Pular para o conteúdo

Como o macronebulizador pode ajudar a estabilizar casos graves?

O macronebulizador tem a função de promover ventilação artificial para pacientes em estados clínicos de saúde mais graves. O equipamento, considerado essencial em ambientes hospitalares, possui formato semelhante ao de uma jarra e proporciona ventilação artificial que pode ser enviada por oxigênio ou ar comprimido.

Na maioria dos casos em que é utilizado, o macronebulizador serve a pacientes que se encontram em unidades intensivas de tratamento, em prontos-socorros e situações emergenciais. Ou seja, são cenários em que é preciso um alto fluxo de oxigênio para estabilização.

Com o macronebulizador de oxigênio, a oxigenação pode ocorrer diretamente, fazendo a nebulização contínua ocorrer por meio de circuitos respiratórios. O equipamento ainda tem como vantagem a capacidade de administração de medicamentos através da nebulização simultaneamente a ventilação artificial necessária ao paciente.

Sendo assim, tem sido consenso entre profissionais de saúde que a união de processos possibilita considerável ganho de tempo em emergências, que demandam atendimento mais urgente. Isto é, quanto mais rapidamente há a estabilização do paciente, melhores são suas chances de recuperação.

Produção nacional

Estruturas médicas, que precisam deste item para o trato clínico, encontram diversos modelos do macronebulizador disponíveis no mercado brasileiro. A Protec, fabricante nacional de equipamentos médico-hospitalares, apresenta dois modelos deste equipamento sendo:

Macronebulizador 500ml Ar e Macronebulizador 500ml O₂.

São indicados para uso em serviços de baixa pressão e de acordo com a empresa: “o conjunto para nebulização contínua possibilita a oxigenação direta ao paciente através das atividades de inalação e aplicação de medicamentos vaporizados e umidificados com o objetivo de enriquecer o gás inalado pelo paciente”. O aparato possui tampa e borboleta em nylon.

Têm como diferencial o conjunto para nebulização contínua, que viabiliza a oxigenação direta ao paciente pela inalação e aplicação de medicamentos para enriquecer o gás inalado.

Além disso, também são ofertadas peças de reposição, como o Copo Macronebulizador PC 500ml, o Kit Tampa Completo Macronebulizador 02 e o Kit Injetor C/1 SD Macro Ar – e o Kit Injetor C/1 SD Macro 02.

Para saber mais sobre produtos hospitalares, visite o blog da Protec neste link.