Pular para o conteúdo

Rúgbi de Ribeirão Preto retoma nome original e mira em novas gerações

Elenco já iniciou os preparativos para estrear no Campeonato Paulista da modalidade; clube está oferecendo aulas gratuitas para crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes

O Raça Rugby Ribeirão completa este ano três décadas de fundação e como parte do planejamento para a retomada das atividades após a interrupção pela pandemia de Covid-19, o clube reforça as raízes resgatando o nome original após período como Ribeirão Preto Rugby Clube.

Etapa importante do projeto esportivo da nova diretoria para 2023 foi garantir a participação do clube no Campeonato Paulista Masculino de Rugby XV, principal competição da modalidade no Brasil no primeiro semestre. Com isso o time de Ribeirão entrará em campo contra alguns dos clubes mais tradicionais do país, formadores de atletas que compõe a seleção brasileira.

A tabela já foi divulgada pela Federação Paulista de Rugby e estreia do time de Ribeirão Preto será dia 1º de Abril, em Barueri, contra o União Rugby Alphaville.

Atualmente o Raça Rugby conta com um elenco de 30 atletas que treina sob o comando do diretor técnico Daniel Tiezzi, um dos representantes históricos do esporte na cidade. Além de capitão do time local em diversas competições Tiezzi acumula passagens pelo Schuylkill River Rugby dos Estados Unidos e Renegades Rugby da Inglaterra.

O time está aberto para novos atletas que possuam ou não experiência no esporte para compor elenco e fazer parte do clube. “O rúgbi é um esporte democrático que preza pela integridade, solidariedade, disciplina e respeito. Estamos sempre em busca de companheiros que entendam esses valores”, explica Tiezzi.

Categorias de Base

Outro compromisso da diretoria é colocar de pé um projeto forte para categorias de base, formando novos atletas com raízes em Ribeirão Preto. “O rúgbi aqui na cidade, como em outros locais do Brasil, tem uma tradição universitária importante. Foi por meio da USP, em especial pela Faculdade de Medicina, que conseguimos conquistas importantes e mantivemos o rúgbi sempre vivo. Mas essa característica também não ajuda a fixar os atletas na cidade pois muitos vão embora depois de formados”, explica Marcos Wieske, atual presidente do clube. Por isso, ele reforça a importância do rúgbi criar laços com a cidade por meio das categorias de base.

Um dos esforços do clube neste sentido foi a contratação de Jean Ferrarini, educador físico, com duas décadas e experiência na modalidade, com formação técnica no Pasteur Athletique Club, um dos clubes mais vencedores da capital paulista, onde atuou em projetos de desenvolvimento de categorias de base e retenção de atletas.

“O projeto inclui levar o rúgbi para escolas públicas e particulares, o que reforça o espírito democrático do esporte. A Região Metropolitana de Ribeirão Preto tem população equivalente à de Montevidéu, onde existem mais de 40 clubes. Nosso potencial é enorme”, afirma Weiske.

O projeto de formação de novos aletas do Raça Rugby já tem local definido para acontecer. A agremiação se uniu à AMAI – Associação Dos Moradores e Amigos do Jardim Independência e deu andamento a uma parceria com a Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto para utilizar o Conjunto Esportivo “Manoel Freitas Câmara”. As aulas acontecem todas as semanas, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h, no conjunto esportivo que fica na rua Primo Furquim, nº 180, Jardim Independência.

O projeto 2023 do Raça Rugby RIbeirão conta com o apoio da Prefeitura Municipal de RIbeirão Preto, por meio da Secretaria de Esportes, da Associação Dos Moradores e Amigos do Jardim Independência e das empresas CHF, OPA Comunicação e Cervejaria SP330.