Pular para o conteúdo

Como melhorar a qualidade de vida na terceira idade

Você já parou para pensar sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade? Será que isso é mesmo possível?

Não há como negar que, para chegar com saúde na terceira idade, é necessário ter tido hábitos saudáveis no decorrer da nossa vida.

No entanto, se você já está com a idade avançada, é possível que queira saber como melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

Se essa é a sua dúvida, tenha em mente que é sim possível obter esse resultado, haja vista que nunca é tarde demais para obter hábitos saudáveis.

Então, se você quer entender melhor sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, é só continuar neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Como melhorar a qualidade de vida na terceira idade?

Há uma série de cuidados que você pode ter a fim de melhorar a sua qualidade de vida, ainda que já esteja na terceira idade.

Então, dentre as formas de obter resultado, podemos mencionar as seguintes:

1. Faça o check-up médico regularmente

A primeira coisa que você deve saber sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, é a respeito da importância de manter o seu check-up médico sempre em dia.

O grande problema dos brasileiros é procurar um médico apenas quando já está tendo sintomas, o que é um grande erro.

Afinal de contas, nem todas as doenças causam sintomas, haja vista que há aquelas que são silenciosas o que oferecem sintomas dos quais não costumam preocupar tanto, quanto dor no joelho ao dobrar, por exemplo.

No entanto, a dica vai ser sempre a mesma: é melhor prevenir do que remediar. Portanto, faça check-ups de forma regular, a fim de garantir que está tudo bem com a sua saúde.

Há diversas doenças que, caso descubra precocemente, é perfeitamente possível reverter e impedir com que ela avance.

A nossa dica é que, após os 45 anos de idade, você procure fazer check-up todos os anos, de modo a garantir que o seu organismo está funcionando da maneira correta.

2. Mantenha uma rotina de exercícios mentais

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, ainda que muitas pessoas não se atentem a esse respeito. Mas, para manter a mente ativa, é importante se abrir para novas experiências.

Então, a nossa dica de como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, é tentar aprender um outro idioma, fazer parte de um grupo de teatro, aulas de dança etc.

O importante nesse caso, é tentar sair da sua zona de conforto, de modo a explorar novas possibilidades e melhorar as suas capacidades mentais.

Além disso, procure não se esquecer de expandir os horizontes sociais e procurar novas amizades, até mesmo para evitar distúrbios mentais, como a depressão.

Atividades que exercitam a mente também são importantes para garantir o bem-estar da pessoa idosa. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

  • Xadrez;
  • Palavras cruzadas;
  • Leitura;
  • Sudoku etc.

Escolha atividades que o desafiem, mas procure enxergar como sendo uma fonte de sabedoria e crescimento pessoal.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada

É fundamental que a gente cuide não só da nossa mente, mas também do nosso corpo. Nesse sentido, a dica é que você busque ter uma alimentação regrada.

Por isso, é recomendado montar uma dieta equilibrada e privilegiar os alimentos naturais em vez dos processados.

No entanto, outra dica que é capaz de fazer com que você obtenha ainda mais saúde é procurar pelo nutricionista hipertrofia.

Dessa forma, será possível aumentar o tamanho e volume dos músculos, algo que é extremamente benéfico para os idosos.

Afinal de contas, dessa forma, é possível evitar as chances de queda e ter problemas como sarcopenia, por exemplo.

4. Reduza o sal

Outra coisa que precisamos falar sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, é a necessidade de reduzir o sal da comida no geral.

Isso é importante porque a grande maioria dos idosos possuem problema de pressão e, exagerar no sal, pode trazer consequências bem negativas.

Com o passar do tempo, é comum que a pressão arterial aumente e uma das principais causas disso é o consumo excessivo de sódio.

Por isso, é importante tomar medidas para diminuir a quantidade de sal nos alimentos, pois a hipertensão pode causar complicações graves, tais como:

  • Derrames cerebrais;
  • Aneurisma;
  • Ataques cardíacos;
  • Declínio cognitivo;
  • Demência etc.

De acordo com os profissionais, o recomendado é de não ultrapassar 6 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de sopa.

Além disso, é importante adquirir o hábito de ler os rótulos dos produtos e evitar aqueles com alto teor de sódio.

5. Pratique atividades físicas frequentemente

Os exercícios físicos são capazes de contribuir para diversos fatores, e não há como negar o quanto eles são importantes para manter o bem-estar durante a velhice.

É um tanto comum que, na velhice, alguns idosos sofram com as dores do bico de papagaio. Mas uma das formas de evitar esse problema é justamente através da prática de atividades físicas.

