Pular para o conteúdo

Como dançar Piseiro: a dança do carnaval 2023

Professor de famosos dá dicas para dançar o ritmo que deve dominar o carnaval deste ano

O primeiro carnaval de rua depois de dois anos deve ter um ritmo bem característico: o Piseiro. Com um estilo derivado do forró mas com o acréscimo do teclado arranjador, as músicas de Piseiro aparecem em alta nas playlists de carnaval oferecidas pelas principais plataformas de streaming.

De acordo com o Youtube charts, na terceira semana de janeiro de 2023, artistas como Mari Fernandez, João Gomes e Zé Vaqueiro tiveram mais de 65 milhões de exibições na plataforma em todo o Brasil, superando estrelas como Anitta e Zezé di Camargo & Luciano. Mas independentemente do intérprete, as músicas de Piseiro trazem um grande desafio: qual o melhor jeito de dançá-las?

Segundo o professor Marcelo Grangeiro que já ensinou diversos famosos a dançar, “o diferencial desse estilo é que ele é simples, fácil de aprender e que se conecta com a essência das pessoas”, destaca.

Parecido com o forró, o Piseiro tem alguns pontos fundamentais que se diferenciam de outros estilos. Segundo Grangeiro, o ritmo do Piseiro é acelerado e por isso pode ser dançado sozinho ou acompanhado. “Com seis passos básicos que podem ser aprendidos rapidamente, qualquer pessoa pode se arriscar no Piseiro e cansar de dançar no carnaval”, brinca.

O que é piseiro? 

Se você ainda está um pouco perdido e não sabe o que é piseiro, ou pisadinha, vamos lá: é um tipo de estilo musical como se fosse um forró eletrônico em que o teclado assume o protagonismo.

Assim, apenas um músico consegue fazer o som de toda uma banda. Por isso, o forró de teclado ganhou seu espaço, primeiramente, nas periferias e no interior, já que não era preciso uma grande estrutura para o artista completar o seu show, bastava apenas o cantor e o tecladista. Com músicas dos Barões da Pisadinha, Tarcísio do Acordeon, Mari Fernandez e João Gomes e até especiais da Pabllo Vittar e Duda Beat, o piseiro conquistou o Brasil.

 

Sobre Marcelo Grangeiro

Professor de dança de salão há mais de 20 anos, Marcelo Grangeiro já ensinou mais de 50 mil pessoas a dançarem. Campeão da Dança dos Famosos em 2015 ao lado de Viviane Araújo, Grangeiro capacitou mais de 1200 professores de dança com o seu curso profissional. Seu perfil no instagram é @eumarcelograngeiro