Pular para o conteúdo

4 dicas que vão te fazer parar de apenas falar de inovação e colocar a mão na massa

Especialista afirma que as iniciativas realmente surpreendentes se restringem às companhias que realmente têm práticas voltadas para a criatividade, para o pensamento livre e para a valorização das pessoas

Engana-se quem pensa que inovação está ligada apenas a altos investimentos, contratação de figurões e tecnologias mirabolantes típicas de filmes de ficção científica. Para Nanda Nogueira, CEO da ClosedGap, consultoria especializada no assunto, inovar está no ato de pensar diferente, introduzir novidades e ressignificar cenários, tornando práticas comuns mais interessantes. “Ela está ligada à forma de lidar com desafios, sejam eles pequenos ou grandes. Não está necessariamente relacionada com mais custos para as empresas”, avalia ela.

Segundo a especialista, todas as empresas se apresentam como inovadoras. Mas na prática não é bem assim: as iniciativas realmente surpreendentes se restringem às companhias que realmente têm práticas voltadas para a criatividade, para o pensamento livre e para a valorização das pessoas. “Obviamente, investimentos são sempre bem-vindos, mas eles precisam ser acompanhados de programas que de fato estejam voltados para a criação de novos valores”, diz Nanda.

Pensando assim, o executivo da ClosedGap elaborou uma lista com dicas para tirar a inovação do papel:

1- Dê importância ao “como fazer” para justificar “o que fazer”

Muitos gestores gastam muito tempo desenvolvendo um planejamento estratégico que define o que fazer para que determinados objetivos da empresa sejam alcançados. Só que esse planejamento não especifica o operacional, tornando a tarefa mais difícil – muitas vezes até impossível. “É preciso lembrar que ser inovador precisa considerar a execução do planejamento. Não adianta criar projetos vistosos se eles não são exequíveis”, avalia Nanda. Segundo ela, a inovação também caminha com a simplicidade, mas nunca anda junto com a vaidade.

2 – Adote um ritmo de inovação

Elon Musk ensina que a inovação possui um ritmo. Com isso, ele quer dizer que não adianta fazer várias iniciativas em um trimestre e nada mais no resto do ano, por exemplo, ou desistir de inserir a inovação na empresa por alguma iniciativa que não deu certo e que não obteve o resultado esperado.

“A inovação precisa ser um projeto da empresa como um todo; Além de agilidade, o que gera diferenciação e competitividade nos dias de hoje é saber olhar, agir à frente da concorrência e se adaptar às transformações e incertezas constantes do mercado. Isso só a inovação proporciona.”, reflete a especialista da ClosedGap. Por isso, ela recomenda que a empresa tenha políticas contínuas com foco em inovação.

3 – Contratar pessoas com perfis diferentes

O que acontece quando realizamos um brainstorm com pessoas que pensam de forma igual? “Perde-se em performance, afinal não há visões de perspectivas diferentes”, analisa a CEO. Um dos segredos para ser mais inovador no dia a dia é ouvir opiniões diversas, vindas de cabeças que passaram por experiências distintas. A riqueza disso é que a forma de lidar com os desafios e adversidades acaba sendo surpreendente, e a companhia só tem a ganhar.

“Além disso, para a equipe, conhecer pessoas diferentes, sobretudo fora do seu contexto social, faz com que os colaboradores ingressem em realidades diversas e ouçam histórias sobre situações que nunca passaram. Isso cria novas conexões e referências, torna as pessoas mais empáticas e consequentemente, aumenta a criatividade”, diz Nanda.

4 – Vá além das pesquisas de mercado tradicionais.

Que é muito importante conhecer o que está sendo realizado no seu entorno, todos os líderes já sabem. Porém, é preciso ir além das paredes do escritório, das análises de concorrência diretas para se diferenciar nos dias de hoje. “Da mesma forma que o Mc Donald’s não considera apenas o Burger King como concorrente, mas também o iFood e até a Netflix, o líder atual precisa ir além nas suas análises de mercado. Por isso, ter iniciativas de inovação aberta, incluindo relacionamento com startups e análises contínuas de estratégias de inovação de outros países e mercados pode ser um grande diferencial para as empresas. Isso vale tanto para concorrência como para processos internos e externos, em todo lugar cabe ter inovação estratégica de resultados”