Pular para o conteúdo

Embalagens sujas? Veja como tirar manchas de plástico

O plástico faz parte da vida dos seres humanos. O material é usado para fazer vários produtos diferentes, como embalagens descartáveis, potes, vasilhas, copos, garrafas e muito mais. Na cozinha, os potes e embalagens de plástico têm papel essencial para armazenar alimentos, organizar temperos e condimentos e até mesmo para montar marmitas.

Conforme são usados, seja em excesso ou não, os plásticos acabam ficando sujos e acumulando impurezas, como gorduras e resto de alimentos. Nem sempre, lavá-los junto com a louça é efetivo. Isso porque muitas manchas podem aparecer nos plásticos, assim como odores.

Você sabe como tirar manchas de plástico? Confira algumas dicas a seguir!

Água sanitária

Existem muitos produtos de limpeza que podem te ajudar a limpar os utensílios de sua cozinha. Um deles é a água sanitária. Por mais que seja um produto de limpeza indicado para limpar banheiros, por exemplo, a água sanitária também pode ajudar a remover manchas de plásticos.

dSe os potes e embalagens plásticas da sua casa estão amarelados, use um pouco de água sanitária para limpá-los. Misture ½ xícara de chá de água sanitária com 1 litro de água. Feito isso, coloque o plástico mergulhado na mistura por cerca de 30 minutos. Por fim, lave o plástico com detergente.

Vinagre

Não são apenas produtos de limpeza que podem te ajudar a tirar manchas de plásticos. Um ingrediente de cozinha que pode ser muito útil para remover manchas é o vinagre. Esse produto é muito versátil. Além de ser usado para preparar receitas, o vinagre é um excelente desinfetante, que também age como removedor de manchas.

Para tirar manchas de plásticos com vinagre, basta misturá-lo com um pouco de água. No caso, faça uma solução de água + vinagre, com proporções equivalentes. Feito isso, deixe o recipiente plástico de molho na mistura por algumas horas. Por fim, lave o plástico com detergente.

Bicarbonato de Sódio

Além da água sanitária e vinagre, há outro produto que pode te ajudar a tirar manchas de plásticos: o bicarbonato de sódio. Esse produto é muito usado por quem precisa remover sujeiras e impurezas de roupas, bem como desentupir pias e, é claro, tirar manchas de plástico.

Se você gosta de manter sua casa e utensílios de cozinha sempre limpos, tenha em mente que o bicarbonato de sódio é um produto indispensável. Para remover as manchas do plástico, comece misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de água. Feito isso, aplique a mistura sobre a mancha e espere secar. Em seguida, lave o plástico com água morna.

Após a lavagem do plástico, faça uma solução de água sanitária e água. A proporção deve ser de 9 partes de água e 1 de água sanitária. Mergulhe os plásticos manchados nessa solução e deixe-os de molho durante a noite. No dia seguinte, lave tudo com água e detergente.