Pular para o conteúdo

Diálogo entre família e escola é fundamental para adaptação na Educação Infantil

Período inicial das crianças é marcado por atividades de acolhimento e inserção no novo espaço, as conversas sobre a retomada podem começar durante as férias.

O início do ano é marcado pelo período de férias, além da rotina repleta de brincadeiras, os pais e responsáveis já começam a pensar na retomada das aulas. Aqueles que têm filhos entre 1 e 5 anos se deparam ainda com o processo maior, o período de adaptação na Educação Infantil. A transição do momento em casa para ir pela primeira vez às escola deve ser cercada de cuidados e muito diálogo com os educadores.

Neste período, a integração da família é importante para promover um ambiente seguro para a criança. “A inserção, por muitas vezes é o primeiro contato da criança com um outro ambiente, é naquele local que ela vai passar horas muito importantes do seu dia, o ideal é que esse momento seja planejado e organizado em uma conversa entre a família e a escola”, afirma Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, que atende gratuitamente crianças na Zona Leste de São Paulo.

Segundo a diretora é fundamental que os pais e responsáveis participem da dinâmica da escola nesta fase de descobertas. Isso é válido tanto para quem está indo pela primeira vez, quanto para os reingressos. “No ato da matrícula conversamos com os pais, para que esse diálogo já comece a ser feito durante as férias, além disso, nas primeiras semanas é muito importante que os familiares participem das atividades de Escola, que são criadas para que esse diálogo aconteça.”, reforça

A diretora listou cinco dicas que podem contribuir e auxiliar neste processo de adaptação.

Pais e professores

1-Estabelecer parcerias e diálogo permanente 

A conversa entre os responsáveis e a escola inclui conhecer a prática pedagógica e também a rotina, o tempo de atividade, o reforço na hora da alimentação, do banho, das trocas e também claro, o horário do sono. Tudo isso faz com que o elo entre a família e escola seja criado já no início.

Pais

2-Mentir para as crianças não é uma boa opção

Ao ser questionado pelas crianças para onde está indo, é fundamental que os pais incentivem e respondam as dúvidas e indagações. Reforçar que a ida para escola vai ser importante é um bom caminho para que as crianças entendam que no espaço terão outros amigos e atividades divertidas.

3-Presença dos pais

É imprescindível a presença da família neste primeiro momento. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola, contar com a presença de alguém de confiança é fundamental, pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela.

4- Itens podem passar mais segurança

Para facilitar o processo no primeiro dia, os familiares podem acrescentar um objeto de sua preferência. É importante que esse objeto represente uma conexão entre a crianças a sua casa

5- Diálogo pode começar durante as férias

Entre brincadeiras e momentos em família, é importante que os pais e responsáveis conversem com os pequenos, comentem sobre a escola, o que eles podem encontrar e aprender no ambiente. Esse diálogo vai contribuir para o entendimento da criança no começo das aulas.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar.

www.maristaescolassociais.org.br