Outra coisa que é importante mencionar é o fato de que os exercícios físicos são frequentemente vistos como uma fonte de prazer.

Afinal de contas, eles podem contribuir para a produção de serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar.

Além disso, praticar exercícios físicos de forma constante tem muitos benefícios para a saúde, tais como:

  • Ajudar a controlar e diminuir o peso;
  • Melhorar o humor e a autoestima;
  • Reduzir o risco de doenças cardíacas;
  • Melhorar os níveis de colesterol;
  • Fortalecer os músculos;
  • Aumentar a resistência;
  • Aliviar o estresse e a ansiedade.

Sendo assim, é de grande importância que as pessoas na terceira idade pratiquem atividades físicas de forma regular.

A dica nesse caso é escolher exercícios que você goste, que pode ser pedalar, musculação ou esportes coletivos.

O mais importante é manter o seu corpo sempre em constante movimento, além de também cuidar da sua saúde.

6. Beba bastante água

Você sabia que cerca de 65% do nosso corpo humano é composto por água? Diante disso, não há como deixar de mencionar a importância de ingerir esse líquido.

Além de ser livre de calorias, a água é importante para regular a temperatura corporal, transportar nutrientes e substâncias pelo corpo, e eliminar toxinas através do suor e da urina.

No entanto, a água ainda é capaz de contribuir para a renovação celular, o que, por consequência, mantém a pele hidratada e evita mudanças repentinas de humor.

Sendo assim, ao falar sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, não há como deixar de falar sobre esse cuidado.

Portanto, a nossa dica é que você procure consumir sempre a quantidade ideal de água todos os dias, que é de 35 ml por quilo de peso.

Isso quer dizer que, se o idoso pesa 70 kg, o correto é consumir cerca de 2450 ml de água por dia.

7. Faça atividades ao ar livre

Outro modo de como melhorar a qualidade de vida na terceira idade é fazendo com que ele mantenha a prática de atividades ao ar livre.

Trabalhar a mobilidade de tornozelo também é uma maneira de evitar e prevenir com que o idoso sofra problemas maiores.

As atividades ao ar livre devem ser incluídas na lista de prioridades, haja vista que elas podem ajudar o corpo a produzir vitamina D, o qual é responsável pelo equilíbrio mineral do organismo e previne doenças autoimunes.

A falta de vitamina D é capaz de ocasionar problemas psicológicos, neurológicos, hipertensão, diabetes e até acidentes vasculares cerebrais.

A grande questão disso tudo é que a principal fonte de vitamina D é o sol. Portanto, incluir as atividades físicas ao ar livre é uma forma de garantir o bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa.

Além disso, as atividades ao ar livre são gratuitas e permitem entrar em contato com a natureza, relaxar a mente, aumentar a concentração e aliviar tensões e ansiedade.

8. Evite o consumo excessivo de álcool

Devemos falar ainda que é importante evitar o consumo em excesso de álcool, haja vista que pode causar problemas de saúde, bem como:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas no pâncreas;
  • Possibilidade de desenvolver cirrose.

Devemos mencionar ainda que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, não existe uma quantidade segura.

Sendo assim, uma das formas de como melhorar a qualidade de vida na terceira idade é justamente evitando o seu consumo.

Mencionamos ainda que é importante não usar o álcool como forma de lidar com problemas ou tensões diárias.

Procure sempre encontrar outras maneiras de resolver esses problemas, pois voltar ao álcool nunca será a melhor escolha.

Tenha sempre em mente que o consumo em excesso de álcool pode causar mais danos do que benefícios à saúde.

9. Largue o cigarro

Para finalizar sobre como melhorar a qualidade de vida na terceira idade, destacamos a necessidade de abandonar o hábito de fumar.

É importante lembrar que o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo e que largar o vício tem benefícios imediatos para a saúde, inclusive para os idosos.

Logo nos primeiros dias de abstinência, a pessoa tem uma injeção de ânimo, os pulmões funcionam melhor, o olfato e o paladar melhoram e a respiração fica mais fácil.

Além disso, há uma diminuição significativa no risco de infarto do miocárdio. Ou seja, abandonar esse hábito só traz vantagens, e todos os idosos deveriam evitar manter esse hábito.

Mas, se por acaso estiver encontrando dificuldades para largar o cigarro, a nossa dica é que procure ajuda de profissionais especializados.

O primeiro passo tem que vir de você mesmo e, portanto, procure entender melhor quais são os malefícios desse hábito, a fim de se que sinta mais motivado a seguir nesse propósito.