Pular para o conteúdo

Economia americana se recupera com taxa de desemprego a 3,4%, enquanto o Brasil patina

EUA criam 517 mil novos empregos em janeiro e economia americana mostra sinais de estabilidade

Com 12,1 milhões de empregos adicionados desde que o presidente Biden assumiu o cargo e uma média mensal de 356.000 empregos nos últimos três meses, 2023 começou com um crescimento de empregos mais forte e constante que beneficia os trabalhadores e suas famílias.

O Bureau of Labor Statistics informou  que a economia americana criou 517.000 empregos no mês de janeiro e a taxa de desemprego caiu para 3,4%, a taxa mais baixa desde maio de 1969. Enquanto no Brasil a taxa de desemprego está em torno de 8,5%.

A economia americana é tida como uma das economias mais estáveis do planeta. Mesmo que ventos fortes soprem contra, e causem transtornos, ela é bastante resiliente e consegue em pouco tempo se reequilibrar.

O Witer, Pessoni & Moore Law sempre que questionado por seus clientes sobre a segurança de investir nos EUA, aborda este ponto da capacidade que a economia americana tem de se reerguer rapidamente após as marolas que fatores internos e, principalmente, externos causam nas economias dos países. Ao contrário do Brasil, por exemplo, que tem seu PIB fortemente embasado em comodities, e por isso, fica à mercê muito mais de fatores externos, além dos fatores internos que, culturalmente o Brasil não consegue resolver, como a insegurança jurídica e a corrupção exacerbada em todos os níveis de poder, executivo, legislativo e judiciário que não trazem estabilidade à economia do país. Aqui os empresários se equilibram na corda bamba dia após dia para tentarem manter suas empresas funcionando e gerando empregos.

O crescimento do emprego nos EUA foi generalizado em todos os setores, com ganhos notáveis ​​em restaurantes e bares, lojas de varejo, instalações de saúde, escritórios profissionais e comerciais e construção. A participação na força de trabalho aumentou entre os trabalhadores com idades entre 25 e 54 anos. 5,4 por cento permanece mais alto do que a taxa geral e indica uma importante área de foco para as políticas de equidade econômica daquele país.

Com o desemprego baixo e os investimentos em infraestrutura e manufatura avançando em todo o país, o que se vê é uma aula de como é construir uma economia de baixo para cima e do meio para fora. Nota-se que o governo está focado em garantir que todos os empregos criados sejam bons empregos e garantir que todos os trabalhadores tenham acesso a essas oportunidades, e assim, fazer a economia girar.

Witer, Pessoni & Moore an International Law Corporation

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração