Pular para o conteúdo

Aproveite as férias do seu filho de maneira leve e divertida. Saiba como!

Professores de diversas escolas dão dicas para pais que precisam equilibrar trabalho com o período de descanso dos pequenos

Se você navega nas redes sociais, com certeza foi impactado com algum meme referente às férias escolares. Não tem jeito, crianças de férias, pais mais atarefados. Afinal, nem todo mundo consegue conciliar o próprio período de descanso com o recesso escolar e quando isso acontece, a casa vira uma loucura e a família precisa se reinventar ainda mais. Equilíbrio é a chave do sucesso, assim como uma boa rede de apoio – para quem tem – e até mesmo buscar atividades em conjunto como um artifício para entreter os pequenos e continuar a vida profissional. Conversamos com professores de diversas escolas para entender como acertar com as crianças sem deixar o trabalho de lado. Confira!

Empatia, respeito, equilíbrio e muita diversão!

Cada família tem uma realidade e nem todos podem contar com Colônias de Férias e apoio de parentes e amigos durante o período. Com isso, entender o momento e respeitar as particularidades e expectativas pode ajudar a buscar outras formas de diversão em conjunto, transformando-se em uma excelente oportunidade de união e integração entre pais e filhos.

“Existem brincadeiras boas e legais para os pais tirarem um tempo para brincar com os filhos no período das férias. Brincadeiras como boliche com materiais reciclados, dia do pijama, dança das cadeiras, estátua, pular amarelinha, brincadeiras de pique são sempre muito bem-vindas pelas crianças. Também é legal tirar um tempo para assistir a filmes e ler livros com seus filhos. Filmes infantis que estão passando no cinema chamam bastante atenção dos pequenos e pode ser um programa legal em família”, cita Carolina Soares Chardelli, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Centro de Estudos, de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

É hora da brincadeira: Confira dicas de jogos e atividades!

Adriana Gobbo, do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, de São Paulo,compartilha duas brincadeiras para fazer com os pequenos.

1.      Batata Quente: Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.

2.      Jogo da Memória dos Objetos: Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

Quem também contribui com dicas para a família é Volmar Souza, professor de Língua Portuguesa e diretor geral da Rede Marília Mattoso, em Niterói.

1º Explorem os espaços da sua cidade:

Em meio à intensa rotina diária, muitas vezes, não percebemos o quanto as riquezas arquitetônicas, culturais e naturais da nossa cidade são interessantes. Por isso, uma boa dica é explorar parques públicos, trilhas ecológicas, orlas, prédios históricos entre outras maravilhas escondidas em locais geralmente muito próximos. Além de tudo, essa é uma dica economicamente bastante viável.

2º Viajar é sempre uma boa:

Quem não aprecia uma boa viagem, não é mesmo?! A oportunidade de conhecer novos lugares, interagir com pessoas e culturas diferentes é fascinante! Sabemos que viagens geralmente exigem um investimento financeiro maior por parte das famílias, mas é um mito que viagens boas são caras. O que importa é aproveitar o momento junto às pessoas que amamos, por isso, não perca a oportunidade de sair um pouco, mesmo que seja para pertinho, afinal, momentos especiais acontecem em todos os lugares!

3º Diversão em casa:

Outra ideia muito interessante é a de explorar a própria casa. Às vezes, por causa da rotina, não conseguimos desfrutar do espaço no qual vivemos. Em casas com quintal a dica é criar circuitos de atividades, brincadeiras com água e até mesmo com tinta lavável antialérgica. Se mora em apartamento, os jogos de tabuleiro são opções que as crianças adoram!

Para finalizar, Volmar ressalta que as férias escolares podem ser uma grande oportunidade para fortalecer laços familiares:

“Em tempo de férias escolares o mais importante é preservar a união familiar para a realização das atividades. Evitem afastamentos nesse momento e lembrem-se de que essas são oportunidades cíclicas anuais, por isso não podem ser desperdiçadas!”.