Pular para o conteúdo

Conheça boas opções de carros franceses para você

Com muitas montadoras prestigiadas, carros franceses são sinônimos de elegância e qualidade

Poucos países têm mais personalidade em todo o planeta que a França. A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Champs-Élysées, croissants, Ratatouille, coq au vin, Zinedine Zidane, Kylian Mbappe… não faltam referências ao território das cores azul, vermelho e branco. É claro que a indústria automobilística também leva a cultura gaulesa para todos os cantos do globo, com três marcas fortíssimas e reconhecidas no planeta inteiro. 

As empresas você, certamente, já conhece. Afinal de contas, Renault, Peugeot e Citroen, além de sinônimos de qualidade, também remetem à França – a começar pelo nome, cheio de estilo e com fonética única. Que tal, então, conhecer três carros, um de cada instituição, que merecem a sua confiança? Confira abaixo no portal de carros!!

Peugeot 206

Montadora de automóveis mais antiga do planeta, fundada em 1810 (!), ainda no início do século XIX, por Armand Peugeot, a marca Peugeot, é claro, tem uma extensa série de carros na história. Um dos mais famosos, sobretudo nas últimas décadas, é o 206. 

Mundialmente conhecido, o chassi chegou ao país apenas em 1999, na virada do segundo para o terceiro milênio. O design moderno e a inauguração de uma fábrica da instituição em solo brasileiro, em 2001, no Polo Industrial Brasil (PIBR), na cidade fluminense de Porto Real.

Se a potência, de fato, não é das maiores (com exceção da versão de topo, com respeitáveis 110 cavalos de potência com dezesseis válvulas e motor 1.6), a personalização permitiu o surgimento até mesmo de um modelo conversível – algo bastante raro para um modelo tão popular.

Citroen C3

Mais um carro bastante conhecido por proprietários de automóveis brasileiros – e por todos que andam com frequência nas ruas do país. A marca, tida como mais acessível na França por outros tantos Citroen modelos, ganhou requintes de elegância em solo brasileiro. Modelo mais vendido da marca no país, ele inaugurou o conceito de “compacto premium”, ainda em 2003 – sendo mais antigo, inclusive, que a própria denominação.

Com motores bem distintos (que variavam entre 75 e 113 cavalos de potência), o veículo também se notabilizou pelo design, bastante arredondado e característico.

Renault Clio

Para completar a trifeta de veículos bastante populares, o grande clássico da marca no país. Ele também foi o primeiro da lista a chegar ao Brasil, em 1996, importado – a fabricação começou a acontecer em solo nacional em 1999, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. 

Com motores duráveis, mas pouco potentes (a versão de entrada tinha 59 cavalos de potência; e, a de topo, tinha 90), o sucesso no mercado automotivo chegou a partir do ano 2000, quando surgiu o Clio Si, com design mais esportivo e motor mais forte, com 110 cv.