovulação.

Diante disso, pequenos cistos surgem sobre os ovários. Por consequência, pode gerar pelos no rosto, ganho de peso e menstruação irregular.

12. Câncer de pele

O câncer de pele também é uma das doenças silenciosas, haja vista que ele pode começar a dar sinais que o indivíduo nem sequer nota algo de algo.

manchas na pele que podem ser câncer, mas, se a pessoa naturalmente tem essa característica, acaba que passa despercebido.

É por essa razão que muitas das vezes o paciente descobre o câncer de pele quando a doença já se agravou.

Como saber se tenho algum problema de saúde?

Se a doença é silenciosa, como saber se você tem alguma delas? A melhor maneira de descobrir é através dos exames de rotina.

Ao fazer essa bateria de exames, que envolve desde exames laboratoriais até os clínicos e de imagem, é possível diagnosticar diversas enfermidades.

Falando de forma geral, para adultos saudáveis, deve-se repetir esse procedimento todos os anos ou segundo a recomendação médica.

Como prevenir as doenças silenciosas?

Além de fazer os exames todos os anos, é possível também prevenir que algumas doenças silenciosas possam se desenvolver.

Quanto a isso, é interessante saber sobre fisioterapia quais os benefícios. Muitos acreditam que apenas serve para tratar alguns problemas, mas não é bem assim.

Na verdade, existe a fisioterapia preventiva, a qual é capaz de evitar que surjam algumas doenças silenciosas, como é o caso da osteoporose.

Além disso, deve-se mencionar que muitas das doenças silenciosas aparecem pelo fato de se ter maus hábitos no dia a dia.

Então, a dica é sempre optar por um estilo de vida que seja mais saudável, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável etc.

Leia também: Colágeno tipo 2 → Para que Serve, Como Tomar e Benefícios