Pular para o conteúdo

Manhã, tarde ou noite – qual melhor horário para treinar?

Entre 40 a 60 minutos diariamente ou em dias alternados são suficientes para alcançar resultados

Que os exercícios físicos fazem bem à saúde, todos nós sabemos e, são nos primeiros meses do ano, que grande parcela das pessoas se dispõe a iniciar uma atividade física.  Mas se engana quem pensa que não importa hora do dia em que essa prática é realizada. O treino pode até ser sempre o mesmo. Porém, o tipo de resultado pode variar de acordo com o horário escolhido para o exercício.

Uma a pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição se treinar nesse período. Além disso, esse horário é uma boa pedida para liberar o estresse acumulado ao longo do dia.

“Pesquisas indicam que é mais fácil ganhar resistência e massa muscular se exercitando no fim do dia. O período também seria menos propício a lesões. Sem falar do maior nível de adrenalina e da temperatura corporal mais alta, ideal para exercícios de força e hipertrofia. Portanto, há um equilíbrio máximo das funções físicas e mentais no fim da tarde”, explica Hirlon Braga, professor do curso de Educação Física da Estácio.

O profissional também explica que, se o objetivo é estimular o metabolismo, o treino pela manhã também tem seus benefícios. “São queimadas calorias extras, uma vez que os efeitos da atividade física são mais fortes durante o dia do que à noite”.

Mas nada de exageros, alerta o profissional. Entre 40 a 60 minutos diariamente ou em dias alternados são suficientes para alcançar resultados significativos. “A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos”, explica.

Treino + alimentação

Para obter um melhor resultado, uma boa alimentação deve estar associada à prática de exercícios físicos. Para quem é adepto das atividades físicas, vai uma dica do professor. “Coma a cada três horas e inclua fontes de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras na dieta. Também não se esqueça de fazer refeição pré-treino”, finaliza.

Alguns alimentos são indicados para ingestão antes dos exercícios e que dão mais energia para treinar. Algumas opções são banana, lanches leves como sucos de frutas, grãos integrais e batata doce, entre outros.