Pular para o conteúdo

Fevereiro roxo: Saiba quais cuidados ter com PETS IDOSOS

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização que para os humanos trata sobre  o Alzheimer, o lúpus e a leucemia. Já para os animais, chama a atenção para a saúde dos pets idosos e as doenças neurodegenerativas. E embora possa não parecer, o intuito é o mesmo em ambos: colaborar com a prevenção de doenças específicas.

A veterinária responsável pela plataforma de teleorientação veterinária, TioChico, Fernanda Loss, explica que os animais de estimação também podem sofrer com a perda de memória, principalmente ao se tornarem idosos.  “A Síndrome da Disfunção Cognitiva, popularmente chamada de “Alzheimer” em pets, é uma doença que acomete os animais com idades mais avançadas, alguns sintomas podem aparecer a partir dos seis anos. A causa é a mesma da humana: envelhecimento dos neurônios e do funcionamento do cérebro”, esclarece.

Os principais sintomas da SDC nos cães são desorientação, confusão, caminhada constante, olhar perdido, ansiedade e inquietação, mudanças bruscas de comportamento, não reconhecer pessoas familiares, fazer as necessidades em locais que antes não fazia, muito sono durante o dia e pouco sono durante a noite, aumento da agressividade, entre outros. Já os gatos demonstram mais discretamente esses sinais, então é importante ter cuidado redobrado.

“Infelizmente não há tratamento e nem uma forma efetiva de prevenir a SDC. Claro que estimular o animal de estimação desde filhote a praticar exercícios e atividades que desenvolvam o cérebro colaboram para um envelhecimento mais saudável. Mas após ser acometido pela doença, o papel do tutor é proporcionar um ambiente confortável e que transmita segurança. Para isso, o ideal é contar com o acompanhamento de um médico veterinário, que irá orientar sobre a melhor alimentação e as atividades recomendadas de acordo com a necessidade específica de cada pet”, explica.

Para o empresário Claudio Goldsztein, um dos idealizadores do TioChico, a plataforma é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida para os pets de todas as idades. “O intuito do aplicativo é facilitar o acesso dos tutores à orientação veterinária. Com ele, é possível ter atendimento veterinário 24h por dia, de onde estiver. Isso tudo pagando só a mensalidade, que é muito acessível”, argumenta.

TioChico

Startup gaúcha de teleorientação veterinária tem o objetivo de facilitar a vida do tutor. A equipe de médicos veterinários dedicada 24h por dia, 7 dias por semana, disponível para conversas via chat e também por vídeo para orientar e auxiliar nos cuidados com seu pet.

Mais informações em www.tiochico.vet