Pular para o conteúdo

Sonho Americano: Como conquistar o “SIM” do seu visto

Confira três dicas que auxiliam na aprovação do visto de brasileiros que buscam viver nos Estados Unidos

Os Estados Unidos é o destino de milhões de pessoas todos os anos, tanto por seus pontos turísticos quanto pelas oportunidades disponíveis. Imigrantes de todo o mundo saem de seus países de origem em busca de melhores condições de vida, seja por questões educacionais ou profissionais.

O Brasil não é exceção, a comunidade brasileira nos Estados Unidos é uma das maiores do país. Segundo dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores, divulgados em agosto de 2022, cerca de 46,9% dos brasileiros no exterior estão localizados na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos.

A esperança de viver o sonho americano, somente em 2022, fez com que mais de 680 mil brasileiros permanecessem na fila em busca da aprovação do visto. Esse número engloba todas as aplicações, sejam elas para turismo, estudo, trabalho e até mesmo para vistos de residência permanente. Motivados pelas mudanças em decorrência da pandemia de Covid-19, como a flexibilização para o trabalho remoto, muitos brasileiros emigraram para os Estados Unidos. No último ano, o Brasil foi o terceiro país com mais aprovações de vistos americanos para profissionais qualificados.

Os dados acima animam e mostram que é possível conquistar o SIM para viver uma nova vida na terra do Tio Sam. Para auxiliar nessa mudança, o Imigre Fácil, uma das mais relevantes fontes de informação sobre imigração para os EUA, preparou algumas dicas para brasileiros que estão planejando aplicar para um visto de residência permanente, mas ainda não sabem por onde começar. Confira:

  • Quero morar nos EUA, por onde começo?

Para quem está interessado em ir para os Estados Unidos com um visto que leva ao Green Card, existem alguns exemplos que abrangem essa opção: Um deles é o VISTO EB2-NIW, categoria do tradicional visto de trabalho cuja aprovação é analisada pelo histórico acadêmico e profissional, além de méritos e conquistas dentro da carreira, não sendo necessário emprego ou oferta de trabalho no país para solicitação. Outra opção é o VISTO EB1-A, que tem foco em habilidades excepcionais, professores e pesquisadores de destaque, gerentes e executivos de multinacionais e profissionais com contribuições científicas e acadêmicas.

  • Como posso saber se tenho chance para um visto de permanência?

Com foco em oferecer suporte para todos aqueles que possuem o sonho americano, o Vistômetro é uma ótima opção. A ferramenta oferece em minutos um relatório individual para brasileiros que querem imigrar. O site fornece um cálculo de chances para aprovação em mais de 20 tipos de vistos americanos, sendo necessário apenas responder perguntas objetivas e avaliadas por um algoritmo computadorizado, de forma totalmente gratuita.

“O Vistômetro é um excelente primeiro passo para quem busca imigrar para os Estados Unidos, mas não substitui um aconselhamento legal que pode auxiliar cada caso individualmente”, comenta Ricardo Molina, empresário, fundador do Imigre Fácil e idealizador do Vistômetro.

  • Decidi meu visto, qual o próximo passo?

Dar entrada no processo de aplicação. Para isso, é preciso ter um passaporte válido e preencher os formulários necessários.É possível ainda contar com o suporte de um advogado ou uma assessoria de vistos para auxiliar no processo, lembrando de se certificar que são licenciados para atuação no país desejado.

“Um auxílio profissional garante maior chance de aprovação do visto, pois é possível prever e evitar erros no processo. Entretanto, a contratação deve ser feita com cautela. O profissional deve ser licenciado para que possa representar o cliente diante do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS)”, ressalta Guilherme Lopes, advogado da G3 LAW, escritório parceiro do Imigre Fácil.

Além dessas dicas, o Imigre Fácil disponibiliza um guia prático e completo para quem pretende imigrar para os Estados Unidos, o material contém um panorama geral sobre vistos, imigração, estilo de vida e muito mais. Acesse.

SOBRE O IMIGRE FÁCIL

O Imigre Fácil é um portal que tem como objetivo fornecer informações e materiais didáticos para ajudar pessoas que sonham em imigrar para os Estados Unidos. O Imigre Fácil oferece cursos e e-books gratuitos sobre vistos, imigração, passaportes e língua inglesa, além do Vistômetro que identifica a compatibilidade do imigrante com mais de 20 vistos americanos existentes. Saiba mais: https://imigrefacil.com.br/.